...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Cultura / Morre, aos 81 anos, Jimmy Cliff, um dos maiores nomes do reggae

Morre, aos 81 anos, Jimmy Cliff, um dos maiores nomes do reggae

Cantor faleceu nesta segunda-feira, disse a esposa Latifa

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 24/11/2025 — 09:25
São Paulo
Brasilia 23/11/2025 - Morre, aos 81 anos, Jimmy Cliff, um dos maiores nomes do reggae mundial. Foto: Jimmy Cliff/Instagram
Repro­dução: © Jim­my Cliff/Instagram

Jim­my Cliff, uma das maiores lendas do reg­gae em todos os tem­pos, mor­reu nes­ta segun­da-feira (24), aos 81 anos. Lat­i­fa, sua mul­her, anun­ciou a morte do can­tor em suas redes soci­ais.

“É com pro­fun­da tris­teza que com­par­til­ho que meu mari­do, Jim­my Cliff, mor­reu dev­i­do a uma pneu­mo­nia. Agradeço à família, ami­gos, cole­gas artis­tas e colab­o­radores que com­par­til­haram esta jor­na­da com ele.”

 

Lat­i­fa tam­bém se dirigiu aos fãs de Ciff: “Para seus fãs ao redor do mun­do, por favor saibam que seu apoio era a força dele ao lon­go de toda a car­reira. Ele real­mente ado­ra­va o amor de cada um de seus fãs”.

Ela agrade­ceu ain­da a equipe médi­ca que cuidou de seu mari­do e final­i­zou seu tex­to assim: “Jim­my, meu queri­do, des­canse em paz. Seguirei seus dese­jos. Espero que vocês respeit­em nos­sa pri­vaci­dade neste momen­to difí­cil. Dare­mos mais notí­cias mais adi­ante”.

Pioneiro

Jim­my Cliff é um dos pio­neiros do reg­gae e é con­sid­er­a­do uma ver­dadeira len­da do gênero musi­cal que surgiu na Jamaica. A lon­ga car­reira do can­tor começou ofi­cial­mente em 1967, com o dis­co Hard Road to Trav­el.

Através das décadas, Cliff lançou dezenas de álbuns e sin­gles e gan­hou o Gram­my pelos dis­cos Cliff Hang­er (1985) e Rebirth (2012). Real­i­zou grandes turnês pelo mun­do todo e tem uma relação espe­cial com o Brasil. Em 1968, par­ticipou do Fes­ti­val Inter­na­cional da Canção, no Rio de Janeiro e se tornou muito queri­do por aqui, o que o fez voltar várias vezes. Se apre­sen­tou no país em 1984, em 1990, 1993 e 1998. Ele até chegou a morar no Rio de Janeiro e em Sal­vador durante alguns anos.

Entre seus maiores suces­sos estão canções como “Reg­gae NIght”, “Rebel in Me”, “We All Are One”, “Many Rivers to Cross”, “I Can See Clear­ly Now”, entre out­ros.

Seu últi­mo dis­co, Refugees, foi lança­do em 2022.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d