...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Onda de frio avança para o Sudeste e Centro-Oeste, com quedas de 5ºC

Onda de frio avança para o Sudeste e Centro-Oeste, com quedas de 5ºC

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Região Sul registrou na madrugada de hoje mínima de ‑2,5°C


Pub­li­ca­do em 18/05/2022 — 11:31 Por Ake­mi Nita­hara – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

O Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet) aler­ta que a onda de frio que já atinge o sul e cen­tro-sul do país des­de ontem (17) deve per­manecer até aman­hã (19), provo­can­do quedas de tem­per­atu­ra supe­ri­ores a 5°graus Cel­sius © em média tam­bém nas Regiões Sud­este e Cen­tro-Oeste.

O frio já está afe­tan­do regiões do Goiás, Mato Grosso, Dis­tri­to Fed­er­al, Minas Gerais, Espíri­to San­to e Rio de Janeiro, chegan­do até o sul de Tocan­tins. De acor­do com o Inmet, durante a madru­ga­da de hoje foram reg­istradas na Região Sul tem­per­at­uras mín­i­mas de ‑2,5°C em Bom Jardim da Ser­ra (SC), 0°C em São José dos Ausentes (RS), 1,7°C em Cam­bará do Sul (RS), 2,6°C em Vacaria (RS) e 2,6°C em Iná­cio Mar­tins (PR).

Na Região Sud­este, as tem­per­at­uras caíram para ‑0,1°C em Cam­pos do Jordão (SP), 1,4°C no Pico do Couto (RJ), 2,1°C em Itapi­ra (SP), 3,4°C em Maria da Fé (MG) e 4°C em Nova Fribur­go (RJ). No Goiás, a tem­per­atu­ra mín­i­ma reg­istra­da foi de 4,8°C em Mineiros (GO) e 5,1°C em Rio Verde (GO).

O Inmet emi­tiu um avi­so de gea­da, que pode afe­tar as plan­tações com frios de até 3ºC em regiões do Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul flu­mi­nense. Em Brasília, as tem­per­at­uras para aman­hã tem pre­visão de mín­i­ma de 5ºC e máx­i­ma de 21ºC, com tendên­cia de que­da. Hoje, a mín­i­ma na cap­i­tal ficou em 9ºC.

O Cen­tro de Oper­ações da prefeitu­ra do Rio de Janeiro (COR), infor­mou que foi reg­istra­da hoje a tem­per­atu­ra mais baixa do ano na cidade: 13,2ºC às 6h30, no Alto da Boa Vista, zona norte da Cidade. A pre­visão para o dia é de máx­i­ma de 22ºC, con­sid­er­a­do frio para os padrões car­i­o­cas, e mín­i­ma de 13ºC na madru­ga­da.

Chuvas intensas

O Inmet emi­tiu um avi­so tam­bém para chu­vas inten­sas na região met­ro­pol­i­tana de Por­to Ale­gre, no sud­este e nordeste rio-grandense e no sul catari­nense, com aler­ta ver­mel­ho. De acor­do com a pre­visão do insti­tu­to, pode chover entre 30 e 60 milímet­ros (mm) em uma hora ou de 50 a 100 mm ao lon­go do dia, com ven­tos inten­sos de até 100 km/h.

Há, ain­da, aler­ta para ven­tos costeiros até aman­hã que podem atin­gir do sud­este do Rio Grande do Sul à região met­ro­pol­i­tana do Rio de Janeiro. Ontem, o Inmet aler­tou para a pos­sív­el evolução de ciclone para tem­pes­tade sub­trop­i­cal Yake­can no sul do país.

Na Região Norte, o aler­ta laran­ja é para chu­vas inten­sas no sud­este e sudoeste do Pará, área ori­en­tal do Tocan­tins, baixo Ama­zonas, cen­tro, sudoeste, sud­este e norte ama­zo­nense, norte e sul do Amapá e de Roraima. Em Man­aus, a pre­visão é de tem­per­atu­ra máx­i­ma de 30ºC e mín­i­ma de 24ºC.

Não há aler­tas para a Região Nordeste no momen­to.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d