...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Veículos da EBC transmitem Caiu no Enem com a correção das provas

Veículos da EBC transmitem Caiu no Enem com a correção das provas

Repro­dução: @Agência Brasil / EBC

TV e Agência Brasil, rádios e redes têm cobertura multiplataforma


Pub­li­ca­do em 13/11/2022 — 10:18 Por EBC — Brasília

ouvir:

Pelo oita­vo ano con­sec­u­ti­vo, os veícu­los públi­cos da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC) real­izam a cor­reção das questões mais impor­tantes do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) logo após o tér­mi­no das provas. O espe­cial Caiu no Enem abor­da os prin­ci­pais assun­tos trata­dos em cada dia das avali­ações.

O pro­gra­ma mul­ti­platafor­ma é apre­sen­ta­do neste domin­go (13) e no próx­i­mo (20), ao vivo, às 19h30. A pro­dução pode ser acom­pan­ha­da na telin­ha pela TV Brasil, nas redes soci­ais do canal, na Rádio MEC AM e na Rádio Nacional AM e OC.

Os inter­es­sa­dos podem par­tic­i­par pelas redes soci­ais com as hash­tags #EBC­noEn­em ou #Caiu­noEn­em para enviar dúvi­das e comen­tários. O con­teú­do tam­bém é trans­mi­ti­do pelas afil­i­adas que inte­gram a Rede Nacional de Comu­ni­cação Públi­ca (RNCP).

Caiu no Enem tem a pre­sença de pro­fes­sores no estú­dio e a entra­da ao vivo de repórteres com notí­cias e entre­vis­tas. Os espe­cial­is­tas comen­tam, anal­isam e expli­cam os temas rel­e­vantes con­tem­pla­dos em cada pro­va e detal­ham os itens mais impor­tantes cobra­dos na avali­ação. Durante uma hora e meia, o espe­cial man­tém os estu­dantes atu­al­iza­dos com as últi­mas novi­dades sobre o exame.

O Enem 2022 será apli­ca­do em todo o país nos dias 13 e 20 deste mês. O exame segue o for­ma­to dos últi­mos anos, com provas impres­sas e dig­i­tais for­madas por 180 questões obje­ti­vas e uma redação. A primeira avali­ação inclui as dis­ci­plinas lin­gua­gens e ciên­cias humanas e a redação. A segun­da inclui matemáti­ca e ciên­cias da natureza.

Dinâmica da produção

Apre­sen­ta­do pela jor­nal­ista Gabriela Mendes, o Caiu no Enem recebe pro­fes­sores de difer­entes áreas do con­hec­i­men­to, que aten­dem as solic­i­tações de estu­dantes entre­vis­ta­dos pelas equipes de reportagem da EBC e daque­les que fazem inda­gações pelas redes soci­ais.

Os espe­cial­is­tas ressaltam os pon­tos exigi­dos no exame, indicam as sur­pre­sas dos con­teú­dos cobra­dos e refletem sobre as per­gun­tas con­sid­er­adas com­plexas e polêmi­cas. Além da res­olução dos itens mais pedi­dos pelo públi­co, os edu­cadores tecem comen­tários gerais sobre a avali­ação.

O pro­gra­ma tam­bém expli­ca o cál­cu­lo da nota e mostra como os inter­es­sa­dos podem uti­lizá-la. Os pro­fes­sores com­par­til­ham ori­en­tações sobre escol­ha da car­reira, con­cor­rên­cia para ingres­so na fac­ul­dade, mer­ca­do de tra­bal­ho, profis­sões, habil­i­dades e aptidões do futuro. Eles trazem dicas e esclare­cem dúvi­das sobre o sis­tema de seleção para aces­so ao ensi­no supe­ri­or.

Pro­dução orig­i­nal da EBC, o espe­cial apre­sen­ta flash­es dire­ta­mente de vários locais de pro­va, rev­ela a opinião de alunos e acom­pan­ha tre­chos da entre­vista cole­ti­va do Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep).

Plataforma Questões Enem

A EBC ofer­ece um sis­tema que reúne as provas apli­cadas no Enem des­de 2009. A platafor­ma gra­tui­ta Questões Enem per­mite que os estu­dantes testem seus con­hec­i­men­tos de maneira prévia e se pre­parem mel­hor para o exame.

O inter­es­sa­do pode escol­her difer­entes áreas de con­hec­i­men­to para aferir o resul­ta­do de seus estu­dos. O ban­co sele­ciona questões de maneira aleatória para que o aluno pos­sa resolvê-las. A pági­na bus­ca aju­dar os can­didatos ao facil­i­tar o aces­so e famil­iar­izá-los comas mais recentes abor­da­gens da avali­ação.

A platafor­ma gra­va quais questões o estu­dante já respon­deu e cria um teste per­son­al­iza­do a cada aces­so. As infor­mações forneci­das no preenchi­men­to de cadas­tro de usuário não são repas­sadas a ter­ceiros pela EBC, con­forme a políti­ca de pri­vaci­dade.

Conteúdo das provas

Cer­ca de 3,4 mil­hões de estu­dantes estão aptos a faz­er as provas des­ta edição do Enem, em todo o país. Na primeira pro­va, neste domin­go (13), os can­didatos resolvem as 45 questões de ciên­cias humanas e suas tec­nolo­gias que envolvem con­hec­i­men­tos de história, geografia e soci­olo­gia.

Na mes­ma data, os estu­dantes tam­bém fazem o exame de lin­gua­gens, códi­gos e suas tec­nolo­gias. São 40 questões de lín­gua por­tugue­sa e cin­co de inglês ou espan­hol. Os par­tic­i­pantes ain­da escrevem uma redação e têm, ao todo, cin­co horas e meia para entre­gar o cartão de respostas.

No próx­i­mo domin­go (20), as provas serão de matemáti­ca, com 45 questões, e de ciên­cias da natureza, tam­bém com 45 questões, abrangen­do dis­ci­plinas como físi­ca, quími­ca e biolo­gia. O tem­po de duração da segun­da pro­va é de cin­co horas.

Horário do exame

Na apli­cação das provas do Enem, é segui­do o horário de Brasília. Os portões abrem-se às 12h e fecham-se às 13h.

A avali­ação começa às 13h30, e os estu­dantes pre­cisam ficar aten­tos para ver­i­ficar na local­i­dade onde moram a hora exa­ta do exame.

EBC

Cri­a­da em 2007 para for­t­ale­cer o sis­tema públi­co de comu­ni­cação, a EBC é gesto­ra da TV Brasil, Agên­cia BrasilRadioagên­cia NacionalRádio Nacional AM do Rio de Janeiro (1.130 KHz), Rádio Nacional AM de Brasília (980 KHz), Nacional FM de Brasília (96,1 MHz), Rádio MEC AM do Rio de Janeiro (800 KHz), Rádio MEC FM do Rio de Janeiro (99,3 MHz), Rádio Nacional da Amazô­nia OC (11.780 KHz e 6.180 KHz), Rádio Nacional AM do Alto Solimões (670 KHz) e Rádio Nacional FM do Alto Solimões (96.1 MHz).

Serviço

Espe­cial Caiu no Enem – 1ª pro­va – domin­go, dia 13/11, ao vivo, às 19h30
Espe­cial Caiu no Enem – 2ª pro­va – domin­go, dia 20/11, ao vivo, às 19h30

Sai­ba como sin­tonizar a TV Brasil:
https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d