...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Inmet prevê “frio intenso e atípico” em quatro regiões

Inmet prevê “frio intenso e atípico” em quatro regiões

Repro­dução: © Marce­lo Camar­go / Arqui­vo Agên­cia Brasil

Frio chegará ao Rio Grande do Sul a partir da próxima semana


Pub­li­ca­do em 26/10/2022 — 10:42 Por Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Ouça a matéria:

O Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet) infor­mou que o iní­cio de novem­bro será de “frio inten­so e atípi­co” em qua­tro das cin­co regiões do país. As tem­per­at­uras mais baixas estão pre­vis­tas para o Sul.

A “que­da brus­ca” das tem­per­at­uras se deve à pas­sagem de uma frente fria que vem segui­da de uma “forte mas­sa de ar de origem polar”.

As pre­visões sug­erem que, a par­tir da próx­i­ma segun­da-feira (31), o frio chegará no Rio Grande do Sul e em parte de San­ta Cata­ri­na, avançan­do, na sequên­cia, por todo o ter­ritório catari­nense, para então avançar pelo Paraná, pelo cen­tro-sul do Mato Grosso do Sul e em parte de São Paulo.

“A pre­visão indi­ca, no iní­cio da próx­i­ma sem­ana, que­da em torno de 15°C na Região Sul”, infor­mou o Inmet.

Entre os dias 31 de out­ubro e 1º de dezem­bro há uma peque­na pos­si­bil­i­dade de neve na região com­preen­di­da entre o planal­to sul catari­nense e os Apara­dos da Ser­ra, no Rio Grande do Sul. Para­le­la­mente, a mas­sa de ar frio con­tin­uará se deslo­can­do para o Sud­este, Cen­tro-Oeste e Norte do país.

“O sul dos esta­dos de Minas Gerais, Espíri­to San­to, Mato Grosso, Goiás e Ama­zonas tam­bém vão reg­is­trar baixas tem­per­at­uras, assim como todo o Rio de Janeiro”, detal­ha o Inmet.

“A mas­sa de ar frio deve atu­ar no Brasil até o fim da próx­i­ma sem­ana, com pos­si­bil­i­dade de tem­per­at­uras neg­a­ti­vas e geadas até quin­ta-feira (3), prin­ci­pal­mente, nas áreas mais altas da Região Sul”, acres­cen­tou.

Edição: Lílian Beral­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d