...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Efemérides, Meios de comunicação / TV Brasil apresenta entrevistas e filmes sobre lutas trabalhistas

TV Brasil apresenta entrevistas e filmes sobre lutas trabalhistas

Repro­dução: © TV Brasil

Convidados abordam tema antes da exibição de obras do cinema nacional


Pub­li­ca­do em 30/04/2023 — 14:44 Por EBC — Brasília

ouvir:

Em comem­o­ração ao Dia do Tra­bal­hador, a TV Brasil exibe o espe­cial Pas­sa­do Pre­sente – Resistên­cia Sindi­cal com entre­vis­tas sobre a causa tra­bal­hista e uma sessão de filmes temáti­cos, a par­tir des­ta segun­da (1º), às 22h. A faixa fica em car­taz de segun­da a sába­do, entre os dias 1º e 6 de maio. A emis­so­ra públi­ca apre­sen­ta seis clás­si­cos do cin­e­ma nacional na pro­gra­mação ded­i­ca­da ao assun­to.

Em cada edição, o jor­nal­ista Arman­do Rollem­berg recebe um con­vi­da­do para relem­brar movi­men­tos e momen­tos mar­cantes que cul­mi­naram em avanços nos dire­tos tra­bal­his­tas no Brasil. Ain­da desta­ca o cenário atu­al e traça o panora­ma dos cam­in­hos para um futuro com mais garan­tias e dire­itos.

A série traz impor­tantes nomes do cenário políti­co do país que atu­aram dire­ta­mente em lutas e con­quis­tas para a classe tra­bal­hado­ra. Grandes pro­duções da séti­ma arte brasileira asso­ci­adas às questões em pau­ta entram no ar logo após a con­ver­sa, às 22h30, para ilus­trar a abor­dagem do tema.

A relação de obras e de con­vi­da­dos é Chão de Fábri­ca — A História do Novo Sindi­cal­is­mo e Jair Meneghel­li, na segun­da; Braços Cruza­dos, Máquinas Paradas e Djal­ma Bom, na terça (2); Os Home­ns da Fábri­ca e Jorge Bit­tar, na quar­ta (3); Peões e Olívio Dutra, na quin­ta (4); Expe­d­i­to — Em Bus­ca de Out­ros Nortes e Aveli­no Ganz­er, na sex­ta (5); e Eles não Usam Black-tie e Clara Ant,no sába­do (6).

Os seis filmes sele­ciona­dos para a sessão espe­cial Pas­sa­do Pre­sente – Resistên­cia Sindi­cal podem ser con­feri­dos no app TV Brasil Play. O públi­co ain­da assiste quan­do preferir o con­teú­do das entre­vis­tas exclu­si­vas que tam­bém ficam disponíveis na platafor­ma. A ini­cia­ti­va é uma parce­ria entre a TV Brasil e a TVT.

Passado Presente – Resistência Sindical

Segun­da (1º): Chão de Fábri­ca — A História do Novo Sindi­cal­is­mo, com Jair Meneghel­li

O primeiro entre­vis­ta­do é o políti­co e sindi­cal­ista Jair Meneghel­li. O filme de estreia da faixa é Chão de Fábri­ca — A História do Novo Sindi­cal­is­mo (2018), de Rena­to Tapa­jós. O doc­u­men­tário inédi­to tem duração de 90 min­u­tos e é adap­ta­do de uma série tele­vi­si­va homôn­i­ma.

A pro­dução con­ta a história da luta dos tra­bal­hadores brasileiros des­de 1978 até os dias atu­ais, com foco no movi­men­to sindi­cal, naqui­lo que ficou con­heci­do como o Novo Sindi­cal­is­mo. O lon­ga real­iza um voo sobre a história do país, obser­van­do as políti­cas econômi­cas dos difer­entes gov­er­nos do perío­do de for­ma críti­ca, clara e bem humora­da, rela­cio­nan­do-as com a luta sindi­cal.

Terça (2): Braços Cruza­dos, Máquinas Paradas, com Djal­ma Bom

A segun­da entre­vista tem como con­vi­da­do o sindi­cal­ista e políti­co Djal­ma Bom. O filme Braços Cruza­dos, Máquinas Paradas (1979), de Rober­to Gervitz e Sér­gio Tole­do, tem exibição na sequên­cia da pro­gra­mação.

O doc­u­men­tário acom­pan­ha as eleições do sindi­ca­to dos met­alúr­gi­cos de São Paulo. Nesse proces­so, mostra os prob­le­mas estru­tu­rais do movi­men­to sindi­cal sob forte tutela estatal e a respos­ta dos tra­bal­hadores no chama­do Novo Sindi­cal­is­mo.

