...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Noticias / Presidente diz que não teve intenção de agredir outros Poderes

Presidente diz que não teve intenção de agredir outros Poderes

Repro­dução: © Fabio Rodrigues-Pozze­bom/Agên­cia Brasil

Afirmação está em nota divulgada nesta quinta-feira


Pub­li­ca­do em 09/09/2021 — 17:57 Por Agên­cia Brasil — Brasília

O pres­i­dente Jair Bol­sonaro emi­tiu nota ofi­cial nes­ta quin­ta-feira (9) em que afir­ma não ter tido a intenção de agredir out­ros Poderes da Repúbli­ca e desta­cou que respei­ta a har­mo­nia entre as insti­tu­ições.

nota ofi­cial, divul­ga­da na pági­na do Palá­cio do Planal­to na inter­net, ocorre dois depois das man­i­fes­tações pró-gov­er­no do dia 7 se setem­bro, que con­tou com a par­tic­i­pação do pres­i­dente.

Na ocasião, tan­to em Brasília quan­to em São Paulo, Bol­sonaro fez críti­cas a min­istros do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF) e ao sis­tema de urnas eletrôni­cas. Como reação, o pres­i­dente do STF, Luiz Fux, e o min­istro Luis Rober­to Bar­roso, pres­i­dente do Tri­bunal Supe­ri­or Eleitoral (TSE), rebat­er­am Bol­sonaro.

“No instante em que o país se encon­tra divi­di­do entre insti­tu­ições é meu dev­er, como pres­i­dente da Repúbli­ca, vir a públi­co para diz­er: Nun­ca tive nen­hu­ma intenção de agredir quais­quer dos Poderes. A har­mo­nia entre eles não é von­tade min­ha, mas deter­mi­nação con­sti­tu­cional que todos, sem exceção, devem respeitar”, escreveu o pres­i­dente.

Na nota, Bol­sonaro elen­cou dez pon­tos. Em um deles, o pres­i­dente diz que as divergên­cias se der­am por causa de con­fli­tos de entendi­men­to sobre decisões do min­istro Alexan­dre de Moraes, do STF, e falou que nen­hu­ma autori­dade tem o dire­ito de “esticar a cor­da”. Ele escreveu ain­da que suas palavras, “por vezes con­tun­dentes”, são resul­ta­do do “calor do momen­to”.

“Sei que boa parte dessas divergên­cias decor­rem de con­fli­tos de entendi­men­to acer­ca das decisões ado­tadas pelo min­istro Alexan­dre de Moraes no âmbito do inquéri­to das fake news. Mas na vida públi­ca, as pes­soas que exercem o poder não têm o dire­ito de ‘esticar a cor­da’, a pon­to de prej­u­dicar a vida dos brasileiros e sua econo­mia. Por isso quero declarar que min­has palavras, por vezes con­tun­dentes, decor­reram do calor do momen­to e dos embat­es que sem­pre vis­aram o bem comum”.

Ain­da sobre o min­istro Alexan­dre de Moraes, Bol­sonaro afir­mou que as divergên­cias são nat­u­rais e que vai bus­car resolvê-las por medi­das judi­ci­ais para asse­gu­rar a observân­cia dos dire­itos e garan­tias fun­da­men­tais da Con­sti­tu­ição Fed­er­al.

Por fim, Bol­sonaro afir­mou que respei­ta as insti­tu­ições da Repúbli­ca, defend­eu o regime democráti­co e disse que está dis­pos­to a man­ter o diál­o­go.

“Reit­ero meu respeito pelas insti­tu­ições da Repúbli­ca, forças motoras que aju­dam a gov­ernar o país. Democ­ra­cia é isso: Exec­u­ti­vo, Leg­isla­ti­vo e Judi­ciário tra­bal­han­do jun­tos em favor do povo e todos respei­tan­do a Con­sti­tu­ição. Sem­pre estive dis­pos­to a man­ter diál­o­go per­ma­nente com os demais Poderes pela manutenção da har­mo­nia e inde­pendên­cia entre eles. Final­mente, quero reg­is­trar e agrade­cer o extra­ordinário apoio do povo brasileiro, com quem alin­ho meus princí­pios e val­ores, e con­du­zo os des­ti­nos do nos­so Brasil”.

Assista na TV Brasil

Confira a íntegra da Declaração à Nação, emitida por Jair Bolsonaro:

Declar­ação à Nação

No instante em que o país se encon­tra divi­di­do entre insti­tu­ições é meu dev­er, como Pres­i­dente da Repúbli­ca, vir a públi­co para diz­er:

1. Nun­ca tive nen­hu­ma intenção de agredir quais­quer dos Poderes. A har­mo­nia entre eles não é von­tade min­ha, mas deter­mi­nação con­sti­tu­cional que todos, sem exceção, devem respeitar.

2. Sei que boa parte dessas divergên­cias decor­rem de con­fli­tos de entendi­men­to acer­ca das decisões ado­tadas pelo Min­istro Alexan­dre de Moraes no âmbito do inquéri­to das fake news.

3. Mas na vida públi­ca as pes­soas que exercem o poder, não têm o dire­ito de “esticar a cor­da”, a pon­to de prej­u­dicar a vida dos brasileiros e sua econo­mia.

4. Por isso quero declarar que min­has palavras, por vezes con­tun­dentes, decor­reram do calor do momen­to e dos embat­es que sem­pre vis­aram o bem comum.

5. Em que pesem suas qual­i­dades como jurista e pro­fes­sor, exis­tem nat­u­rais divergên­cias em algu­mas decisões do Min­istro Alexan­dre de Moraes.

6. Sendo assim, essas questões devem ser resolvi­das por medi­das judi­ci­ais que serão tomadas de for­ma a asse­gu­rar a observân­cia dos dire­itos e garan­tias fun­da­men­tais pre­vis­to no Art 5º da Con­sti­tu­ição Fed­er­al.

7. Reit­ero meu respeito pelas insti­tu­ições da Repúbli­ca, forças motoras que aju­dam a gov­ernar o país.

8. Democ­ra­cia é isso: Exec­u­ti­vo, Leg­isla­ti­vo e Judi­ciário tra­bal­han­do jun­tos em favor do povo e todos respei­tan­do a Con­sti­tu­ição.

9. Sem­pre estive dis­pos­to a man­ter diál­o­go per­ma­nente com os demais Poderes pela manutenção da har­mo­nia e inde­pendên­cia entre eles.

10. Final­mente, quero reg­is­trar e agrade­cer o extra­ordinário apoio do povo brasileiro, com quem alin­ho meus princí­pios e val­ores, e con­du­zo os des­ti­nos do nos­so Brasil.

DEUS, PÁTRIA, FAMÍLIA

Jair Bol­sonaro

Pres­i­dente da Repúbli­ca Fed­er­a­ti­va do Brasil

Edição: Kel­ly Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d