...
segunda-feira ,9 dezembro 2024
Home / Meios de comunicação / Escritor Stefano Volp é o entrevistado do programa Trilha de Letras

Escritor Stefano Volp é o entrevistado do programa Trilha de Letras

Repro­dução: © Tomaz Silva/Agência Brasil

Atração da TV Brasil vai ao ar nesta quarta (22), a partir das 22h


Pub­li­ca­do em 22/11/2023 — 07:40 Por EBC — Brasília

ouvir:

Em mais uma entre­vista inédi­ta do Tril­ha de Letras, pro­dução sem­anal da TV Brasil, a apre­sen­ta­do­ra Eliana Alves Cruz recebe nes­ta quar­ta-feira (22), às 22h, o escritor, tradu­tor e roteirista capix­a­ba Ste­fano Volp, para falar sobre Nun­ca Vi a Chu­va, seu livro mais recente, que con­ta a história de um jovem em sua jor­na­da de autode­scober­ta no inte­ri­or do Rio de Janeiro e abor­da temas como depressão e suicí­dio. Ele fala ain­da sobre a importân­cia da iden­ti­fi­cação dos leitores com a tra­ma: “Tudo isso tem sido um apren­diza­do pra mim. Muito forte lidar com ess­es jovens que dizem: ‘eu ten­ho a mes­ma coisa que esse per­son­agem’ ”.

Em um papo descon­traí­do, Ste­fano Volp abor­da tam­bém diver­sos out­ros assun­tos. Den­tre eles, a lit­er­atu­ra Young Adult, volta­da para jovens adul­tos, sua for­mação famil­iar no sub­úr­bio do Rio de Janeiro e a influên­cia em sua pro­dução artís­ti­ca. “Quan­do eu era mais jovem e lia, eu tin­ha mui­ta difi­cul­dade de me encon­trar nos per­son­agens. Então, hoje, quan­do eu escol­ho um pro­tag­o­nista LGBT, por exem­p­lo, é pra mim uma peque­na rev­olução, pois eu não encon­tra­va ess­es per­son­agens quan­do lia”, comen­ta.

Rio de Janeiro (RJ), 02/10/2023 – O escritor Stefano Volp e a apresentadora Eliane Cruz durante gravação do programa Trilha das Letras, da TV Brasil. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Repro­dução: O escritor Ste­fano Volp e a apre­sen­ta­do­ra Eliane Cruz durante gravação do pro­gra­ma Tril­ha das Letras — Tomaz Silva/Agência Brasil

Ele con­ta sobre o son­ho de se tornar escritor por não con­hecer nen­hum autor que se pare­cesse com ele. “Quan­do eu final­mente ten­ho a cane­ta ou o tecla­do na mão, é muito nat­ur­al. Eu quero escr­ev­er para que o jovem não passe pelo mes­mo prob­le­ma que eu. Que ele se encon­tre no livro que ele pegar pra ler”, afir­ma.

Ste­fano Volp é con­heci­do tam­bém por suas traduções, como a auto­bi­ografia de Agatha Christie. Para ele, o tra­bal­ho é quase uma ree­scri­ta de um livro. “Você corre o risco de não diz­er o que aque­la pes­soa disse. Então, você tem que esta­b­ele­cer um com­pro­mis­so com o autor de diz­er exata­mente o que ele disse.”

Sobre o programa

Tril­ha de Letras bus­ca debater os temas mais atu­ais dis­cu­ti­dos pela sociedade por meio da lit­er­atu­ra. A cada edição, o pro­gra­ma recebe um con­vi­da­do difer­ente. A atração foi ide­al­iza­da em 2016 pela jor­nal­ista Emília Fer­raz, atu­al dire­to­ra do pro­gra­ma que entrou no ar em abril de 2017. Nes­ta tem­po­ra­da, os episó­dios foram grava­dos na Bib­lioMai­son, bib­liote­ca do Con­sula­do da França no Rio de Janeiro.

TV Brasil já pro­duz­iu três tem­po­radas do pro­gra­ma e rece­beu mais de 200 con­vi­da­dos nacionais e estrangeiros. As duas primeiras tem­po­radas foram apre­sen­tadas pelo escritor Raphael Montes. A ter­ceira, por Katy Navar­ro, jor­nal­ista da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC). A jor­nal­ista, escrito­ra e roteirista Eliana Alves Cruz assume a quar­ta tem­po­ra­da, que tam­bém gan­ha uma ver­são na Rádio MEC.

A pro­dução exibi­da pelo canal públi­co às quar­tas, às 22h, tem horário alter­na­ti­vo aos domin­gos, às 23h. O Tril­ha de Letras ain­da vai ao ar nas madru­gadas de quar­ta para quin­ta e de domin­go para segun­da, na telin­ha. Já na pro­gra­mação da Rádio MEC, o con­teú­do é apre­sen­ta­do às quar­tas, às 23h.

Ao vivo e on demand

Acom­pan­he a pro­gra­mação da TV Brasil pelo canal aber­to, TV por assi­natu­ra e parabóli­ca. Sin­tonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus pro­gra­mas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplica­ti­vo no smart­phone. O app pode ser baix­a­do gra­tuita­mente e está disponív­el para Android e iOS. Assista tam­bém pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

TV Brasil na internet e nas redes sociais

Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Face­book – https://www.facebook.com/tvbrasil
X (anti­go Twit­ter) – https://twitter.com/TVBrasil
Insta­gram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
Tik­Tok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play — http://tvbrasilplay.com.br

Rádio MEC na internet e nas redes sociais

Site: https://radios.ebc.com.br
Insta­gram: https://www.instagram.com/radiomec
Spo­ti­fy: https://open.spotify.com/user/radiomec
YouTube: https://www.youtube.com/radiomec
Face­book: https://www.facebook.com/radiomec
Twit­ter: https://twitter.com/radiomec 
What­sApp: (21) 99710–0537 

Como sintonizar a Rádio MEC

Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz
Belo Hor­i­zonte: FM 87,1 MHz
Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz
Parabóli­ca — Star One C2 — 3748,00 MHz — Serviço 3
Celu­lar — App Rádios EBC para Android e iOS

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Museu Histórico Nacional fecha para modernização do sistema elétrico

Obras devem ser concluídas em outubro de 2025 Dou­glas Cor­rêa – Repórter da Agên­cia Brasil …