...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Noticias / Senador Ciro Nogueira toma posse como ministro da Casa Civil

Senador Ciro Nogueira toma posse como ministro da Casa Civil

Presidente Jair Bolsonaro, durante solenidade de posse do novo ministro chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira
Repro­dução: © Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Senador defende aproximação com Congresso


Pub­li­ca­do em 04/08/2021 — 18:27 Por Agên­cia Brasil — Brasília

O pres­i­dente Jair Bol­sonaro ressaltou, hoje (4), durante a posse do senador Ciro Nogueira (PP-PI) como min­istro-chefe da Casa Civ­il, que a chega­da do novo inte­grante do primeiro escalão do gov­er­no reflete um dese­jo seu de se aprox­i­mar do Con­gres­so. Em seu dis­cur­so, Bol­sonaro afir­mou que gov­er­no fed­er­al e con­gres­sis­tas con­stituem um só poder.

“A chega­da do Ciro Nogueira é uma demon­stração de que quer­e­mos cada vez mais apro­fun­dar o rela­ciona­men­to com o Par­la­men­to. E não é a primeira vez que eu digo que Leg­isla­ti­vo e Exec­u­ti­vo são um só poder. Quase tudo que vier­mos a dis­cu­tir aqui pas­sa por lá. E o Par­la­men­to tam­bém. Muitos pro­je­tos que nascem lá depen­dem do gov­er­no para sua imple­men­tação”, disse.

Bol­sonaro disse que a relação entre seu gov­er­no e o Con­gres­so é “extrema­mente pací­fi­ca, sal­vo alguns senões”. “O Brasil como um todo vai gan­har com a sua pre­sença aqui, nos artic­u­lan­do com o Par­la­men­to brasileiro”, disse Bol­sonaro ao novo min­istro.

O senador Ciro Nogueira na Casa Civ­il reforça a artic­u­lação do Planal­to com dep­uta­dos e senadores, na ten­ta­ti­va de emplacar a aprovação de pau­tas gov­ernistas no Con­gres­so.

Con­sid­er­a­da o coração do gov­er­no, a Casa Civ­il é uma pas­ta estratég­i­ca para a artic­u­lação políti­ca do Palá­cio do Planal­to e é respon­sáv­el pela coor­de­nação entre os min­istérios.

Em seu dis­cur­so de posse, Ciro Nogueira disse que “teria sido mais fácil” recusar o con­vite, “mas não teria sido mais cer­to”. Em sua fala, defend­eu a democ­ra­cia como algo “líqui­do e cer­to”.

“[Com] a min­ha pre­sença, me soman­do a essa equipe de min­istros e min­is­tras, vamos aju­dar o Brasil a dar sinais cer­tos para onde esta­mos indo. O primeiro deles, e não ten­ha a menor dúvi­da, a democ­ra­cia é líqui­da e cer­ta. E é por ela que eu estou aqui. Para cuidar­mos dela, zelar­mos por ela”, disse.

Ciro Nogueira afir­mou que faz parte do seu dev­er como min­istro con­duzir o país às eleições do ano que vem. “Temos ago­ra, até o final do atu­al gov­er­no, um perío­do que con­duzirá às eleições de 2022. E é nos­so dev­er preparar o país para chegar às eleições da for­ma cer­ta, com a econo­mia no pru­mo cer­to, com a políti­ca ajus­ta­da da maneira cer­ta, com a vaci­nação garan­ti­da e cer­ta para todos os brasileiros”.

Assista na TV Brasil:

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d