...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Justiça / Flávio Dino vota pela cassação da deputada Carla Zambelli

Flávio Dino vota pela cassação da deputada Carla Zambelli

Quatro ministros já votaram pela cassação da parlamentar

Fabío­la Sin­im­bú — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 23/03/2025 — 17:35
Brasília
São Paulo (SP), 17/03/2025 - O ministro do Supremo Tribunal Federal - STF, Flávio Dino, fala sobre
Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

O min­istro do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF) Flávio Dino votou, neste domin­go (23), pela con­de­nação da dep­uta­da fed­er­al Car­la Zam­bel­li (PL-SP) pelos crimes de porte ile­gal de arma de fogo e con­strang­i­men­to ile­gal com emprego de arma de fogo.

A decisão do min­istro acom­pan­hou a do rela­tor do proces­so, Gilmar Mendes, levan­do à soma de qua­tro decisões favoráveis pela cas­sação da par­la­men­tar, con­tra zero votos con­trários. Tam­bém acom­pan­haram a tese do rela­tor, os min­istros Alexan­dre de Moraes e Cár­men Lúcia.

Car­la Zam­bel­li se tornou ré no STF em agos­to de 2023, após sacar uma arma de fogo e perseguir o jor­nal­ista Luan Araújo pelas ruas de São Paulo, às vésperas do segun­do turno das eleições de 2022.

“É uma con­tradição insanáv­el que um rep­re­sen­tante políti­co ameace grave­mente um rep­re­sen­ta­do, como se estivesse aci­ma do cidadão ao pon­to de sujeitá-lo com uma arma de fogo, em risco obje­ti­vo de perder a sua vida”, desta­cou Dino ao declarar seu voto.

Out­ros sete min­istros devem votar no plenário vir­tu­al até o dia 28 de março. Caso a par­la­men­tar seja con­de­na­da, dev­erá cumprir cin­co anos e três meses de prisão em regime semi­aber­to.

Na sex­ta-feira (21), o advo­ga­do de defe­sa da dep­uta­da, Daniel Bial­s­ki, declar­ou em nota envi­a­da à redação da Agên­cia Brasil que hou­ve cercea­men­to de defe­sa, impe­di­da de faz­er sus­ten­tação oral no jul­ga­men­to. “Esse dire­ito do advo­ga­do não pode ser sub­sti­tuí­do por vídeo envi­a­do — cuja certeza de visu­al­iza­ção pelos jul­gadores inex­iste”, declar­ou.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d