...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Enem 2021: versão impressa concentra maioria dos candidatos

Enem 2021: versão impressa concentra maioria dos candidatos

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Mais de 3 milhões estão inscritos para provas no dia 21 e 28


Pub­li­ca­do em 14/11/2021 — 12:34 Por Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

O Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) 2021 terá duas modal­i­dades, a impres­sa e a dig­i­tal. Este é o segun­do ano de apli­cação da modal­i­dade dig­i­tal do exame. Nes­ta edição, as duas ver­sões serão nas mes­mas datas – 21 e 28 de novem­bro – e os itens das provas e o tema da redação, iguais.

A ver­são impres­sa ain­da con­cen­tra a maior parte dos can­didatos. Segun­do o Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep), 3.109.762 estão inscritos no Enem 2021. Destes, 3.040.871 farão a pro­va impres­sa e 68.891, a dig­i­tal.

Repro­dução: Enem  dig­i­tal  foi  apli­ca­do  pela  primeira  vez  no  iní­cio  deste  ano,  na  edição  de  2020  —  Mar­cel­lo  Casal Jr/Agência  Brasil

O Enem dig­i­tal foi apli­ca­do pela primeira vez no iní­cio deste ano, na edição de 2020. Naque­la  edição, porém, tan­to as provas quan­to as datas de real­iza­ção foram difer­entes das do Enem impres­so. Em meio à pan­demia, cer­ca de 70% dos inscritos não com­pare­ce­r­am ao exame. A intenção é que, ano a ano, mais can­didatos façam a pro­va no com­puta­dor e que, até 2026, o Enem se torne total­mente dig­i­tal.

Da mes­ma for­ma que os can­didatos do Enem impres­so, os inscritos para o for­ma­to dig­i­tal devem ir até o local de pro­va, onde terão um com­puta­dor disponív­el para faz­er o exame. As máquinas terão aces­so ape­nas à pro­va. Os can­didatos tam­bém devem levar cane­ta esfer­o­grá­fi­ca de tin­ta pre­ta fab­ri­ca­da em mate­r­i­al trans­par­ente, pois a redação, no primeiro dia do exame, é fei­ta em papel. No segun­do dia de pro­va, os estu­dantes rece­berão fol­has de ras­cun­ho para faz­er, à mão, caso dese­jem, os cál­cu­los das provas de matemáti­ca e ciên­cias da natureza.

O sis­tema apre­sen­ta algu­mas facil­i­dades: a mar­cação das questões é fei­ta em tela, não é pre­ciso, por­tan­to, preencher o cartão de respostas ao final da pro­va; é pos­sív­el nave­g­ar entre as questões e mar­car aque­las que ain­da não estão preenchi­das e faz­er ano­tações em tela. O Inep disponi­bi­li­zou um tuto­r­i­al no Youtube.

O coor­de­nador de ensi­no médio do CEL Inter­cul­tur­al School, Rômu­lo Bra­ga, que fez o Enem dig­i­tal 2020, diz que gos­tou do mod­e­lo. “Eu sou muito habit­u­a­do a mex­er em tela, então, para mim, foi a mes­ma exper­iên­cia, não sen­ti difi­cul­dade nen­hu­ma.”

Bra­ga desta­ca que o Enem dig­i­tal é exata­mente igual ao impres­so. “Só muda do papel para a tela do com­puta­dor, e fica uma questão por tela, mas há pos­si­bil­i­dade de ir entre as questões, de ras­cun­har em cima. A difer­ença pedagóg­i­ca é prati­ca­mente nen­hu­ma. A grande questão é que vai faz­er em frente ao com­puta­dor.”

Já o pro­fes­sor de história do Colé­gio Mopi, Rafael Duarte, recomen­da que os alunos façam a inscrição na modal­i­dade impres­sa. “A pro­va [dig­i­tal] ain­da tem caráter exper­i­men­tal, e a gente tem prepara­do os alunos para a ver­são impres­sa.” A recomen­dação é que os estu­dantes anotem as questões em que tiver­am mais difi­cul­dade para depois voltarem mais facil­mente a elas e tam­bém que reservem um tem­po para preencher o cartão de respostas.

Dicas

Na reta final, o preparo para o exame, em ambas as ver­sões, é semel­hante, afir­mam os pro­fes­sores. “O ide­al ago­ra é focar em exer­cí­cios, sim­u­la­dos e em provas anti­gas. Den­tro do lim­ite do tem­po e da disponi­bil­i­dade que cada estu­dante tem, ele deve procu­rar as provas do primeiro dia de exame para ter mod­e­los de questões — provas de lin­gua­gens, ciên­cias humanas e redação –  e cronome­trar o tem­po para faz­er as provas. Pen­sar em estraté­gias de pro­va, enten­der como lidar com questões difí­ceis”, recomen­da Duarte.

Na pági­na do Inep, estão disponíveis as provas e os gabar­i­tos de anos ante­ri­ores.

Um dia antes do exame, a dica é des­cansar e ficar aten­to a recomen­dações como não com­er nada pesa­do, dormir bem à noite, não estu­dar na man­hã do dia da pro­va, para evi­tar estresse e con­ser­var a saúde men­tal antes da pro­va, diz Bra­ga.

Rafael Duarte lem­bra que, na sem­ana pas­sa­da, o cli­ma foi de apreen­são e inse­gu­rança entre os estu­dantes, por causa de demis­sões ocor­ri­das no Inep. “O ide­al é ago­ra focar na preparação, esque­cer esse ambi­ente con­tur­ba­do e ten­tar não se influ­en­ciar pela atmos­fera de incerteza”, diz. “É bom o aluno focar na pro­va e con­tin­uar a preparação dele para o Enem porque essa pre­ocu­pação não vai traz­er um resul­ta­do pos­i­ti­vo.”

Enem 2021

Em audiên­cia públi­ca na Câmara dos Dep­uta­dos, o pres­i­dente do Inep, Dani­lo Dupas Ribeiro, descar­tou a pos­si­bil­i­dade de riscos quan­to à real­iza­ção do Enem. “Reforço que as apli­cações [do Enem] estão garan­ti­das, pois as fas­es preparatórias já foram con­cluí­das, restando a dis­tribuição das provas para a sua apli­cação”, disse. “As provas estão prontas, e as equipes já foram capac­i­tadas. Está tudo cer­to, não se pre­ocu­pem”.

O Enem clas­si­fi­ca estu­dantes para vagas em insti­tu­ições  públi­cas de ensi­no supe­ri­or pelo Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da (Sisu), para bol­sas em insti­tu­ições pri­vadas, pelo Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (Prouni), e serve de parâmetro para o Fun­do de Finan­cia­men­to Estu­dan­til (Fies). Os resul­ta­dos tam­bém podem ser usa­dos para entra­da em insti­tu­ições de ensi­no por­tugue­sas que têm con­vênio com o Inep.

O exame será apli­ca­do nos dias 21 e 28 de novem­bro. No primeiro dia, os estu­dantes farão as provas de lin­gua­gens, ciên­cias humanas e redação. No segun­do, matemáti­ca e ciên­cias da natureza. Os locais de pro­va estão disponíveis no Cartão de Con­fir­mação de Inscrição na Pági­na do Par­tic­i­pante.

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

MEC fará pesquisa sobre impacto da restrição de celular nas escolas

Lei que restringiu uso completa um ano de vigência nesta terça (13) Tatiana Alves — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d