...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Economia / Cerca de 1,8 mi de contribuintes podem saber se caíram na malha fina

Cerca de 1,8 mi de contribuintes podem saber se caíram na malha fina

IMPOSTO DE RENDA 201,Declaração IRPF 2019
Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Consulta pode ser feita pela internet, no portal e‑CAC


Pub­li­ca­do em 02/06/2021 — 16:05 Por Well­ton Máx­i­mo – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Cer­ca de 1,8 mil­hão de con­tribuintes já podem saber se caíram na mal­ha fina do Impos­to de Ren­da. A Recei­ta Fed­er­al liber­ou a con­sul­ta ao extra­to da declar­ação de 2021.

O extra­to pode ser con­feri­do no Cen­tro de Atendi­men­to Vir­tu­al (e‑CAC) da Recei­ta Fed­er­al. Para ter aces­so ao site, o con­tribuinte deve infor­mar ou o cer­ti­fi­ca­do dig­i­tal (se tiv­er um), ou o login no Por­tal Gov.br ou dig­i­tar número do CPF/CNPJ, o códi­go de aces­so e a sen­ha.

Quem não tiv­er o códi­go de aces­so, ou tiv­er o códi­go ven­ci­do, pre­cisa dig­i­tar os números dos reci­bos das duas últi­mas declar­ações entregues à Recei­ta e ger­ar um novo códi­go. Quem está declaran­do pela primeira vez pre­cisa infor­mar ape­nas o número do reci­bo deste ano.

Na últi­ma segun­da-feira (31), horas antes do fim do encer­ra­men­to do pra­zo de entre­ga da Declar­ação do Impos­to de Ren­da Pes­soa Físi­ca 2021, o super­vi­sor do Pro­gra­ma do Impos­to de Ren­da, José Car­los Fon­se­ca, disse que a Recei­ta esper­a­va que cer­ca de 1,8 mil­hão de declar­ações, das 34.168.166 envi­adas, fos­sem reti­das na mal­ha fina. Segun­do Fon­se­ca, o total deve cair pela metade e ficar em 900 mil até o paga­men­to do últi­mo lote de resti­tu­ição, no fim de setem­bro, por causa do envio de declar­ações reti­fi­cado­ras.

Fon­se­ca ressalta que a autor­reg­u­lar­iza­ção, em que o con­tribuinte con­fere o extra­to, ver­i­fi­ca as pendên­cias e envia uma declar­ação reti­fi­cado­ra com a cor­reção de dados erra­dos ou impre­cisos, tem aumen­ta­do ano a ano. Se feito antes do paga­men­to do últi­mo lote de resti­tu­ição, o pro­ced­i­men­to evi­ta que o con­tribuinte rece­ba inti­mação da Recei­ta Fed­er­al ou seja inves­ti­ga­do pelo Fis­co.

Como conferir

Para con­ferir o extra­to, o con­tribuinte deve aces­sar o link “Meu Impos­to de Ren­da”, no lado esquer­do da tela, na pági­na de aber­tu­ra do e‑CAC. Em segui­da, aparece uma lin­ha do tem­po com as últi­mas declar­ações entregues. Bas­ta ver­i­ficar a declar­ação de 2021 para con­ferir se o doc­u­men­to caiu na mal­ha fina. Quem não tem prob­le­mas na declar­ação verá a men­sagem “Em fila de resti­tu­ição”, bas­tan­do esper­ar os próx­i­mos lotes.

Quem já tiv­er rece­bido a resti­tu­ição verá a men­sagem “Proces­sa­da”. Neste ano, a Recei­ta pagará cin­co lotes de resti­tu­ição. O primeiro foi deposi­ta­do no últi­mo dia 31. Os demais paga­men­tos ocor­rerão em 30 de jun­ho, 30 de jul­ho, 31 de agos­to e 30 de setem­bro.

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d