...
sexta-feira ,23 fevereiro 2024
Home / Noticias / Escritor Stefano Volp é o entrevistado do programa Trilha de Letras

Escritor Stefano Volp é o entrevistado do programa Trilha de Letras

Repro­du­ção: © Tomaz Silva/Agência Bra­sil

Atração da TV Brasil vai ao ar nesta quarta (22), a partir das 22h


Publi­ca­do em 22/11/2023 — 07:40 Por EBC — Bra­sí­lia

ouvir:

Em mais uma entre­vis­ta iné­di­ta do Tri­lha de Letras, pro­du­ção sema­nal da TV Bra­sil, a apre­sen­ta­do­ra Eli­a­na Alves Cruz rece­be nes­ta quar­ta-fei­ra (22), às 22h, o escri­tor, tra­du­tor e rotei­ris­ta capi­xa­ba Ste­fa­no Volp, para falar sobre Nun­ca Vi a Chu­va, seu livro mais recen­te, que con­ta a his­tó­ria de um jovem em sua jor­na­da de auto­des­co­ber­ta no inte­ri­or do Rio de Janei­ro e abor­da temas como depres­são e sui­cí­dio. Ele fala ain­da sobre a impor­tân­cia da iden­ti­fi­ca­ção dos lei­to­res com a tra­ma: “Tudo isso tem sido um apren­di­za­do pra mim. Mui­to for­te lidar com esses jovens que dizem: ‘eu tenho a mes­ma coi­sa que esse per­so­na­gem’ ”.

Em um papo des­con­traí­do, Ste­fa­no Volp abor­da tam­bém diver­sos outros assun­tos. Den­tre eles, a lite­ra­tu­ra Young Adult, vol­ta­da para jovens adul­tos, sua for­ma­ção fami­li­ar no subúr­bio do Rio de Janei­ro e a influên­cia em sua pro­du­ção artís­ti­ca. “Quan­do eu era mais jovem e lia, eu tinha mui­ta difi­cul­da­de de me encon­trar nos per­so­na­gens. Então, hoje, quan­do eu esco­lho um pro­ta­go­nis­ta LGBT, por exem­plo, é pra mim uma peque­na revo­lu­ção, pois eu não encon­tra­va esses per­so­na­gens quan­do lia”, comen­ta.

Rio de Janeiro (RJ), 02/10/2023 – O escritor Stefano Volp e a apresentadora Eliane Cruz durante gravação do programa Trilha das Letras, da TV Brasil. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Repro­du­ção: O escri­tor Ste­fa­no Volp e a apre­sen­ta­do­ra Eli­a­ne Cruz duran­te gra­va­ção do pro­gra­ma Tri­lha das Letras — Tomaz Silva/Agência Bra­sil

Ele con­ta sobre o sonho de se tor­nar escri­tor por não conhe­cer nenhum autor que se pare­ces­se com ele. “Quan­do eu final­men­te tenho a cane­ta ou o tecla­do na mão, é mui­to natu­ral. Eu que­ro escre­ver para que o jovem não pas­se pelo mes­mo pro­ble­ma que eu. Que ele se encon­tre no livro que ele pegar pra ler”, afir­ma.

Ste­fa­no Volp é conhe­ci­do tam­bém por suas tra­du­ções, como a auto­bi­o­gra­fia de Agatha Chris­tie. Para ele, o tra­ba­lho é qua­se uma rees­cri­ta de um livro. “Você cor­re o ris­co de não dizer o que aque­la pes­soa dis­se. Então, você tem que esta­be­le­cer um com­pro­mis­so com o autor de dizer exa­ta­men­te o que ele dis­se.”

Sobre o programa

Tri­lha de Letras bus­ca deba­ter os temas mais atu­ais dis­cu­ti­dos pela soci­e­da­de por meio da lite­ra­tu­ra. A cada edi­ção, o pro­gra­ma rece­be um con­vi­da­do dife­ren­te. A atra­ção foi ide­a­li­za­da em 2016 pela jor­na­lis­ta Emí­lia Fer­raz, atu­al dire­to­ra do pro­gra­ma que entrou no ar em abril de 2017. Nes­ta tem­po­ra­da, os epi­só­di­os foram gra­va­dos na Bibli­o­Mai­son, bibli­o­te­ca do Con­su­la­do da Fran­ça no Rio de Janei­ro.

TV Bra­sil já pro­du­ziu três tem­po­ra­das do pro­gra­ma e rece­beu mais de 200 con­vi­da­dos naci­o­nais e estran­gei­ros. As duas pri­mei­ras tem­po­ra­das foram apre­sen­ta­das pelo escri­tor Rapha­el Mon­tes. A ter­cei­ra, por Katy Navar­ro, jor­na­lis­ta da Empre­sa Bra­sil de Comu­ni­ca­ção (EBC). A jor­na­lis­ta, escri­to­ra e rotei­ris­ta Eli­a­na Alves Cruz assu­me a quar­ta tem­po­ra­da, que tam­bém ganha uma ver­são na Rádio MEC.

A pro­du­ção exi­bi­da pelo canal públi­co às quar­tas, às 22h, tem horá­rio alter­na­ti­vo aos domin­gos, às 23h. O Tri­lha de Letras ain­da vai ao ar nas madru­ga­das de quar­ta para quin­ta e de domin­go para segun­da, na teli­nha. Já na pro­gra­ma­ção da Rádio MEC, o con­teú­do é apre­sen­ta­do às quar­tas, às 23h.

Ao vivo e on demand

Acom­pa­nhe a pro­gra­ma­ção da TV Bra­sil pelo canal aber­to, TV por assi­na­tu­ra e para­bó­li­ca. Sin­to­ni­ze: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus pro­gra­mas favo­ri­tos estão no TV Bra­sil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por apli­ca­ti­vo no smartpho­ne. O app pode ser bai­xa­do gra­tui­ta­men­te e está dis­po­ní­vel para Android e iOS. Assis­ta tam­bém pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

TV Brasil na internet e nas redes sociais

Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Face­bo­ok – https://www.facebook.com/tvbrasil
X (anti­go Twit­ter) – https://twitter.com/TVBrasil
Ins­ta­gram – https://www.instagram.com/tvbrasil
You­Tu­be – https://www.youtube.com/tvbrasil
Tik­Tok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Bra­sil Play — http://tvbrasilplay.com.br

Rádio MEC na internet e nas redes sociais

Site: https://radios.ebc.com.br
Ins­ta­gram: https://www.instagram.com/radiomec
Spo­tify: https://open.spotify.com/user/radiomec
You­Tu­be: https://www.youtube.com/radiomec
Face­bo­ok: https://www.facebook.com/radiomec
Twit­ter: https://twitter.com/radiomec 
What­sApp: (21) 99710–0537 

Como sintonizar a Rádio MEC

Rio de Janei­ro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz
Belo Hori­zon­te: FM 87,1 MHz
Bra­sí­lia: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz
Para­bó­li­ca — Star One C2 — 3748,00 MHz — Ser­vi­ço 3
Celu­lar — App Rádi­os EBC para Android e iOS

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Nenhuma aposta acerta a Mega-Sena e prêmio vai a R$ 97 milhões

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Veja os números sorteados: 09 – 28 – 33 – …