...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Jardim Botânico: visitantes terão acesso de graça a trilhas temáticas

Jardim Botânico: visitantes terão acesso de graça a trilhas temáticas

Repro­dução: © Tomaz Silva/Agência Brasil                                  

Calendário começa nesta sexta (2) com a Trilha Histórica


Pub­li­ca­do em 01/12/2022 — 06:42 Por Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

O Jardim Botâni­co do Rio pas­sa a ofer­e­cer gra­tuita­mente, este mês, vis­i­tas guiadas às tril­has temáti­cas, sem­pre às sex­tas-feiras, às 10h. O cal­endário começa nes­ta sex­ta (2) com a Tril­ha Históri­ca, que tam­bém poderá ser vis­i­ta­da nos dias 9, 16 e 23. No pas­seio, estão incluí­dos  mais de 50 pon­tos, onde é pos­sív­el con­hecer o acer­vo de espé­cies botâni­cas, mon­u­men­tos artís­ti­cos e arquitetôni­cos da insti­tu­ição. 

O orquidário, a região amazôni­ca, o roseiral, as fontes Wal­lace e o Museu Sítio Arque­ológi­co Casa dos Pilões estão no roteiro da Tril­ha Históri­ca. Em uma área cor­ta­da pelo Rio dos Maca­cos, a região amazôni­ca pos­sui uma das maiores coleções vivas do arbore­to. No local, há árvores mon­u­men­tais e legu­mi­nosas intro­duzi­das pelo nat­u­ral­ista Adolpho Ducke (1876–1959), após inúmeras via­gens à Amazô­nia. Espé­cies como seringueira, sumaú­ma, pau-mula­to, açaizeiro, andiro­ba e até o mog­no e a cas­tan­heira, ameaçadas de extinção, estão na região.

No Museu Sítio Arque­ológi­co Casa dos Pilões, fun­cio­nou uma das unidades de pro­dução da Real Fábri­ca de Pólvo­ra, cri­a­da por dom João em 1808. Na unidade, era real­iza­da a eta­pa mais perigosa do proces­so, a com­pactação da pólvo­ra. Em 1982, dev­i­do à dete­ri­o­ração do edifí­cio, o museu foi trans­feri­do, a fim de pos­si­bil­i­tar a obra de restau­ração. Os resul­ta­dos obti­dos nas prospecções arque­ológ­i­cas defini­ram o novo uso do imóv­el como Museu Sítio Arque­ológi­co Casa dos Pilões, aber­to à vis­i­tação em 1994.

As vis­i­tas guiadas às tril­has são gra­tu­itas, haven­do ape­nas cobrança de entra­da no arbore­to. Para par­tic­i­par, é pre­ciso faz­er inscrição prévia pelos tele­fones (21) 3874–1808/3874–1214 ou e‑mail [email protected]. Os ingres­sos podem ser com­pra­dos na bil­hete­ria ou pelo site jbrj.eleventickets.com .

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

 

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d