...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / PF prende pastor acusado de promover discurso de ódio contra judeus

PF prende pastor acusado de promover discurso de ódio contra judeus

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Ele foi preso no Rio de Janeiro


Pub­li­ca­do em 24/02/2022 — 07:56 Por Vitor Abdala — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

A Polí­cia Fed­er­al (PF) pren­deu hoje (24) um pas­tor acu­sa­do de pro­mover dis­cur­sos de ódio con­tra judeus. Con­tra ele havia um man­da­do de prisão pre­ven­ti­va expe­di­do pela 8a Vara Fed­er­al Crim­i­nal do Rio de Janeiro. A oper­ação Rófesh tam­bém cumpriu man­da­do de bus­ca e apreen­são con­tra o líder reli­gioso, no bair­ro de San­to Cristo, na região cen­tral do Rio.

De acor­do com as inves­ti­gações do Grupo de Repressão a Crimes Cibernéti­cos (GRCC), da PF, o reli­gioso, cujo nome não foi divul­ga­do, pro­duz­iu e pub­li­cou diver­sos vídeos com ataques aos judeus e seguidores de out­ras religiões.

Racismo e ameaça

Além dos crimes de racis­mo e ameaça, o pas­tor respon­derá por inci­tação e apolo­gia de crime. Caso seja con­de­na­do, poderá cumprir pena de até 26 anos de reclusão. O nome da oper­ação Rófesh, em hebraico, sig­nifi­ca liber­dade, faz alusão às recentes dis­cussões sobre os lim­ites da liber­dade de expressão.

O pas­tor já tin­ha sido alvo de bus­ca e apreen­são em março do ano pas­sa­do, por pro­mover dis­cur­so de ódio. Segun­do a PF, ele tam­bém já tin­ha sido pre­so ante­ri­or­mente.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d