...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Escritor Candido Mendes de Almeida morre aos 93 anos

Escritor Candido Mendes de Almeida morre aos 93 anos

Repro­dução Face­book

Intelectual da ABL teve embolia pulmonar e faleceu no Rio de Janeiro


Pub­li­ca­do em 17/02/2022 — 22:46 Por Agên­cia Brasil — Brasília

Mor­reu na tarde de hoje (17) o pro­fes­sor, escritor, advo­ga­do, cien­tista políti­co e mem­bro da Acad­e­mia Brasileira de Letras (ABL) Can­di­do Mendes de Almei­da, aos 93 anos, no Rio de Janeiro. A causa da morte foi embo­lia pul­monar.

Ocu­pante da cadeira número 35 da ABL, Can­di­do Mendes tin­ha exten­so históri­co acadêmi­co. Reitor da Uni­ver­si­dade Can­di­do Mendes, o escritor par­ticipou de diver­sas ini­cia­ti­vas edu­ca­cionais inter­na­cionais com insti­tu­tos de out­ros país­es. Entre as obras pub­li­cadas por Mendes, desta­cam-se: Nacional­is­mo e Desen­volvi­men­to (1963), O País da Paciên­cia (2000), Sub­cul­tura e mudança: por que me enver­gonho do meu país (2010) e A razão arma­da (2012).

Em nota de falec­i­men­to, a uni­ver­si­dade Can­di­do Mendes decre­tou luto ofi­cial por 15 dias. “Enlu­ta­dos com a per­da irreparáv­el para a Uni­ver­si­dade Can­di­do Mendes, con­tin­uare­mos hon­ran­do a memória e o lega­do do Prof. Can­di­do na luta per­ma­nente pela democ­ra­ti­za­ção do aces­so à edu­cação no país e o desen­volvi­men­to do ensi­no de excelên­cia, que mar­carão para sem­pre a história de trans­for­mação da sociedade brasileira através da edu­cação”, afir­mou a enti­dade em nota em redes soci­ais.

Can­di­do Mendes era mari­do da pneu­mol­o­gista e pesquisado­ra Mar­gareth Dal­col­mo, recen­te­mente nomea­da para inte­grar a comis­são de espe­cial­is­tas e per­i­tos da Orga­ni­za­ção Mundi­al da Saúde. Além da esposa, Mendes deixa qua­tro fil­hos e cin­co netos.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d