...
domingo ,26 janeiro 2025
Home / Noticias / Concurso Unificado terá detector de metal e coleta de digitais

Concurso Unificado terá detector de metal e coleta de digitais

Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

Candidatos não poderão sair com caderno de questões


Publicado em 23/04/2024 — 14:35 Por Fabíola Sinimbú — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

Medi­das de pro­teção reforçarão a segu­rança durante a apli­cação das provas do Con­cur­so Nacional Unifi­ca­do, o chama­do Enem dos con­cur­sos, pre­vis­to para o dia 5 de maio. São regras que proíbem a saí­da dos can­didatos com o cader­no de questões ou com ano­tações do gabar­i­to, além da cole­ta de dig­i­tais e exame grafológi­co antes da apli­cação do exame.

Com a adoção das medi­das, o próprio cartão de respostas con­terá a iden­ti­fi­cação do can­dida­to, onde, além das seleções mar­cadas durante o exame, tam­bém ficará reg­istra­da uma frase copi­a­da pelo con­cor­rente com a própria letra e a sua dig­i­tal.

Detec­tores de met­al e de equipa­men­tos eletrôni­cos tam­bém serão insta­l­a­dos nos aces­sos aos locais de apli­cação da pro­va e os celu­lares serão desli­ga­dos e lacra­dos durante o exame. Uma força-tare­fa tam­bém atu­ará, com a par­tic­i­pação da Sec­re­taria Nacional de Segu­rança Públi­ca, das Polí­cias Fed­er­al e Rodoviária, da Agên­cia Brasileira de Inteligên­cia, Força Nacional e das Sec­re­tarias de Segu­rança Públi­ca Estad­u­ais.

“O proces­so envolve um forte esque­ma de segu­rança, des­de a pro­dução e entre­ga das provas até a checagem da iden­ti­dade do can­dida­to”, expli­ca coor­de­nador-ger­al de logís­ti­ca do proces­so sele­ti­vo, Alexan­dre Reta­mal.

De acor­do com o Min­istério da Gestão e da Ino­vação em Serviços Públi­cos, o obje­ti­vo é evi­tar fraudes no proces­so sele­ti­vo, prin­ci­pal­mente por meio do uso de pon­tos eletrôni­cos. Esse seria o prin­ci­pal méto­do usa­do por orga­ni­za­ções crim­i­nosas que atu­am em proces­sos sele­tivos.

As provas obje­ti­vas de con­hec­i­men­tos gerais serão apli­cas pela man­hã, com aber­tu­ra dos portões às 7h30, quan­do tam­bém haverá uma questão dis­ser­ta­ti­va para os blo­cos de nív­el supe­ri­or e redação para o de nív­el médio. Já no perío­do da tarde, os portões serão aber­tos às 13h para as provas de con­hec­i­men­tos especí­fi­cos para os blo­cos de nív­el supe­ri­or e uma nova roda­da de con­hec­i­men­tos gerais para o blo­co de nív­el médio.

No mes­mo dia da pro­va, após o encer­ra­men­to dos dois perío­dos de exame, os cader­nos de provas serão divul­ga­dos no site do Min­istério da Gestão.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Museu do Ipiranga celebra aniversário de SP com atividades gratuitas

Programação prevê atividades infantis e para adolescentes Cami­la Boehm — Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do …