...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Efemérides, Meios de comunicação / Nacional leva ao ar programação especial no mês da Consciência Negra

Nacional leva ao ar programação especial no mês da Consciência Negra

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Homenagens musicais e entrevistas ligadas ao tema celebram a efeméride


Pub­li­ca­do em 13/11/2022 — 08:18 Por EBC — Brasília

ouvir:

Os ouvintes da Rádio Nacional podem con­ferir, em novem­bro, uma pro­gra­mação exclu­si­va para cel­e­brar o mês da Con­sciên­cia Negra. Seleções musi­cais, entre­vis­tas e trib­u­tos a artis­tas negros mar­cam as atrações elab­o­radas pela emis­so­ra públi­ca para destacar a efeméride.

Músi­cos negros que comem­o­raram ou ain­da vão comem­o­rar seus 80 anos têm hom­e­na­gens garan­ti­das com espe­ci­ais de uma hora de duração nos domin­gos de novem­bro, ao meio-dia. No dia 13, a Nacional leva ao ar o Espe­cial Paulin­ho da Vio­la, que com­ple­ta 80 anos em 12 de novem­bro. Curiosi­dades da tra­jetória do artista não vão fal­tar, como por exem­p­lo o fato do seu pai ter sido vio­lonista e inte­grante da primeira for­mação do grupo Época de Ouro, ou sua con­vivên­cia, des­de pequeno, com grandes nomes do choro, como Pixin­guin­ha e Jacob do Ban­dolim. Min­has Madru­gadas14 Anos e Choro Inesquecív­el com­põem a seleção musi­cal.

O Espe­cial Gilber­to Gil gan­ha janela na pro­gra­mação da rádio no domin­go seguinte, 20 de novem­bro, data que mar­ca o Dia da Con­sciên­cia Negra. Fatos rel­e­vantes na história do can­tor e com­pos­i­tor, que fez 80 anos em 26 de jun­ho, são destaque da pro­dução radiofôni­ca: prêmios Gram­my Awards, Gram­my Lati­no, sua relação com a Bahia e com o Rio de Janeiro, seus mestres como Dori­val Caym­mi e par­ceiros de vida como Cae­tano Veloso. Clás­si­cos como Aque­le AbraçoPar­a­boli­ca­mará e Domin­go no Par­que mar­cam a tra­jetória do artista.

No dia 27 é a vez do Espe­cial Tim Maia embalar as ondas da Nacional, no rit­mo da bossa nova ao soul amer­i­cano. Se estivesse vivo, Tim Maia teria cel­e­bra­do seus 80 anos em 28 de setem­bro. Com uma vida con­tur­ba­da por migrações, via­gens, casa­men­tos, sep­a­rações, dro­gas, prisões, e um mer­gul­ho pro­fun­do no mist­i­cis­mo, o icôni­co artista nasceu em uma família de 18 fil­hos. Suces­sos como Gosta­va Tan­to de VocêImu­niza­ção Racional (Que Beleza) e Vale Tudo rep­re­sen­tam bem os diver­sos perío­dos da obra do “síndi­co” e estão garan­ti­dos durante a atração inédi­ta.

Ain­da para cel­e­brar a efeméride, a Rádio Nacional leva ao ar três edições do pro­gra­ma Memória Musi­cal Espe­cial com artis­tas negros, às 8h. No próx­i­mo domin­go, o destaque da pro­dução é Zé Kéti; no dia 20, Nilze Car­val­ho; no dia 27, Uliss­es X.

E no dia 18 de novem­bro, sex­ta-feira, às 13h30, a emis­so­ra exibe meia hora de pro­gra­mação espe­cial com canções de artis­tas negros. Nomes como Negra Li, Clau­dio Zoli, Chico César, Funk Como Le Gus­ta, Elza Soares, Tim Maia, Gilber­to Gil, Mil­ton Nasci­men­to, Paulin­ho da Vio­la, Alcione, Mar­t­in­ho da Vila e Mart’nália estão na seleção musi­cal.

O Dia da Con­sciên­cia Negra, cel­e­bra­do no Brasil em 20 de novem­bro, é de reflexão sobre a importân­cia da cul­tura e da história do negro no país. Nes­ta data, no ano de 1695, mor­reu Zumbi dos Pal­mares, um sím­bo­lo da resistên­cia à escravidão.

