...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Direitos Humanos / ONU promove campanha contra violência de gênero

ONU promove campanha contra violência de gênero

Repro­dução: © Mar­cos Santos/USP

Ação marca Dia para Eliminação da Violência contra Mulheres


Pub­li­ca­do em 25/11/2021 — 07:00 Por Agên­cia Brasil — Brasília

A ONU Mul­heres começa nes­ta quin­ta-feira (25) uma cam­pan­ha inter­na­cional con­tra a vio­lên­cia de gênero para mar­car o Dia Inter­na­cional para a Elim­i­nação da Vio­lên­cia con­tra as Mul­heres. Segun­do a Orga­ni­za­ção das Nações Unidas, o Brasil é o quin­to na lista de país­es com mais crimes de gênero.

As ações serão real­izadas até 10 de dezem­bro, Dia dos Dire­itos Humanos. Des­de 1991, essa cam­pan­ha atua para pre­venção e elim­i­nação da vio­lên­cia con­tra mul­heres e meni­nas. Con­heça a agen­da glob­al da ini­cia­ti­va.

Violência doméstica

Durante a pan­demia de covid-19, os números de vio­lên­cia domésti­ca dis­pararam no mun­do. Relatório da ONU Mul­heres mostra que duas em cada três mul­heres relataram sofr­er ou con­hecer alguém que sofre algum tipo de vio­lên­cia. Ape­nas 10% denun­cia­ram as agressões. No Brasil, dados do Min­istério da Mul­her, da Família e dos Dire­itos Humanos rev­e­lam mais de 100 mil casos de vio­lên­cia con­tra mul­her des­de o iní­cio da pan­demia.

De acor­do com Rena­ta Rizzi, fun­dado­ra da ini­cia­ti­va Utopi­ar, mar­ca de roupas fem­i­ni­nas sedi­a­da em São Paulo que ensi­na téc­ni­cas têx­teis a mul­heres que sofr­eram vio­lên­cia domésti­ca, o número de pes­soas bus­can­do aju­da aumen­tou.

O pro­je­to apoia as víti­mas prin­ci­pal­mente na con­quista de inde­pendên­cia finan­ceira e de acol­hi­men­to. A ini­cia­ti­va já aju­dou mais de 60 mul­heres com as ofic­i­nas e ger­ou mais de R$ 50 mil para as par­tic­i­pantes.

Durante a ação da ONU Mul­heres, a mar­ca revert­erá as ven­das para a orga­ni­za­ção não gov­er­na­men­tal (ONG) Casa Mar­iás, que ofer­ece apoio psi­cológi­co, jurídi­co e abri­go sig­iloso para pes­soas em situ­ação de vio­lên­cia domésti­ca.

O obje­ti­vo da empre­sa é trans­for­mar a vida de 5 mil mul­heres nos próx­i­mos dez anos no país, que ocu­pa a 5ª colo­cação entre 83 nações com o maior número de crimes con­tra as mul­heres, de acor­do com o Mapa da Vio­lên­cia, feito pela Fac­ul­dade Lati­no-Amer­i­cana de Ciên­cias Soci­ais.

Ouça na Radioagên­cia Nacional infor­mações sobre out­ra pesquisa rela­ciona­da à vio­lên­cia con­tra a mul­her: “Visív­el e Invisív­el: A Vitimiza­ção de Mul­heres no Brasil” do Fórum Brasileiro de Segu­rança Públi­ca.

Pesquisa apon­ta que vio­lên­cia con­tra mul­her aumen­tou na pan­demia:

Con­fi­ra out­ras notí­cias da Radioagên­cia Nacional.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d