...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Veja como consultar os locais da prova discursiva do CNU 2025

Veja como consultar os locais da prova discursiva do CNU 2025

Segunda etapa do concurso será no dia 7 de dezembro, em 228 cidades

Daniel­la Almei­da — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 01/12/2025 — 17:01
Brasília
Brasília - 05/10/2025 -A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, durante visita ao campus da Asa Norte do Centro Universitário de Brasília (CEUB), onde 7.068 pessoas estão inscritas para realizar a prova do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Repro­dução: © Val­ter Campanato/Agência Brasil

O Cartão de Con­fir­mação de Inscrição da segun­da edição do Con­cur­so Públi­co Nacional Unifi­ca­do (CPNU 2) já está disponív­el des­de as 16h des­ta segun­da-feira (1º). 

O doc­u­men­to pode ser aces­sa­do pelos 42.499 can­didatos habil­i­ta­dos para a segun­da fase do cer­tame, no site da Fun­dação Getúlio Var­gas (FGV), a ban­ca exam­i­nado­ra do proces­so sele­ti­vo.

O cartão traz infor­mações para a par­tic­i­pação na pro­va dis­cur­si­va, no 7 de dezem­bro, como local do exame, número de inscrição, data e horário. O doc­u­men­to tam­bém reg­is­tra se o can­dida­to terá dire­ito a atendi­men­to espe­cial­iza­do ou ao uso do nome social, se solic­i­ta­do no momen­to de inscrição e autor­iza­do pela coor­de­nação do cer­tame.

Como acessar

No site da Fun­dação Getúlio Var­gas (FGV) des­ti­na­do ao CNU 2025,  o can­dida­to deve:

Ou

  • Aces­sar a “Pági­na de Acom­pan­hamen­to” do can­dida­to;
  • Faz­er login com os dados da platafor­ma Gov.br;
  • Baixar o cartão de con­fir­mação.

Ape­sar de não ser obri­gatório, o Min­istério da Gestão e a FGV recomen­dam levar o cartão impres­so no dia da real­iza­ção da pro­va para facil­i­tar a local­iza­ção e orga­ni­za­ção do can­dida­to.

» Siga o canal da Agên­cia Brasil no What­sApp

Horários

De acor­do com o edi­tal, no dia da pro­va, os portões de todos os locais de apli­cação serão fecha­dos, pon­tual­mente, às 12h30min, por­tan­to, 30 min­u­tos antes do iní­cio das provas dis­cur­si­vas, obser­va­do o horário de Brasília

Para car­gos de nív­el supe­ri­or, a pro­va dis­cur­si­va terá duração de três horas e será real­iza­da das 13 horas às 16 horas, no horário de Brasília.

Já os can­didatos a car­gos de nív­el inter­mediário farão as provas em horário reduzi­do, de duas horas: das 13h às 15h.

Prova discursiva

Para car­gos de blo­cos temáti­cos de nív­el supe­ri­or, a pro­va será for­ma­da por duas questões dis­cur­si­vas, val­en­do 45 pon­tos. Para nív­el inter­mediário, a avali­ação será com­pos­ta por uma redação dis­ser­ta­ti­va, com val­or total de 30 pon­tos. 

Os tex­tos dev­erão ter até 30 lin­has e serão avali­a­dos a par­tir de dois critérios:

  • Con­hec­i­men­tos especí­fi­cos (50% da nota total para nív­el supe­ri­or);
  • Domínio da lín­gua por­tugue­sa (50% da nota para os car­gos de nív­el supe­ri­or e 100% para nív­el inter­mediário).

A pro­va deve ser escri­ta à mão, com cane­ta esfer­o­grá­fi­ca azul ou pre­ta, e somente o tex­to tran­scrito na fol­ha defin­i­ti­va será con­sid­er­a­do para cor­reção.

CNU 2025

O chama­do Enem dos Con­cur­sos ofer­ece 3.652 vagas dis­tribuí­das em 32 órgãos do gov­er­no fed­er­al. Do total, 3.144 são para car­gos de nív­el supe­ri­or e as demais (508) são de nív­el inter­mediário.

Este con­cur­so públi­co tam­bém tem o obje­ti­vo de for­mar um ban­co de can­didatos aprova­dos em lista de espera para car­gos de níveis supe­ri­or e inter­mediário.

O MGI infor­ma que 2.480 vagas são de preenchi­men­to ime­di­a­to e as out­ras 1.172 vagas para provi­men­to no cur­to pra­zo, após a homolo­gação dos resul­ta­dos.

Os car­gos serão agru­pa­dos em nove blo­cos temáti­cos. O MGI repetiu o mod­e­lo ado­ta­do na primeira edição do CNU, o de inscrição do can­dida­to para difer­entes car­gos den­tro do mes­mo blo­co, com definição de lista de prefer­ên­cia pelo próprio can­dida­to.

O CNU 2025 reg­istrou 761.528 inscrições con­fir­madas, inscritos de todos os esta­dos brasileiros, de 4.951 municí­pios.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d