...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / No parlatório, Lula reassume compromisso de cuidar dos brasileiros

No parlatório, Lula reassume compromisso de cuidar dos brasileiros

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Após receber a faixa, presidente discursou no Palácio do Planalto


Pub­li­ca­do em 01/01/2023 — 18:23 Por André Richter – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Ao dis­cur­sar no par­latório do Palá­cio do Planal­to para o povo, o pres­i­dente recém-empos­sa­do Luiz Iná­cio Lula da Sil­va disse hoje (1º) que reas­sum­iu o com­pro­mis­so de cuidar dos brasileiros. Após ser empos­sa­do no Con­gres­so horas antes, Lula disse que todas a for­mas de desigual­dade serão com­bat­i­das durante o seu ter­ceiro manda­to.

“Reas­sumo o com­pro­mis­so de cuidar de todos, sobre­tu­do daque­les que mais neces­si­tam. De acabar out­ra vez com a fome. Temos um imen­so lega­do, ain­da vivo na memória de cada brasileiro e brasileira”, afir­mou.

Ao se diri­gir aos apoiadores que o aguar­davam na Praça dos Três Poderes, o pres­i­dente agrade­ceu o voto de seus eleitores, mas afir­mou que vai gov­ernar para todos os brasileiros.

“Vou gov­ernar para os 215 mil­hões de brasileiros e brasileiras, e não ape­nas para quem votou em mim. Vou gov­ernar para todas e todos, olhan­do para o nos­so lumi­noso futuro em comum, e não pelo retro­vi­sor de um pas­sa­do”, disse.

Lula se emo­cio­nou ao pedir aju­da da pop­u­lação para com­bat­er a fome no país. Ele citou casos de pes­soas que pas­saram a procu­rar ossadas em açougues para com­er e con­sider­ou “inad­mis­sív­el que os 5% mais ricos deten­ham a mes­ma fatia de ren­da que os demais 95%”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia de posse, no Palácio do Planalto.
Repro­dução: Pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va durante cer­imô­nia de posse no Palá­cio do Planal­to. — Marce­lo Camargo/Agência Brasil

“Há muito tem­po não víamos taman­ho aban­dono e desalen­to nas ruas. Mães garim­pan­do lixo, em bus­ca do ali­men­to para seus fil­hos. Famílias inteiras dor­min­do ao relen­to, enfrentan­do o frio, a chu­va e o medo. Fila na por­ta dos açougues, em bus­ca de ossos para aliviar a fome. E, ao mes­mo tem­po, filas de espera para a com­pra de jat­in­hos par­tic­u­lares”, ques­tio­nou.

O pres­i­dente tam­bém desta­cou que seu gov­er­no vai com­bat­er o racis­mo.

“Ninguém terá mais ou menos amparo do Esta­do, ninguém será obri­ga­do a enfrentar mais obstácu­los pela cor de sua pele. Foi para com­bat­er a desigual­dade e suas seque­las que nós vence­mos a eleição. Esta será a grande mar­ca do nos­so gov­er­no”, acres­cen­tou.

Lula falou tam­bém sobre econo­mia. O pres­i­dente disse que seus gov­er­nos nun­ca foram irre­spon­sáveis com din­heiro públi­co. O pres­i­dente desta­cou que o Brasil foi recon­heci­do inter­na­cional­mente pelo com­bate à fome, mas com “total respon­s­abil­i­dade das finanças”.

“Nun­ca hou­ve nem haverá gas­tança algu­ma. Sem­pre inves­ti­mos, e voltare­mos a inve­stir, em nos­so bem mais pre­cioso: o povo brasileiro”, con­cluiu.

Antes do dis­cur­so no Par­latório, Lula subiu a ram­pa do Palá­cio do Planal­to e rece­beu a faixa pres­i­den­cial de cidadãos que rep­re­sen­taram o povo brasileiro.

Ouça na Radioagêm­cia Nacional:

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d