...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Justiça / Toffoli reforça sigilo de petição protocolada pela defesa de Vorcaro

Toffoli reforça sigilo de petição protocolada pela defesa de Vorcaro

Sócio do Banco Master é investigado por fraude de R$ 17 bilhões

André Richter — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 02/12/2025 — 17:03
Brasília
São Paulo (SP), 19/11/2025 - Fachada do Banco Master na rua Elvira Ferraz em Itaim Bibi. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

O min­istro Dias Tof­foli, do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), elevou o grau de sig­i­lo de um pedi­do da defe­sa ban­queiro Daniel Vor­caro, um dos sócios do Ban­co Mas­ter, para que a inves­ti­gação envol­ven­do a insti­tu­ição seja con­duzi­da pela Corte. A moti­vação do pedi­do seria em razão da citação de um dep­uta­do fed­er­al na inves­ti­gação. 

Na sex­ta-feira (28), os advo­ga­dos entraram com uma recla­mação con­sti­tu­cional con­tra a decisão da Justiça Fed­er­al de Brasília que deter­mi­nou a prisão do ban­queiro. A petição foi pro­to­co­la­da em seg­re­do de Justiça e dis­tribuí­da ao min­istro Dias Tof­foli, que se tornou rela­tor do caso.

Após a petição chegar ao gabi­nete do min­istro, o grau de sig­i­lo foi alter­ado para sig­iloso, no qual não é pos­sív­el iden­ti­ficar no sis­tema eletrôni­co do Supre­mo as ini­ci­ais do nome de Vor­caro e o anda­men­to do proces­so. 

Não há pra­zo para Tof­foli decidir a questão.

Vor­caro e out­ros acu­sa­dos foram alvo da Oper­ação Com­pli­ance Zero, deflagra­da pela Polí­cia Fed­er­al (PF) para inves­ti­gar a con­cessão de crédi­tos fal­sos pelo Ban­co Mas­ter, incluin­do a ten­ta­ti­va de com­pra da insti­tu­ição finan­ceira pelo Ban­co Region­al de Brasília (BRB), ban­co públi­co lig­a­do ao gov­er­no do Dis­tri­to Fed­er­al. De acor­do com as inves­ti­gações, as fraudes podem chegar a R$ 17 bil­hões.

Na sex­ta-feira (28), a desem­bar­gado­ra Solange Sal­ga­do da Sil­va, do Tri­bunal Region­al Fed­er­al (TRF) da 1ª Região, con­cedeu um habeas cor­pus e man­dou soltar Vor­caro, os ex-dire­tores Luiz Anto­nio Bull, Alber­to Feliz de Oliveira e Ange­lo Anto­nio Ribeiro da Sil­va, além de Augus­to Fer­reira Lima, ex-sócio do banco.O Min­istério Públi­co Fed­er­al já recor­reu dessa decisão.

Eles serão mon­i­tora­dos por tornozeleira eletrôni­ca e estão proibidos de exercer ativi­dades no setor finan­ceiro, de ter con­ta­to com out­ros inves­ti­ga­dos e de sair do país.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d