...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Efemérides, Meios de comunicação / TV Brasil deve chegar a todos os estados brasileiros em 2022

TV Brasil deve chegar a todos os estados brasileiros em 2022

Repro­dução: © José Cruz/Agência Brasil

Rede Nacional de Rádios também deve ser expandida no ano que vem


Pub­li­ca­do em 24/11/2021 — 20:10 Por Agên­cia Brasil — Brasília

TV Brasil deve chegar a todas as cidades brasileiras no ano que vem.  A pre­visão é do pres­i­dente da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), Glen Valente, e foi apre­sen­ta­da durante o encon­tro da Rede Nacional de Comu­ni­cação Públi­ca (RNCP) de TV e Rádio.

Esta é segun­da edição do even­to, que ocorre em Brasília, nos dias 24 e 25, e reúne cer­ca de 60 insti­tu­ições, entre emis­so­ras de tele­visão e rádio. A ideia é dis­cu­tir estraté­gias para o for­t­alec­i­men­to da rede de emis­so­ras que fazem comu­ni­cação públi­ca no Brasil.

O pres­i­dente da EBC desta­cou o avanço da emis­so­ra que pas­sou do 27º lugar em 2017 para a 6ª colo­cação em 2021. “Hoje a gente está no mes­mo nív­el de alcance [de audiên­cia] dos grandes gru­pos de comu­ni­cação”, disse Valente.

Ele ressaltou que não é ape­nas a TV que deve crescer no ano que vem. A expan­são tam­bém é plane­ja­da para as rádios. “Nos­sa ideia é ter a rádio em todas as cap­i­tais, pre­sença nacional”. Expan­são que começou este ano com o lança­men­to de cin­co novas rádios em ban­da esten­di­da.

Repro­dução: EBC pro­move Encon­tro da Rede Nacional de Comu­ni­cação Públi­ca, por Val­ter Campanato/Agência Brasil

Expansão com qualidade

Parte dessa expan­são se dará por meio do pro­gra­ma Dig­i­tal­iza Brasil, cri­a­do para expandir o sinal dig­i­tal de tele­visão para todo o ter­ritório nacional. Segun­do Valente, algu­mas cidades do inte­ri­or do Brasil con­tam ape­nas com um canal de TV que muitas vezes “pega mal” e não tem rádio porque é eco­nomi­ca­mente não é viáv­el. Para ele o pro­gra­ma “Traz cidada­nia e con­tribui para o Brasil inteiro ter con­teú­do e infor­mação de uma for­ma um pouco mais repub­li­cana, isto é, ouvin­do os dois lados”, disse.

Segun­do o ger­ente exec­u­ti­vo de Plane­ja­men­to de Pro­gra­mação e RNCP, Van­car­los Alves,  o Dig­i­tal­iza Brasil  dá a opor­tu­nidade de chegar a municí­pios que, em muitos casos, não são alvo de inter­esse das grandes empre­sas por motivos com­er­ci­ais “Esta­mos fran­que­an­do uma pro­gra­mação de qual­i­dade  e aber­ta para os cidadãos. É uma mis­são públi­ca”, defende.

De acor­do com Alves, essa mis­são deve ser cumpri­da com o auxílio das afil­i­adas da RNCP. “A EBC quer, cada vez mais, car­regar os con­teú­dos region­ais e traz­er mais esse sotaque, essa cul­tura, para a tela da TV Brasil”.

Programação mais atrativa

Para o dire­tor-ger­al da EBC, Roni Baksys, não adi­anta ter sinal em todas as cidades brasileiras se a emis­so­ra não “cair no gos­to” do povo brasileiro. “Só enten­do que a gente cumpra nos­sa mis­são como empre­sa públi­ca se eu chegar à casa do cidadão, se o cidadão me vir”, diz. Por isso a empre­sa tem investi­do em pro­du­tos prime, como nov­e­las, doc­u­men­tários e filmes. Segun­do Baksys, a estraté­gia é con­quis­tar o públi­co para, então, poder pas­sar infor­mação de qual­i­dade.

E as emis­so­ras afil­i­adas da RNCP tem papel impor­tante na pro­dução desse con­teú­do. Segun­do Valente, a ideia é inte­grar o mate­r­i­al pro­duzi­do pelas par­ceiras à pro­gra­mação da TV Brasil. “Em vez de ficar com­pran­do con­teú­do de prateleira a gente vai pegar um con­teú­do inédi­to e dar vis­i­bil­i­dade nacional”.

Para a dire­to­ra de Jor­nal­is­mo da EBC, Sir­lei Batista, essa é uma parce­ria de “gan­ha-gan­ha”. “Gan­ha a EBC como rede [que recebe mais con­teú­do region­al] e gan­ha cada emis­so­ra nos esta­dos [que têm seu con­teú­do repro­duzi­do nacional­mente]. E isso é muito impor­tante para nós”, disse.

Conheça mais sobre a Rede Nacional de Comunicação Pública na TV Brasil:

Edição: Clau­dia Fel­czak

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d