...
domingo ,5 maio 2024
Home / Noticias / Radioagência Nacional vence Prêmio de Jornalismo do Poder Judiciário

Radioagência Nacional vence Prêmio de Jornalismo do Poder Judiciário

Repro­du­ção: © Val­ter Campanato/Agência Bra­sil

Série premiada trata dos 75 anos da Declaração dos Direitos Humanos


Publicado em 24/04/2024 — 22:20 Por Agência Brasil — Brasília

A série de repor­ta­gens Decla­ra­ção Uni­ver­sal dos Direi­tos Huma­nosda Radi­o­a­gên­cia Naci­o­nal, da Empre­sa Bra­sil de Comu­ni­ca­ção (EBC), foi a ven­ce­do­ra na cate­go­ria jor­na­lis­mo de áudio no eixo 3 do I Prê­mio Naci­o­nal de Jor­na­lis­mo do Poder Judi­ciá­rio – 35 anos da Cons­ti­tui­ção Cida­dã. A pre­mi­a­ção foi entre­gue nes­ta quar­ta-fei­ra (24), no Supe­ri­or Tri­bu­nal de Jus­ti­ça (STJ), em Bra­sí­lia.

Brasília, (DF) - 24/04/2024 - EBC recebe prêmio no STJ, no Jornalismo. Foto Valter Campanato/Agência Brasil.
Repro­du­ção: Jor­na­lis­ta Bea­triz Arco­ver­de, repre­sen­tan­do a Radi­o­a­gên­cia Naci­o­nal, rece­be o prê­mio de jor­na­lis­mo do Judi­ciá­rio. Foto: Val­ter Campanato/Agência Bra­sil

De auto­ria de Eli­a­ne Perei­ra Gon­çal­ves e equi­pe, a série abor­da os 75 anos da Decla­ra­ção Uni­ver­sal dos Direi­tos Huma­nos, com­ple­ta­dos em 2023, e como está sen­do apli­ca­da. O prê­mio é divi­di­do em cin­co eixos, rela­ci­o­na­dos a dife­ren­tes tri­bu­nais supe­ri­o­res. O tra­ba­lho da Radi­o­a­gên­cia Naci­o­nal foi pre­mi­a­do no eixo 3, do Supe­ri­or Tri­bu­nal de Jus­ti­ça.

Na cerimô­nia, o pre­si­den­te do Supre­mo Tri­bu­nal Fede­ral (STF), Luís Rober­to Bar­ro­so, des­ta­cou o impor­tan­te papel dos veí­cu­los de comu­ni­ca­ção no com­ba­te à desin­for­ma­ção, aos dis­cur­sos de ódio e teo­ri­as cons­pi­ra­tó­ri­as. “Nós nun­ca pre­ci­sa­mos tan­to da impren­sa como nós esta­mos pre­ci­san­do ago­ra”, dis­se.

EBC foi fina­lis­ta em outras cate­go­ri­as, com qua­tro epi­só­di­os do pro­gra­ma Cami­nhos da Repor­ta­gem, da TV Bra­sil, e um espe­ci­al da Rádio Naci­o­nal de Bra­sí­lia.

Ao todo, foram 261 tra­ba­lhos ins­cri­tos nas cate­go­ri­as dis­po­ní­veis. As comis­sões jul­ga­do­ras, cons­ti­tuí­das pelos tri­bu­nais, foram com­pos­tas por minis­tros, juris­tas espe­ci­a­li­za­dos e pro­fis­si­o­nais da impren­sa.

O prê­mio é uma ação con­jun­ta do Supre­mo Tri­bu­nal Fede­ral (STF), do Tri­bu­nal Supe­ri­or Elei­to­ral (TSE), do Supe­ri­or Tri­bu­nal de Jus­ti­ça (STJ), do Tri­bu­nal Supe­ri­or do Tra­ba­lho (TST) e do Supe­ri­or Tri­bu­nal Mili­tar (STM) para cele­brar o 35º ani­ver­sá­rio da Cons­ti­tui­ção Fede­ral de 1988 (come­mo­ra­do em 5 de outu­bro do ano pas­sa­do) e pro­mo­ver uma refle­xão sobre os direi­tos que ela asse­gu­rou.

Edi­ção: Caro­li­na Pimen­tel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Chuvas no Rio Grande do Sul deixam 31 mortos e 74 desaparecidos

Repro­du­ção: © REUTERS/Diego Vara Segundo a PRF, 39 rodovias estão totalmente bloqueadas no estado Publicado …