Quar­ta (3): Os Home­ns da Fábri­ca, com Jorge Bit­tar

No ter­ceiro dia da sessão temáti­ca, Arman­do Rollem­berg recebe o engen­heiro e políti­co Jorge Bit­tar. Na sequên­cia da con­ver­sa, a TV Brasil apre­sen­ta o filme Os Home­ns da Fábri­ca (1987), pro­dução dirigi­da por Luiz Arnal­do Cam­pos. A obra tem nar­ração do ator Nel­son Xavier.

A pelícu­la desta­ca os operários da Com­pan­hia Siderúr­gi­ca Nacional (CSN), em Vol­ta Redon­da, no Rio de Janeiro, a mais impor­tante usi­na siderúr­gi­ca do Brasil, que foi pal­co de mem­o­ráveis lutas sindi­cais e políti­cas, pas­san­do por golpes mil­itares, greves e até mes­mo invasões do exérci­to.

Quin­ta (4): Peões, com Olívio Dutra

O entre­vis­ta­do da faixa Pas­sa­do Pre­sente – Resistên­cia Sindi­cal é o políti­co Olívio Dutra. A atração cin­e­matográ­fi­ca da noite é o clás­si­co doc­u­men­tário Peões (2004), obra do saudoso cineas­ta Eduar­do Coutin­ho.

O pre­mi­a­do filme res­ga­ta a história de alguns per­son­agens da greve dos met­alúr­gi­cos do ABC Paulista no iní­cio dos anos 1980. A pro­dução apre­sen­ta o depoi­men­to de diver­sos anôn­i­mos que se mobi­lizaram em prol da classe operária.

Sex­ta (5): Expe­d­i­to — Em Bus­ca de Out­ros Nortes, com Aveli­no Ganz­er

O sindi­cal­ista Aveli­no Ganz­er é o con­vi­da­do da TV Brasil para a con­ver­sa no pro­gra­ma na data em que a emis­so­ra exibe o filme Expe­d­i­to — Em Bus­ca de Out­ros Nortes (2006), doc­u­men­tário assi­na­do por Aída Mar­ques e Beto Novaes.

A pro­dução abor­da a vida de um migrante sem ter­ra, Expe­d­i­to Ribeiro de Souza. O filme aju­da a com­preen­der o proces­so de ocu­pação da Amazô­nia brasileira na ditadu­ra mil­i­tar e os prob­le­mas de con­cen­tração de ter­ra e vio­lên­cia no cam­po.

O per­son­agem prin­ci­pal é um lavrador mineiro, poeta cordelista que empreende uma série de deslo­ca­men­tos e pas­sa a viv­er em Rio Maria, no sul do Pará. Na pelícu­la, alguns dos poe­mas de Expe­d­i­to são decla­ma­dos pelo can­tor Chico Buar­que.

Sába­do (6): Eles não Usam Black-tie, com Aveli­no Ganz­er

A sessão Pas­sa­do Pre­sente – Resistên­cia Sindi­cal tem a pre­sença da arquite­ta e políti­ca Clara Ant. O filme exibido após a entre­vista com a con­vi­da­da é o clás­si­co brasileiro Eles não Usam Black-tie, de Leon Hirsz­man.

Com grande elen­co, o dra­ma é uma adap­tação da peça homôn­i­ma de Gian­francesco Guarnieri. A pelícu­la apre­sen­ta as dis­putas ide­ológ­i­cas numa família de operários que lutam por mel­hores condições de tra­bal­ho, em ple­na ditadu­ra mil­i­tar.

O lon­ga acom­pan­ha os des­do­bra­men­tos de um movi­men­to gre­vista em uma empre­sa. Um operário pre­ocu­pa­do com sua namora­da grávi­da decide se casar. Para não perder o emprego, ele resolve furar a greve lid­er­a­da por seu pai. O fato provo­ca um con­fli­to famil­iar que se estende às assem­bleias e piquetes.

Ao vivo e on demand

Acom­pan­he a pro­gra­mação da TV Brasil pelo canal aber­to, TV por assi­natu­ra e parabóli­ca. Sin­tonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus pro­gra­mas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplica­ti­vo no smart­phone. O app pode ser baix­a­do gra­tuita­mente e está disponív­el para Android e iOS. Assista tam­bém pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Serviço

Espe­cial Pas­sa­do Pre­sente – Resistên­cia Sindi­cal – segun­da a sába­do, dias 1º a 6/5, às 22h na TV Brasil

Face­book – https://www.facebook.com/tvbrasil

Twit­ter – https://twitter.com/TVBrasil

Insta­gram https://www.instagram.com/tvbrasil

YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil

Tik­Tok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d