#VemOuvir

Entreten­i­men­to, esporte, bate-papo e notí­cia são alguns dos con­teú­dos que estão no ar pela da Rádio Nacional. As faixas musi­cais da pro­gra­mação trazem gêneros nacionais e pres­ti­giam astros que fazem suces­so na nova MPB e no pop con­tem­porâ­neo do país, além dos clás­si­cos da músi­ca brasileira.

Per­son­al­i­dades da nova ger­ação que mobi­lizam o públi­co nas platafor­mas dig­i­tais de stream­ing gan­ham espaço nas atrações e na seleção de músi­cas da rádio. A estraté­gia de for­t­ale­cer a pre­sença dig­i­tal da emis­so­ra é out­ra ini­cia­ti­va para incre­men­tar o rela­ciona­men­to com seus públi­cos e alcançar novos ouvintes. Para isso, a Nacional está no Insta­gram e inten­si­fi­ca as trans­mis­sões no YouTube.

A rádio tam­bém mar­ca pre­sença no Spo­ti­fy com o per­fil Rádio Nacional. Os fãs podem ouvir novas playlists com os con­teú­dos dos pro­gra­mas da emis­so­ra. A par­tic­i­pação do públi­co é asse­gu­ra­da através das redes soci­ais e pelo What­sApp. Os locu­tores bus­cam essa inte­gração durante a pro­gra­mação da Nacional.

Transmissões em rede na banda estendida

A con­sol­i­dação da rede da Rádio Nacional é uma das real­iza­ções que mar­cam os últi­mos anos. Além da tradi­cional fre­quên­cia FM 96,1 MHz em Brasília, a emis­so­ra gan­hou, em 2021, pre­sença em out­ras qua­tro cap­i­tais brasileiras, na chama­da ban­da esten­di­da.

Nacional está em FM 87,1 MHz, no Rio de Janeiro, que se man­tém ain­da no AM, e na mes­ma sin­to­nia em São Paulo e Recife. A rádio tam­bém mar­ca pre­sença no dial FM 93,7 MHz em São Luís. Os con­teú­dos entram no ar em rede e a EBC pre­tende ampli­ar o alcance com a expan­são para out­ras cap­i­tais.

Serviço

Pro­gra­mação espe­cial mês da Con­sciên­cia Negra na Rádio Nacional
Memória Musi­cal Espe­cial Zé Kéti — domin­go, dia 13/11, às 8h, na Rádio Nacional FM
Espe­cial Paulin­ho da Vio­la — domin­go, dia 13/11, às 12h, na Rádio Nacional FM, AM, Rio, OC e AS
Pro­gra­mação Musi­cal Espe­cial — sex­ta-feira, dia 18/11, às 13h30, na Rádio Nacional FM
Memória Musi­cal Espe­cial Nilze Car­val­ho — domin­go, dia 20/11, às 8h, na Rádio Nacional FM
Espe­cial Gilber­to Gil — domin­go, dia 20/11, às 12h, na Rádio Nacional FM, AM, Rio, OC e AS
Memória Musi­cal Espe­cial Uliss­es X — domin­go, dia 27/11, às 8h, na Rádio Nacional FM
Espe­cial Tim Maia — domin­go, dia 27/11, às 12h, na Rádio Nacional FM, AM, Rio, OC e AS

Rádio Nacional na internet e nas redes sociais

Site: https://radios.ebc.com.br 
Insta­gram: https://www.instagram.com/radionacionalbr
Spo­ti­fy: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv
YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr
Face­book: https://www.facebook.com/radionacionalbr
Twit­ter: https://twitter.com/radionacionalbr

WhatsApp Nacional

Rádio Nacional FM: (61) 99989–1201
Rádio Nacional AM: (61) 99674–1536
Rádio Nacional da Amazô­nia: (61) 99674–1568

Saiba como sintonizar a Rádio Nacional

Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz
Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz
São Paulo: FM 87,1 MHz
Recife: FM 87,1 MHz
São Luís: FM 93,7 MHz
Ama­zonas: 11.780KHz e 6.180KHz OC
Alto Solimões: FM 96,1 MHz

Edição: Bruna Saniele

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d