...
sábado ,4 maio 2024
Home / Noticias / Concurso Unificado terá detector de metal e coleta de digitais

Concurso Unificado terá detector de metal e coleta de digitais

Repro­du­ção: © Rove­na Rosa/Agência Bra­sil

Candidatos não poderão sair com caderno de questões


Publicado em 23/04/2024 — 14:35 Por Fabíola Sinimbú — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

Medi­das de pro­te­ção refor­ça­rão a segu­ran­ça duran­te a apli­ca­ção das pro­vas do Con­cur­so Naci­o­nal Uni­fi­ca­do, o cha­ma­do Enem dos con­cur­sos, pre­vis­to para o dia 5 de maio. São regras que proí­bem a saí­da dos can­di­da­tos com o cader­no de ques­tões ou com ano­ta­ções do gaba­ri­to, além da cole­ta de digi­tais e exa­me gra­fo­ló­gi­co antes da apli­ca­ção do exa­me.

Com a ado­ção das medi­das, o pró­prio car­tão de res­pos­tas con­te­rá a iden­ti­fi­ca­ção do can­di­da­to, onde, além das sele­ções mar­ca­das duran­te o exa­me, tam­bém fica­rá regis­tra­da uma fra­se copi­a­da pelo con­cor­ren­te com a pró­pria letra e a sua digi­tal.

Detec­to­res de metal e de equi­pa­men­tos ele­trô­ni­cos tam­bém serão ins­ta­la­dos nos aces­sos aos locais de apli­ca­ção da pro­va e os celu­la­res serão des­li­ga­dos e lacra­dos duran­te o exa­me. Uma for­ça-tare­fa tam­bém atu­a­rá, com a par­ti­ci­pa­ção da Secre­ta­ria Naci­o­nal de Segu­ran­ça Públi­ca, das Polí­ci­as Fede­ral e Rodo­viá­ria, da Agên­cia Bra­si­lei­ra de Inte­li­gên­cia, For­ça Naci­o­nal e das Secre­ta­ri­as de Segu­ran­ça Públi­ca Esta­du­ais.

“O pro­ces­so envol­ve um for­te esque­ma de segu­ran­ça, des­de a pro­du­ção e entre­ga das pro­vas até a che­ca­gem da iden­ti­da­de do can­di­da­to”, expli­ca coor­de­na­dor-geral de logís­ti­ca do pro­ces­so sele­ti­vo, Ale­xan­dre Reta­mal.

De acor­do com o Minis­té­rio da Ges­tão e da Ino­va­ção em Ser­vi­ços Públi­cos, o obje­ti­vo é evi­tar frau­des no pro­ces­so sele­ti­vo, prin­ci­pal­men­te por meio do uso de pon­tos ele­trô­ni­cos. Esse seria o prin­ci­pal méto­do usa­do por orga­ni­za­ções cri­mi­no­sas que atu­am em pro­ces­sos sele­ti­vos.

As pro­vas obje­ti­vas de conhe­ci­men­tos gerais serão apli­cas pela manhã, com aber­tu­ra dos por­tões às 7h30, quan­do tam­bém have­rá uma ques­tão dis­ser­ta­ti­va para os blo­cos de nível supe­ri­or e reda­ção para o de nível médio. Já no perío­do da tar­de, os por­tões serão aber­tos às 13h para as pro­vas de conhe­ci­men­tos espe­cí­fi­cos para os blo­cos de nível supe­ri­or e uma nova roda­da de conhe­ci­men­tos gerais para o blo­co de nível médio.

No mes­mo dia da pro­va, após o encer­ra­men­to dos dois perío­dos de exa­me, os cader­nos de pro­vas serão divul­ga­dos no site do Minis­té­rio da Ges­tão.

Edi­ção: Valé­ria Agui­ar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Primeira semana de maio será de chuvas no Norte e no Sul do país

Repro­du­ção: © FAB/Divulgação Inmet mantém indicativo de grandes volumes de chuva para RS e SC …