...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / União Brasil decide expulsar ministro Celso Sabino da legenda

União Brasil decide expulsar ministro Celso Sabino da legenda

Medida veio após negativa do ministro de deixar Ministério do Turismo

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 08/12/2025 — 18:09
Brasília
Brasília (DF) 26/02/2025 O ministro do Turismo, Celso Sabino, participa do programa Bom Dia, Ministro Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Repro­dução: © Fabio Rodrigues-Pozze­bom/ Agên­cia Brasil

A Comis­são Exec­u­ti­va Nacional do União Brasil decid­iu, na tarde des­ta segun­da-feira (8), pela expul­são com can­ce­la­men­to de fil­i­ação do dep­uta­do fed­er­al e atu­al min­istro do Tur­is­mo, Cel­so Sabi­no. Ele per­maneceu no car­go de min­istro mes­mo após deter­mi­nação para que fil­i­a­dos pedis­sem exon­er­ação de car­gos ou funções comis­sion­adas no gov­er­no fed­er­al.

“A expul­são decorre de uma rep­re­sen­tação apre­sen­ta­da con­tra Sabi­no, que per­maneceu no gov­er­no fed­er­al, em ati­tude con­trária a uma deter­mi­nação do par­tido anun­ci­a­da em setem­bro envol­ven­do todos os fil­i­a­dos”, infor­mou o União Brasil em nota.

Sabi­no disse que optou por con­tin­uar do gov­er­no para não aban­donar pro­gra­mas em exe­cução, espe­cial­mente às vésperas da real­iza­ção da COP30, no Pará, esta­do de origem de Sabi­no.

“Min­ha exclusão do quadro do par­tido deu-se pelo fato de eu con­tin­uar aju­dan­do o Pará, de eu con­tin­uar tra­bal­han­do no Min­istério do Tur­is­mo servin­do ao Brasil, optan­do pela escol­ha que eu enten­do e a grande maio­r­ia dos brasileiros enten­dem, que é o mel­hor pro­je­to para o país, que é o pro­je­to coman­da­do pelo pres­i­dente Luiz iná­cio Lula da Sil­va”, disse Sabi­no nas redes soci­ais.

O dep­uta­do disse que sai do par­tido com a cabeça ergui­da e ficha limpa.

“Me pedi­ram para sair em 24 horas, fal­tan­do menos de um mês para a COP30. Eu não teria essa irre­spon­s­abil­i­dade de faz­er isso”, com­ple­tou.

Em setem­bro, o União Brasil deu pra­zo de 24 horas para que fil­i­a­dos deix­as­sem o gov­er­no fed­er­al, reforçan­do o afas­ta­men­to da leg­en­da da base de apoio da gestão de Lula.

Diretório do Pará

O União Brasil tam­bém decid­iu faz­er uma inter­venção no Diretório Estad­ual do Pará, que pas­sa a ser pre­si­di­do por uma Comis­são Exec­u­ti­va Inter­ven­to­ra. Para Sabi­no, a decisão foi injus­ta e equiv­o­ca­da. 

“Inter­vi­ram sem que o Diretório tivesse feito nen­hu­ma infração reg­i­men­tal, des­cumpri­do qual­quer deter­mi­nação do par­tido. É uma decisão injus­ta e até absur­da. O Diretório foi eleito reg­i­men­tal­mente respei­tan­do todas as regras do par­tido e pos­suía uma cadeia sucessória”, disse o min­istro.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d