...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Noticias / Ministério da Saúde lança campanha de doação de sangue

Ministério da Saúde lança campanha de doação de sangue

 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante o lançamento da campanha de doação de sangue no Dia Mundial do Doador de Sangue.
Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Lançamento ocorre no Dia Mundial do Doador de Sangue


Pub­li­ca­do em 14/06/2021 — 10:38 Por Agên­cia Brasil — Brasília
Atu­al­iza­do em 14/06/2021 — 12:00

Com o lema Doe Sangue Reg­u­lar­mente — com a Nos­sa União a Vida se Com­ple­ta, o Min­istério da Saúde lançou hoje (14) uma cam­pan­ha para incen­ti­var a pop­u­lação a doar sangue reg­u­lar­mente. O obje­ti­vo é incre­men­tar o estoque de sangue do país, que teve uma redução de 10% des­de o iní­cio da pan­demia de covid-19. O lança­men­to ocorre na data em que se comem­o­ra o Dia Mundi­al do Doador de Sangue.

Em 2019, foram real­izadas 3.271.824 cole­tas de sangue no país e em 2020 o número caiu para 2.958.665. Segun­do o min­istério, a redução se deu em razão da diminuição na cir­cu­lação de pes­soas por con­ta da covid-19. Ape­sar da redução, a pas­ta não reg­istrou desabastec­i­men­to.

Mes­mo assim, durante a pan­demia o min­istério teve que acionar o Plano Nacional de Con­tingên­cia de Sangue que pos­si­bil­i­tou o remane­ja­men­to de bol­sas de sangue entre os esta­dos con­forme a deman­da e ofer­ta em cada local. Nove esta­dos fiz­er­am solic­i­tações e foram aten­di­dos: São Paulo, Minas Gerais, Piauí, Per­nam­bu­co, Sergipe, Amapá, Rondô­nia, Paraná e San­ta Cata­ri­na.

Ouça: Sai­ba o que é pre­ciso para se tornar um doador de sangue

Em média, a disponi­bi­liza­ção do sangue para o des­ti­no final leva até oito horas, con­sideran­do a maior dis­tân­cia entre o esta­do solic­i­tante e o que doa.

Neste ano, até o mês de março foram cole­tadas 734.247 bol­sas de sangue no país. Durante o lança­men­to da cam­pan­ha, o min­istro da Saúde, Marce­lo Queiroga, lem­brou que todo a manutenção do abastec­i­men­to dos hemo­cen­tros é pos­sív­el graças à existên­cia do Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS).

“Vamos aproveitar essa opor­tu­nidade não só para reafir­mar as ações de enfrenta­men­to à pan­demia, mas tam­bém a neces­si­dade con­tínua da cumprir o pre­ceito con­sti­tu­cional da saúde como dire­ito fun­da­men­tal”, afir­mou o min­istro.

Assista à integra da transmissão:

Para doar sangue, é pre­ciso ter de 16 a 69 anos, des­de que a primeira doação ten­ha sido fei­ta até 60 anos (menores de 18 anos devem apre­sen­tar con­sen­ti­men­to for­mal do respon­sáv­el legal); pesar no mín­i­mo 50 qui­los; e estar ali­men­ta­do. No dia da cole­ta, o doador não deve ingerir ali­men­tos gor­durosos antes da doação; deve ter dormi­do pelo menos seis horas nas últi­mas 24 horas; e apre­sen­tar doc­u­men­to ofi­cial de iden­ti­fi­cação com foto.

Uma úni­ca doação de sangue, de 450 milil­itros, é sufi­ciente para sal­var a vida de até 4 pes­soas. Além dis­so, essa quan­ti­dade é repos­ta no organ­is­mo em 24 horas.

A cam­pan­ha deste ano tam­bém vai lançar mão do auxílio da tec­nolo­gia, por meio do Face­book. Bas­ta aces­sar a pági­na para se cadas­trar como doador de sangue.

O min­istro lem­brou ain­da que a doação vol­un­tária de sangue, além de um ato de amor é um com­pro­mis­so com a vida. “Vamos nos unir para man­ter­mos nos nos­sos ban­cos de sangue reser­vas sufi­cientes para aten­der a pop­u­lação brasileira”, pediu o min­istro.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d