...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Queiroga anuncia chegada de 3 milhões de doses da vacina Janssen

Queiroga anuncia chegada de 3 milhões de doses da vacina Janssen

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante entrevista coletiva.
Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Imunizantes chegam na terça-feira e serão distribuídas nas capitais


Pub­li­ca­do em 12/06/2021 — 19:34 Por Heloisa Cristal­do — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

A agên­cia reg­u­lado­ra de medica­men­tos dos Esta­dos Unidos (FDA, sigla em inglês) aprovou neste sába­do (12) o envio de 3 mil­hões de dos­es da vaci­na da Janssen, da John­son & John­son, ao Brasil. De acor­do com min­istro da Saúde, Marce­lo Queiroga, os imu­nizantes chegarão na terça-feira (15) no país. 

O pra­zo de val­i­dade da vaci­na aprova­do pela Agên­cia Nacional de Vig­ilân­cia San­itária (Anvisa) é de três meses. A agên­cia reg­u­lado­ra brasileira anal­isa a pos­si­bil­i­dade de ampli­ar para qua­tro meses e meio. A decisão de esten­der a val­i­dade foi aprova­da pelo FDA na últi­ma quin­ta-feira (10).

Segun­do Queiroga, as vaci­nas serão dis­tribuí­das para as cap­i­tais por con­ta da logís­ti­ca e têm val­i­dade até o dia 27 de jun­ho, que poderá ser esten­di­do até o dia 8 de agos­to caso seja pror­ro­ga­do pela Anvisa.

“Assim temos mais agili­dade em entre­gar essas dos­es à pop­u­lação brasileira”, expli­cou Queiroga. De acor­do com min­istro, o imu­nizante asse­gu­ra 85% de segu­rança em casos severos de covid-19.

A vaci­na da Janssen é apli­ca­da em dose úni­ca. A pre­visão é que o imu­nizante comece a ser dis­tribuí­do aos esta­dos em 48 horas, ou seja, a par­tir de quin­ta-feira (17). O min­istro da Saúde infor­mou ain­da que hou­ve um descon­to de 25% no val­or dos imu­nizantes e que o paga­men­to acon­te­cerá ape­nas pelas dos­es, de fato, apli­cadas.

Copa América

Segun­do Queiroga, os mem­bros da del­e­gação venezue­lana que estão no Brasil para par­tic­i­par da Copa Améri­ca foram tes­ta­dos pos­i­tivos para covid-19 estão em quar­ente­na, iso­la­dos. Ao todo, oito jogadores e qua­tro inte­grantes da equipe per­manecerão no país até testarem neg­a­ti­vo para a doença.

A com­petição começa neste domin­go (13), a par­tir das 18h (horário de Brasília), com Brasil e Venezuela se enfrentan­do no Está­dio Mané Gar­rin­cha, em Brasília.

Há sus­pei­ta de qua­tro casos de covid-19 entre jogadores da seleção da Bolívia. No entan­to, a Con­mem­bol ain­da aguar­da os resul­ta­dos dos exam­es tipo RT-PCR para con­fir­mar ou não os casos. A seleção boli­viana joga con­tra o Paraguai na segun­da-feira, às 18h, em Goiâ­nia.

Edição: Kel­ly Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d