...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Prazo de pagamento da inscrição do Enem 2023 termina nesta quarta

Prazo de pagamento da inscrição do Enem 2023 termina nesta quarta

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Cada candidato pagará R$ 85


Pub­li­ca­do em 21/06/2023 — 09:34 Por Andreia Verdélio – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O pra­zo de paga­men­to da taxa de inscrição do Exame Nacional de Ensi­no Médio (Enem) 2023 ter­mi­na nes­ta quar­ta-feira (21). O val­or de R$ 85 pode ser pago por bole­to, ger­a­do na Pági­na do Par­tic­i­pante, PIX, cartão de crédi­to, débito em con­ta-cor­rente ou poupança (a depen­der do ban­co). Para pagar por PIX, bas­ta aces­sar o QR Code que con­s­ta no bole­to. 

O Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep) apli­cará o Enem 2023 em 5 e 12 de novem­bro. O resul­ta­do sai em 16 de janeiro de 2024.

O edi­tal com o crono­gra­ma e regras para o Enem 2023 foi pub­li­ca­do no iní­cio de maio. Além de apre­sen­tar as datas e os horários do exame, o tex­to detal­ha os doc­u­men­tos necessários e as obri­gações do par­tic­i­pante, incluin­do situ­ações em que o can­dida­to pode ser elim­i­na­do.

Inscritos crescem

De acor­do com dados pre­lim­inares do Inep, foram reg­istradas 4.673.333 inscrições para o Enem 2023. Hou­ve aumen­to de 8,2% em relação a 2022, quan­do hou­ve 4.318.324 inscritos. Os números defin­i­tivos serão divul­ga­dos após o fim do perío­do de paga­men­to da taxa de inscrição.

Do total de inscritos, 2.155.238 (46,1%) foram isen­tos do paga­men­to e farão o exame de graça. O pedi­do de gra­tu­idade do Enem ocor­reu no mês de abril. Já quem não é isen­to pre­cisa pagar a taxa de inscrição para con­fir­mar a par­tic­i­pação.

Três per­fis de par­tic­i­pantes têm dire­ito à gra­tu­idade. Quem está cur­san­do a últi­ma série do ensi­no médio em 2023 em esco­la da rede públi­ca; quem cur­sou todo o ensi­no médio em esco­la públi­ca ou como bol­sista inte­gral na rede pri­va­da, além de ter ren­da famil­iar, por pes­soa, igual ou menor que um salário mín­i­mo e meio; e quem está em situ­ação de vul­ner­a­bil­i­dade socioe­conômi­ca por ser mem­bro de família de baixa ren­da que este­ja inscri­ta no Cadas­tro Úni­co para Pro­gra­mas Soci­ais do Gov­er­no Fed­er­al (CadÚni­co), além de ter ren­da famil­iar, por pes­soa, de até meio salário mín­i­mo ou ren­da famil­iar men­sal de até três salários mín­i­mos.

O que é o Enem

O Exame Nacional do Ensi­no Médio avalia o desem­pen­ho esco­lar dos estu­dantes ao tér­mi­no da edu­cação bási­ca. Insti­tuí­do em 1998, o Enem tornou-se a prin­ci­pal por­ta de entra­da para a edu­cação supe­ri­or no Brasil, por meio do Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da (Sisu) e de ini­cia­ti­vas como o Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (Prouni).

Insti­tu­ições de ensi­no públi­cas e pri­vadas uti­lizam o Enem para sele­cionar estu­dantes. Os resul­ta­dos são usa­dos como critério úni­co ou com­ple­men­tar dos proces­sos sele­tivos, além de servir de parâmet­ros para pleit­ear finan­cia­men­to estu­dan­til em pro­gra­mas do gov­er­no, como o Fun­do de Finan­cia­men­to Estu­dan­til (Fies).

Os resul­ta­dos indi­vid­u­ais do Enem ain­da podem ser aproveita­dos nos proces­sos sele­tivos de mais de 50 insti­tu­ições de edu­cação por­tugue­sas, que pos­suem con­vênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acor­dos garan­tem aces­so facil­i­ta­do às notas dos estu­dantes brasileiros inter­es­sa­dos em cur­sar a edu­cação supe­ri­or em Por­tu­gal.

Os dados do Enem pos­si­bili­tam tam­bém o desen­volvi­men­to de estu­dos e indi­cadores edu­ca­cionais, impor­tantes na elab­o­ração de políti­cas públi­cas.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Maioria planeja reaproveitar material escolar na volta às aulas

Cerca de 88% afirmam que os gastos afetam o orçamento familiar Alice Rodrigues* Pub­li­ca­do em …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d