...
segunda-feira ,9 dezembro 2024
Home / Meios de comunicação / Radioagência Nacional vence Prêmio de Jornalismo do Poder Judiciário

Radioagência Nacional vence Prêmio de Jornalismo do Poder Judiciário

Repro­dução: © Val­ter Campanato/Agência Brasil

Série premiada trata dos 75 anos da Declaração dos Direitos Humanos


Publicado em 24/04/2024 — 22:20 Por Agência Brasil — Brasília

A série de reporta­gens Declar­ação Uni­ver­sal dos Dire­itos Humanosda Radioagên­cia Nacional, da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), foi a vence­do­ra na cat­e­go­ria jor­nal­is­mo de áudio no eixo 3 do I Prêmio Nacional de Jor­nal­is­mo do Poder Judi­ciário – 35 anos da Con­sti­tu­ição Cidadã. A pre­mi­ação foi entregue nes­ta quar­ta-feira (24), no Supe­ri­or Tri­bunal de Justiça (STJ), em Brasília.

Brasília, (DF) - 24/04/2024 - EBC recebe prêmio no STJ, no Jornalismo. Foto Valter Campanato/Agência Brasil.
Repro­dução: Jor­nal­ista Beat­riz Arcoverde, rep­re­sen­tan­do a Radioagên­cia Nacional, recebe o prêmio de jor­nal­is­mo do Judi­ciário. Foto: Val­ter Campanato/Agência Brasil

De auto­ria de Eliane Pereira Gonçalves e equipe, a série abor­da os 75 anos da Declar­ação Uni­ver­sal dos Dire­itos Humanos, com­ple­ta­dos em 2023, e como está sendo apli­ca­da. O prêmio é divi­di­do em cin­co eixos, rela­ciona­dos a difer­entes tri­bunais supe­ri­ores. O tra­bal­ho da Radioagên­cia Nacional foi pre­mi­a­do no eixo 3, do Supe­ri­or Tri­bunal de Justiça.

Na cer­imô­nia, o pres­i­dente do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), Luís Rober­to Bar­roso, desta­cou o impor­tante papel dos veícu­los de comu­ni­cação no com­bate à desin­for­mação, aos dis­cur­sos de ódio e teo­rias con­spir­atórias. “Nós nun­ca pre­cisamos tan­to da impren­sa como nós esta­mos pre­cisan­do ago­ra”, disse.

EBC foi final­ista em out­ras cat­e­go­rias, com qua­tro episó­dios do pro­gra­ma Cam­in­hos da Reportagem, da TV Brasil, e um espe­cial da Rádio Nacional de Brasília.

Ao todo, foram 261 tra­bal­hos inscritos nas cat­e­go­rias disponíveis. As comis­sões jul­gado­ras, con­sti­tuí­das pelos tri­bunais, foram com­postas por min­istros, juris­tas espe­cial­iza­dos e profis­sion­ais da impren­sa.

O prêmio é uma ação con­jun­ta do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), do Tri­bunal Supe­ri­or Eleitoral (TSE), do Supe­ri­or Tri­bunal de Justiça (STJ), do Tri­bunal Supe­ri­or do Tra­bal­ho (TST) e do Supe­ri­or Tri­bunal Mil­i­tar (STM) para cel­e­brar o 35º aniver­sário da Con­sti­tu­ição Fed­er­al de 1988 (comem­o­ra­do em 5 de out­ubro do ano pas­sa­do) e pro­mover uma reflexão sobre os dire­itos que ela asse­gurou.

Edição: Car­oli­na Pimentel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Museu Histórico Nacional fecha para modernização do sistema elétrico

Obras devem ser concluídas em outubro de 2025 Dou­glas Cor­rêa – Repórter da Agên­cia Brasil …