...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / SUS faz mutirão com 61 mil cirurgias e exames neste fim de semana

SUS faz mutirão com 61 mil cirurgias e exames neste fim de semana

Ação envolve 188 hospitais e busca reduzir a fila reprimida

Rafael Car­doso — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 12/12/2025 — 17:46
Rio de Janeiro
Brasília (DF), 05/07/2025 - Pacientes realizam cirurgias e exames no Hospital Universitário de Brasília (HUB) como parte do
Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

O Min­istério da Saúde fará, neste sába­do (13) e domin­go (14), um mutirão com 61,6 mil cirur­gias e exam­es pelo Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS). Deste número, 11,5 mil são cirur­gias ele­ti­vas. Todos os esta­dos e o Dis­tri­to Fed­er­al serão con­tem­pla­dos. 

A mobi­liza­ção nacional reunirá 188 hos­pi­tais — entre San­tas Casas, unidades filantrópi­cas, hos­pi­tais uni­ver­sitários da Rede Ebserh e insti­tu­tos fed­erais.

Segun­do o min­istro da Saúde, Alexan­dre Padil­ha, a ação mar­ca um esforço inédi­to do gov­er­no fed­er­al para acel­er­ar o aces­so à atenção espe­cial­iza­da.

“Neste sába­do e domin­go, vamos realizar o maior mutirão da história do Sis­tema Úni­co de Saúde. Pela primeira vez, além dos hos­pi­tais uni­ver­sitários, as San­tas Casas, hos­pi­tais filantrópi­cos e insti­tu­ições pri­vadas que aten­dem pelo ‘Ago­ra Tem Espe­cial­is­tas’ par­tic­i­parão de um esforço nacional con­jun­to”, disse o min­istro.

O mutirão bus­ca reduzir a fila reprim­i­da de cirur­gias em áreas como gas­troen­terolo­gia, urolo­gia, orto­pe­dia, car­di­olo­gia e plás­ti­cas reparado­ras, além de ofer­tar con­sul­tas espe­cial­izadas e exam­es como ultra­ssono­grafias, tomo­grafias, ressonân­cias e endo­scopias. O atendi­men­to é volta­do a pacientes pre­vi­a­mente agen­da­dos no SUS.

As San­tas Casas terão par­tic­i­pação deci­si­va: 134 unidades filantrópi­cas devem realizar mais de 9 mil cirur­gias em 19 esta­dos. Entre os pro­ced­i­men­tos pro­gra­ma­dos estão bar­iátri­ca por vide­o­la­paro­scopia, hernio­plas­tias, plás­ti­ca abdom­i­nal, cole­cis­tosto­mia e vasec­to­mia.

Tam­bém inte­gram o mutirão hos­pi­tais fed­erais do Rio de Janeiro, como o Insti­tu­to Nacional de Câncer (Inca), o Insti­tu­to Nacional de Trau­ma­tolo­gia e Orto­pe­dia (Into), o Insti­tu­to de Car­di­olo­gia (INC) e unidades como os Hos­pi­tais da Lagoa, Andaraí, Ipane­ma, Bon­suces­so, Car­doso Fontes e dos Servi­dores.

O mutirão faz parte do pro­gra­ma Ago­ra Tem Espe­cial­is­tas, que tem como meta qual­i­ficar e acel­er­ar o aces­so a con­sul­tas, exam­es e cirur­gias no SUS. Além das ações con­cen­tradas, o pro­gra­ma inclui car­retas de saúde da mul­her, oftal­molo­gia e diag­nós­ti­co por imagem; ampli­ação de horários de atendi­men­to; for­mação e provi­men­to de espe­cial­is­tas; e parce­rias com hos­pi­tais pri­va­dos para atendi­men­to gra­tu­ito medi­ante aba­ti­men­to de dívi­das com a União.

Os 45 hos­pi­tais uni­ver­sitários da Empre­sa Brasileira de Serviços Hos­pi­ta­lares (Ebserh) pro­movem a ter­ceira edição do Mutirão no Dia E – Ebserh em Ação. Ao lado dos insti­tu­tos e hos­pi­tais fed­erais, a rede dev­erá realizar 2,2 mil cirur­gias, 9,2 mil con­sul­tas e 40,7 mil exam­es.

As duas primeiras edições do Dia E, real­izadas em jul­ho e setem­bro, somaram mais de 46,7 mil pro­ced­i­men­tos.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d