...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Saúde incorpora ao SUS dois medicamentos contra anemia

Saúde incorpora ao SUS dois medicamentos contra anemia

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Remédios devem estar disponíveis no sistema público em até 180 dias


Pub­li­ca­do em 16/05/2023 — 08:43 Por Paula Labois­sière – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O Min­istério da Saúde incor­porou ao Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS) dois medica­men­tos para trata­men­to da ane­mia. A pre­visão é que a fer­ripoli­mal­tose e a car­box­i­mal­tose fér­ri­ca este­jam disponíveis no sis­tema públi­co de saúde em até 180 dias.

Segun­do a pas­ta, a fer­ripoli­mal­tose é indi­ca­da para o trata­men­to da ane­mia por defi­ciên­cia de fer­ro e intol­erân­cia ao sulfa­to fer­roso, enquan­to a car­box­i­mal­tose fér­ri­ca é indi­ca­da para adul­tos com ane­mia por defi­ciên­cia de fer­ro e intol­erân­cia ou con­traindi­cação aos sais orais de fer­ro.

A ane­mia é uma doença que causa a redução da con­cen­tração de hemo­glo­bi­na, pro­teí­na respon­sáv­el por trans­portar o oxigênio pelo sangue. Cri­anças, ges­tantes, lac­tantes, meni­nas ado­les­centes e mul­heres adul­tas em fase de repro­dução são os gru­pos mais afe­ta­dos.

“O Min­istério da Saúde reforça que somente médi­cos e cirurgiões-den­tis­tas dev­i­da­mente habil­i­ta­dos podem diag­nos­ticar doenças, indicar trata­men­tos e receitar remé­dios para trata­men­to”, desta­cou a pas­ta.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d