...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Pernambuco decreta emergência em 12 municípios por causa das chuvas

Pernambuco decreta emergência em 12 municípios por causa das chuvas

Repro­dução: © PRF/Divulgação

No estado de Alagoas, medida abrange 29 cidades


Pub­li­ca­do em 09/07/2023 — 13:09 Por Luciano Nasci­men­to – Repórter da Agên­cia Brasil — São Luís

ouvir:

A gov­er­nado­ra de Per­nam­bu­co, Raquel Lyra, decre­tou, neste domin­go (9), situ­ação de emergên­cia em 12 cidades da Zona da Mata, forte­mente atingi­da pelas chu­vas. Segun­do a Defe­sa Civ­il do esta­do, até o momen­to, chu­vas inten­sas afe­taram 2.862 pes­soas de 756 famílias. Desse total, estão desa­lo­jadas 447 pes­soas de 656 famílias e desabri­gadas 101 famílias.

A situ­ação de emergên­cia está esta­b­ele­ci­da nos municí­pios de São Bened­i­to do Sul, Belém de Maria, Água Pre­ta, Catende, Quipa­pá, Xexéu, Bar­reiros, Joaquim Nabu­co, Cortês, Jaque­ira, Rio For­moso e Mara­ial. Treze pon­tos de desliza­men­tos foram reg­istra­dos nes­sas cidades –sendo qua­tro em Catende, sete em Joaquim Nabu­co, um em Cortês, e um em Rio For­moso.

Em nota, o gov­er­no infor­mou que, para dec­re­tar a situ­ação, lev­ou em con­ta a preser­vação do bem-estar da pop­u­lação e das ativi­dades socioe­conômi­cas das regiões atingi­das e o fato de os habi­tantes dos municí­pios afe­ta­dos ain­da não terem condições sat­is­fatórias de super­ar os danos e pre­juí­zos provo­ca­dos.

O gov­er­no tam­bém anun­ciou a disponi­bi­liza­ção de R$ 1,34 mil­hão para o custeio ime­di­a­to de even­tu­ais bene­fí­cios nos municí­pios em situ­ações de emergên­cia e calami­dade, incluin­do as oca­sion­adas pelas fortes chu­vas reg­istradas na região met­ro­pol­i­tana do Recife e nas zonas da Mata e Agreste nos últi­mos dias.

De acor­do com a nota, para solic­i­tar o recur­so, os municí­pios devem encam­in­har ao gov­er­no do esta­do o decre­to de emergên­cia ou calami­dade e a por­taria de recon­hec­i­men­to deste pelo gov­er­no fed­er­al, por meio do e‑mail [email protected].

Ontem (8), o Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet) emi­tiu aler­ta de chu­va para o Agreste, as zonas da Mata Sul e Mata Norte e a região met­ro­pol­i­tana, que é váli­do até este domin­go.

Alagoas

As chu­vas tam­bém atin­gi­ram o esta­do de Alagoas. Neste sába­do, o gov­er­nador Paulo Dan­tas declar­ou situ­ação de emergên­cia em 29 municí­pios. O decre­to terá val­i­dade de 180 dias.

Os municí­pios abraça­dos pelo decre­to são: Ata­la­ia, Bar­ra de São Miguel, Bran­quin­ha, Colô­nia Leopold­ina, Coqueiro Seco, Flex­eiras, Ibateguara, Jacuípe, Joaquim Gomes, Mar­a­go­gi, Matriz de Cama­rag­ibe, Muri­ci, Paulo Jac­in­to, Paripueira, Pilar, Que­bran­gu­lo, Rio Largo, São José da Laje, San­tana do Mundaú, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Mila­gres, União dos Pal­mares, Pene­do, Marechal Deodoro, Cajueiro, Capela, Viçosa, São Miguel dos Cam­pos e Sat­u­ba.

Em todo o esta­do, o número de pes­soas afe­tadas pelas chu­vas pas­sa de de 22 mil. Segun­do bole­tim divul­ga­do hoje pela Defe­sa Civ­il, são 2.756 pes­soas desabri­gadas e 19.273 Segun­do a Defe­sa Civ­il de Per­nam­bu­co, foram afe­tadas pelas chu­vas no esta­do 2.862 pes­soas, das quais 447 estão desa­lo­jadas e 101, desabri­gadas. Em Alagoas, há 2.756 desabri­ga­dos e 19.273 desa­lo­ja­dosSe­gun­do a Defe­sa Civ­il de Per­nam­bu­co, foram afe­tadas pelas chu­vas no esta­do 2.862 pes­soas, das quais 447 estão desa­lo­jadas e 101, desabri­gadas. Em Alagoas, há 2.756 desabri­ga­dos e 19.273 desa­lo­ja­dos­de­sa­lo­jadas. O municí­pio com mais pes­soas desabri­gadas é Muri­ci e o que tem mais desa­lo­jadas é Matriz de Cama­rag­ibe. Uma pes­soa mor­reu em Joaquim Gomes.

Bole­tim divul­ga­do no fim da tarde de sába­do pela Sec­re­taria de Esta­do do Meio Ambi­ente e dos Recur­sos Hídri­cos aler­ta para a con­tinuidade das chu­vas em Alagoas no decor­rer deste domin­go, no litoral e nas zonas da Mata e Baixo São Fran­cis­co.

 

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d