...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / COP26: Brasil promete reduzir emissões de gases pela metade até 2030

COP26: Brasil promete reduzir emissões de gases pela metade até 2030

Repro­dução: © Anto­nio Cruz/Agência Brasil

Meta foi divulgada durante abertura da participação brasileira


Pub­li­ca­do em 01/11/2021 — 13:27 Por Heloisa Cristal­do – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília
Atu­al­iza­do em 01/11/2021 — 15:48

O min­istro do Meio Ambi­ente, Joaquim Leite, anun­ciou nes­ta segun­da-feira (1º) uma nova meta de redução de emis­sões de gas­es do efeito est­u­fa. A infor­mação foi divul­ga­da durante a aber­tu­ra da par­tic­i­pação brasileira na Con­fer­ên­cia das Nações Unidas sobre Mudanças Climáti­cas (COP26), em Glas­gow, na Escó­cia. 

“Apre­sen­ta­mos hoje uma nova meta climáti­ca, mais ambi­ciosa, pas­san­do de 43% para 50% até 2030; e de neu­tral­i­dade de car­bono até 2050, que será for­mal­iza­da durante a COP26”, disse. Leite par­ticipou da aber­tu­ra da cúpu­la por meio de trans­mis­são simultânea, em even­to real­iza­do em Brasília, no edifí­cio-sede da Con­fed­er­ação Nacional da Indús­tria.

Segun­do o min­istro, a con­fer­ên­cia mar­ca “uma tran­sição do debate das promes­sas climáti­cas para a cri­ação de empre­gos verdes”. Leite argu­men­tou ain­da que o Brasil tem atu­a­do como artic­u­lador do debate.

“Real­izamos encon­tros bilat­erais prévios com mais de 60 país­es, atuan­do como país artic­u­lador, bus­can­do o diál­o­go e pon­tos de con­vergên­cia. Tam­bém con­duz­i­mos dezenas de reuniões téc­ni­cas, cole­tan­do sub­sí­dios que cul­mi­naram numa estraté­gia de nego­ci­ação para defend­er o inter­esse nacional e posi­cionar o Brasil como país fun­da­men­tal nes­sa nova agen­da verde mundi­al”, disse.

Crescimento verde

Em dis­cur­so grava­do para a con­fer­ên­cia, o pres­i­dente Jair Bol­sonaro afir­mou que o “Brasil é uma potên­cia verde” e argu­men­tou que o país é solução para os prob­le­mas atu­ais.

“O Brasil é uma potên­cia verde. Temos a maior bio­di­ver­si­dade do plan­e­ta, a maior e mais rica cober­tu­ra flo­re­stal e uma das maiores áreas oceâni­cas. No com­bate à mudança do cli­ma, sem­pre fomos parte da solução, não do prob­le­ma”, afir­mou.

Bol­sonaro ressaltou ain­da que o Pro­gra­ma Nacional de Cresci­men­to Verde, lança­do na sem­ana pas­sa­da, “traz as pre­ocu­pações ambi­en­tais para o cen­tro da agen­da econômi­ca”. A ini­cia­ti­va tem como obje­ti­vo aliar a redução das emis­sões de car­bono, a con­ser­vação de flo­restas e o uso racional de recur­sos nat­u­rais com ger­ação de emprego verde e cresci­men­to econômi­co.

“Ao pro­mover uma ‘econo­mia verde’, o pro­gra­ma vai ori­en­tar as ações de pro­teção e con­ser­vação do meio ambi­ente por meio de incen­tivos econômi­cos, dire­cio­nan­do recur­sos e atrain­do inves­ti­men­tos. Com isso, vamos favore­cer ações e pro­je­tos de con­ser­vação da flo­res­ta, uso racional dos recur­sos nat­u­rais, redução de emis­sões de gas­es de efeito est­u­fa e, prin­ci­pal­mente, ger­ação de “empre­gos verdes”, defend­eu Bol­sonaro.

Elogio

Por meio do Twit­ter, o envi­a­do espe­cial do Cli­ma do gov­er­no dos Esta­dos Unidos, John Ker­ry, cumpri­men­tou o Brasil após o anún­cio das novas metas climáti­cas.

“Saudamos os novos com­pro­mis­sos do Brasil para acabar com o des­mata­men­to ile­gal até 2028, alcançar uma redução sig­ni­fica­ti­va de 50% de gas­es de efeito est­u­fa até 2030 e atin­gir zero líqui­do até 2050. Isso adi­ciona um impul­so cru­cial ao movi­men­to glob­al para com­bat­er a #crise­cli­mat­i­ca. Esta­mos ansiosos para tra­bal­har jun­tos!”, afir­mou Ker­ry.

COP26

A 26ª Con­fer­ên­cia das Nações Unidas sobre Mudanças Climáti­cas começa hoje e segue até 12 de novem­bro. O encon­tro vai reunir mais de 190 país­es para dis­cu­tir medi­das mais enér­gi­cas con­tra o aque­c­i­men­to glob­al.

Edição: Paula Labois­sière

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d