...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Saúde / Ministérios se unem para atender pessoas em vulnerabilidade social

Ministérios se unem para atender pessoas em vulnerabilidade social

Os ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, e da Cidadania, João Roma, assinam hoje (30) acordo de cooperação técnica para desenvolver ações integradas para a inclusão social de pessoas em situação vulnerabilidade social.
Repro­dução: © Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Parceria quer fortalecer integração entre o SUS e o Suas


Pub­li­ca­do em 30/06/2021 — 19:29 Por Jonas Valente – Repórter Agên­cia Brasil — Brasília

Os min­istérios da Saúde e da Cidada­nia assi­naram uma parce­ria, hoje (30), para for­mar tra­bal­hadores da saúde e da assistên­cia social para atu­arem em ações de atendi­men­to a pacientes em situ­ação de vul­ner­a­bil­i­dade social com HIV/Aids, tuber­cu­lose, hanseníase e hepatites virais. 

O obje­ti­vo da parce­ria é for­t­ale­cer a inte­gração entre o Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS) e o Sis­tema Úni­co de Assistên­cia Social (Suas) na assistên­cia às pes­soas que procu­ram unidades de saúde ou cen­tros de assistên­cia social.

A for­mação será ofer­e­ci­da por meio de ensi­no à dis­tân­cia, total­izan­do 60 horas. As ativi­dades educa­ti­vas trarão con­teú­dos sobre a inter­secção entre as situ­ações de vul­ner­a­bil­i­dade e as enfer­mi­dades.

O cur­so tam­bém dis­cu­tirá o fun­ciona­men­to dos sis­temas, os proces­sos de con­t­role social exis­tentes e as dinâmi­cas de par­tic­i­pação da pop­u­lação e das comu­nidades onde os serviços são presta­dos.

“Cada uma das doenças tem condição social como fator de agrava­men­to dos quadros clíni­cos. Vamos con­stru­ir dire­trizes que con­tem­plem ofic­i­nas e capac­i­tação em EAD [ensi­no a dis­tân­cia]. Profis­sion­al de saúde vai gan­har fer­ra­men­tas para dialog­ar com cole­ga da assistên­cia social. Pre­cisamos der­rubar bar­reiras e esta­b­ele­cer conexão entre SUS e Suas”, expli­cou o min­istro da Cidada­nia, João Roma, em even­to online de assi­natu­ra do acor­do.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

 LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d