...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Economia / Caixa encerra pagamento e saque do abono salarial em 30 de junho

Caixa encerra pagamento e saque do abono salarial em 30 de junho

Brasília: Prédio da Caixa Econômica Federal. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Trabalhadores que não sacarem deverão esperar próximo calendário


Pub­li­ca­do em 07/06/2021 — 17:51 Por Agên­cia Brasil — Brasília

A Caixa infor­mou hoje (7) que tra­bal­hadores que cumpram as exigên­cias para o rece­bi­men­to do abono salar­i­al do cal­endário 2020–2021, com ano-base 2019, terão até o dia 30 de jun­ho para faz­er o saque do bene­fí­cio.

Caso per­ca o pra­zo, o tra­bal­hador qual­i­fi­ca­do para o abono só terá out­ra opor­tu­nidade para o saque a par­tir do próx­i­mo cal­endário. A Caixa infor­ma que, segun­do por­taria que reg­u­la o abono salar­i­al, o bene­fí­cio fica reser­va­do ao ben­efi­ciário por um pra­zo de 5 anos.

Em nota, o ban­co infor­ma que foram pagos R$ 17 bil­hões para cer­ca de 22 mil­hões de tra­bal­hadores. Dess­es, 6,3 mil­hões rece­ber­am o abono salar­i­al em con­tas poupança soci­ais dig­i­tais sem cus­to algum para usuários.

Até o momen­to, cer­ca de 560 mil tra­bal­hadores ain­da não sacaram o bene­fí­cio — o que resul­ta em R$ 328 mil­hões aguardan­do res­gate.

Tradi­cional­mente lib­er­a­dos entre jul­ho e jun­ho, hou­ve mudança no cal­endário de paga­men­to do abono salar­i­al, que pas­sará a ser pago entre janeiro e dezem­bro de cada exer­cí­cio. As infor­mações de paga­men­to serão ref­er­entes ao ano ante­ri­or, e dev­erão ser repas­sadas pelos empre­gadores respon­sáveis pelos ben­efi­ciários. Com a mudança, o ano-base de 2020 dev­erá ser pago a par­tir de janeiro de 2022.

O que é o abono salarial?

Cri­a­do em 1990, o abono salar­i­al é um bene­fí­cio para tra­bal­hadores de baixa ren­da que cumpram req­ui­si­tos definidos em lei. Para ter dire­ito, é necessário ter carteira de tra­bal­ho há pelo menos 5 anos, ter ren­da men­sal infe­ri­or a dois salários mín­i­mos, ter tra­bal­ha­do pelo menos 30 dias no ano-base — con­sec­u­tivos ou não — e ter os dados atu­al­iza­dos na Relação Anu­al de Infor­mações Soci­ais (Rais).

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d