...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Lula se reúne com Trump na Malásia e discute relações entre Brasil-EUA

Lula se reúne com Trump na Malásia e discute relações entre Brasil-EUA

Segundo chancelar brasileiro, encontro foi “muito positivo”

André Richter — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 26/10/2025 — 06:44
Brasília
Kuala Lampur, 26/10/2025 - Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, durante Encontro com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante o 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático - ASEAN. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Repro­dução: © Ricar­do Stuckert/PR

O pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va se reuniu neste domin­go (26) com o pres­i­dente dos Esta­dos Unidos, Don­ald Trump, em Kuala Lumpur, na Malásia. O encon­tro durou cer­ca de 50 min­u­tos e ocor­reu durante a real­iza­ção da 47ª Cúpu­la da Asso­ci­ação de Nações do Sud­este Asiáti­co (ASEAN).

Durante a reunião, Lula disse que não há razão para desavenças com os Esta­dos Unidos e pediu a Trump a sus­pen­são ime­di­a­ta do tar­i­faço con­tra as expor­tações brasileiras, enquan­to os dois país­es estiverem em nego­ci­ação. Em jul­ho deste ano, Trump anun­ciou uma tar­i­faço de 50% sobre todos os pro­du­tos brasileiros que são expor­ta­dos para os Esta­dos Unidos. Em segui­da, min­istros do gov­er­no brasileiro e do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF) tam­bém foram alvo da revo­gação de vis­tos de viagem e out­ras sanções pela admin­is­tração norte-amer­i­cana.

“O Brasil tem inter­esse de ter uma relação extra­ordinária com os Esta­dos Unidos. Não há nen­hu­ma razão para que haja qual­quer desavença entre Brasil e Esta­dos Unidos, porque nós temos certeza que, na hora em que dois pres­i­dentes sen­tam em uma mesa, cada um colo­ca seu pon­to de vista, cada um colo­ca seus prob­le­mas, a ten­den­cia nat­ur­al é encam­in­har para um acor­do”, afir­mou o pres­i­dente.

Além dos pres­i­dentes, tam­bém par­tic­i­param do encon­tro o min­istro das Relações Exte­ri­ores, Mau­ro Vieira, e o sec­re­tario de Esta­do norte-amer­i­cano, Mar­co Rubio.

Suspensão das tarifas

O min­istro das Relações Exte­ri­ores do Brasil, Mau­ro Vieira, falou com a impren­sa após o encon­tro e disse Trump autor­i­zou sua equipe a ini­ciar as nego­ci­ações para revisão do tar­i­faço ain­da na noite deste domin­go, no horário local da Malásia, 11 horas a frente do Brasil.

“A reunião foi muito pos­i­ti­va, o sal­do final é óti­mo. O pres­i­dente Trump declar­ou que dará instruções a sua equipe para que comece um proces­so, um perío­do de nego­ci­ação bilat­er­al, que deve se ini­ciar hoje ain­da, porque é para tudo ser resolvi­do em pouco tem­po”, afir­mou o chancel­er.

Admiração

Segun­do Vieira, os pres­i­dentes tiver­am uma con­ver­sa descon­traí­da e Trump disse que admi­ra a tra­jetória políti­ca de Lula.

“Trump declar­ou admi­rar o per­fil da car­reira políti­ca do pres­i­dente Lula, já ten­do sido duas vezes pres­i­dente da Repúbli­ca, ten­do sido persegui­do no Brasil, se recu­per­a­do, prova­do sua inocên­cia, volta­do a se apre­sen­tar e, vito­riosa­mente, con­qui­s­tan­do o ter­ceiro manda­to”, afir­mou.

Visitas

O chancel­er brasileiro tam­bém con­fir­mou a intenção de Trump vir ao Brasil. A data ain­da não está con­fir­ma­da.

“O pres­i­dente Lula aceitou tam­bém e disse que irá, com praz­er, aos Esta­dos Unidos. Trump disse que admi­ra o Brasil e que gos­ta imen­sa­mente do povo brasileiro”, comen­tou.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d