...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Feriado tem previsão de chuva para o Nordeste, Norte e Centro-Oeste

Feriado tem previsão de chuva para o Nordeste, Norte e Centro-Oeste

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Inmet emitiu alerta de risco de queda de galhos e alagamentos


Pub­li­ca­do em 06/04/2023 — 17:50 Por Luciano Nasci­men­to — Repórter da Agên­cia Brasil — São Luís

ouvir:

O feri­ado da Sem­ana San­ta tem pre­visão de chu­vas inten­sas em áreas das regiões Nordeste, Norte e Cen­tro-Oeste, segun­do o Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet). A pre­visão vai de hoje (6) até segun­da-feira (10). Para essas regiões, o Inmet emi­tiu um aler­ta sobre a risco de corte de ener­gia elétri­ca, que­da de gal­hos de árvores, alaga­men­tos e de descar­gas elétri­c­as.

No Nordeste, de acor­do com o insti­tu­to, as chu­vas devem se con­cen­trar em grande parte da faixa norte, com vol­umes que podem ultra­pas­sar 80 milímet­ros (mm) no nordeste do Maran­hão, norte do Piauí, noroeste do Ceará e na divisa entre os esta­dos da Paraí­ba, Rio Grande do Norte e Ceará.

Já na área do Matopi­ba, que englo­ba parte do Maran­hão, Tocan­tins, Piauí e Bahia, os acu­mu­la­dos de chu­va devem ficar entre 20 e 80 mm. No litoral da cos­ta leste, podem ocor­rer baixos vol­umes de chu­va, menores que 50 mm. Nas demais local­i­dades, como em áreas cen­trais e do norte da Bahia, sul de Per­nam­bu­co e do Piauí, haverá pre­domínio de tem­po seco.

Para a Região Norte, são pre­vis­tos vol­umes de chu­va maiores que 60 mm em grande parte do cen­tro-sul e que podem ultra­pas­sar 100 mm em áreas cen­trais do Ama­zonas, leste de Rondô­nia e sul do Pará. Há ain­da a pre­visão de ven­tos inten­sos, que podem vari­ar entre 60 e 100 quilômet­ros por hora (km/h), com o risco de corte de ener­gia elétri­ca, que­da de gal­hos de árvores, alaga­men­tos e de descar­gas elétri­c­as.

Já em áreas do extremo norte da região, prin­ci­pal­mente em Roraima, Amapá e noroeste do Pará, haverá pre­domínio de tem­po seco em prati­ca­mente toda a sem­ana.

O Inmet infor­mou que, no Cen­tro-Oeste, há pre­visão de vol­umes de chu­va sig­ni­fica­tivos, que podem ultra­pas­sar 80 mm em áreas do oeste e sul de Mato Grosso, áreas cen­trais e do noroeste de Mato Grosso do Sul, além do oeste de Goiás dev­i­do, prin­ci­pal­mente, ao calor e à umi­dade.

Nas demais áreas, os vol­umes podem ser infe­ri­ores a 70 mm, enquan­to no nordeste de Mato Grosso do Sul, sul e leste de Goiás e no Dis­tri­to Fed­er­al, há pre­domínio de tem­po seco em grande parte da sem­ana, emb­o­ra o Inmet não descarte a ocor­rên­cia de pan­cadas de chu­va por con­ta do calor e da umi­dade.

Na Região Sud­este, há pre­visão de pre­domínio de tem­po quente e seco durante prati­ca­mente toda a sem­ana, prin­ci­pal­mente em áreas do oeste de São Paulo, leste de Minas de Gerais e no Espíri­to San­to. No litoral sul de São Paulo, podem ocor­rer baixos acu­mu­la­dos de chu­va, menores que 40 mm.

Já na Região Sul, podem ocor­rer baixos acu­mu­la­dos de chu­va, menores que 50 mm em áreas cen­trais do Paraná e do litoral de San­ta Cata­ri­na, oca­sion­adas por insta­bil­i­dade atmos­féri­ca. Nas demais áreas, a pre­visão é de tem­po seco durante prati­ca­mente toda a sem­ana, prin­ci­pal­mente em áreas do cen­tro-sul do Rio Grande do Sul.

Edição: Juliana Andrade

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d