...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Justiça / Moraes vota por tornar réus mais 250 investigados pelo 8/1

Moraes vota por tornar réus mais 250 investigados pelo 8/1

Repro­dução: © Joed­son Alves/Agencia Brasil

Julgamento seguirá até a próxima segunda-feira, de forma virtual


Pub­li­ca­do em 16/05/2023 — 00:51 Por André Richter — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF) começou o jul­ga­men­to de mais 250 envolvi­dos nos atos golpis­tas de 8 de janeiro. É o quin­to grupo de inves­ti­ga­dos, total­izan­do 1.050 das 1,3 mil denún­cias apre­sen­tadas pela Procu­rado­ria-Ger­al da Repúbli­ca (PGR).

O jul­ga­men­to foi ini­ci­a­do no iní­cio da madru­ga­da des­ta terça-feira (16) e será final­iza­do na próx­i­ma segun­da-feira (22). A análise ocorre no plenário vir­tu­al, modal­i­dade na qual os min­istros deposi­tam os votos no sis­tema eletrôni­co do STF e não há delib­er­ação pres­en­cial.

O primeiro voto inseri­do no sis­tema foi pro­feri­do pelo rela­tor, min­istro Alexan­dre de Moraes. Como nos jul­ga­men­tos dos gru­pos ante­ri­ores, Moraes votou a favor das denún­cias.

Se a maio­r­ia dos min­istros aceitar as denún­cias, os acu­sa­dos pas­sarão a respon­der a uma ação penal e se tor­nam réus no proces­so. Eles dev­erão respon­der pelos crimes de asso­ci­ação crim­i­nosa arma­da, abolição vio­len­ta do Esta­do democráti­co de dire­ito, golpe de esta­do, dano qual­i­fi­ca­do e inci­tação ao crime.

O jul­ga­men­to das primeiras denún­cias começou no mês pas­sa­do. Até o momen­to, a Corte tornou réus cer­ca de 800 inves­ti­ga­dos.

Edição: Marce­lo Brandão

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d