...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Sobe para 233 número de mortos pelas chuvas de fevereiro em Petrópolis

Sobe para 233 número de mortos pelas chuvas de fevereiro em Petrópolis

Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Bombeiros ainda procuram quatro pessoas desaparecidas


Pub­li­ca­do em 04/03/2022 — 17:21 Por Alana Gan­dra – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Com o encon­tro de mais um cor­po nes­ta quin­ta-feira (3) na Chá­cara Flo­ra, subiu para 233 o número de víti­mas das chu­vas de 15 de fevereiro em Petrópo­lis, região ser­rana do Rio. Segun­do a equipe téc­ni­ca e cien­tí­fi­ca da Polí­cia Civ­il, dos 233 mor­tos, 138 são mul­heres, 95 home­ns e 44, menores de idade.

O Cor­po de Bombeiros con­tin­ua em bus­ca de um desa­pare­ci­do no Mor­ro da Ofic­i­na e de mais três ao lon­go do Rio Qui­tand­in­ha. A Sec­re­taria de Defe­sa Civ­il dá suporte às ações de bus­cas e as equipes da Assistên­cia Social man­têm o atendi­men­to nos pon­tos de abri­go.

Até o momen­to, abri­gos tem­porários aten­dem 994 pes­soas que tiver­am que sair de casa por causa dos danos provo­ca­dos pelas chu­vas. Cuida­dos em saúde, acom­pan­hamen­to psi­cológi­co, recreação e ativi­dades educa­ti­vas para cri­anças, além de ori­en­tações sobre serviços soci­ais que podem ser dire­ciona­dos de acor­do com o per­fil famil­iar fazem parte do suporte ofer­e­ci­do pela Sec­re­taria de Assistên­cia Social.

Nas estru­turas que fun­cionam em esco­las públi­cas e em locais mon­ta­dos de for­ma vol­un­tária em asso­ci­ações de moradores, orga­ni­za­ções não gov­er­na­men­tais (ONGs) e enti­dades comu­nitária, as famílias con­tam com suporte para as neces­si­dades essen­ci­ais até que con­sigam o encam­in­hamen­to para o aluguel social. As pes­soas que saem dos abri­gos e insta­lam em casa de par­entes e ami­gos con­tin­u­am receben­do apoio do gov­er­no munic­i­pal para que pos­sam se resta­b­ele­cer.

A prefeitu­ra de Petrópo­lis reafir­mou que todas as pes­soas que pre­cis­aram recor­rer aos pon­tos de abri­go terão dire­ito ao aluguel social no val­or de R$ 1 mil. Os desabri­ga­dos têm pri­or­i­dade e já foram cadastra­dos por equipes da admin­is­tração munic­i­pal.

Vistorias

Até o momen­to, mais de 3 mil vis­to­rias estão em anda­men­to pelas equipes de engen­heiros, geól­o­gos e téc­ni­cos da Defe­sa Civ­il. Cer­ca de 700 lau­dos já estão pron­tos para serem entregues à pop­u­lação. As pes­soas que os imóveis vis­to­ri­a­dos podem lig­ar para os números 199 ou (24) 2246–9281 e ver­i­ficar se o doc­u­men­to está disponív­el.

A con­sul­ta tam­bém pode ser fei­ta pelo site da Defe­sa Civ­il. Neste endereço online, é pos­sív­el tam­bém solic­i­tar o doc­u­men­to para down­load por meio do serviço do RO Dig­i­tal.

Des­de o dia 15 de fevereiro, foram reg­istradas 4.368 ocor­rên­cias. Desse total, 3.743 resul­taram dos desliza­men­tos que afe­taram prin­ci­pal­mente as regiões do primeiro dis­tri­to. Os téc­ni­cos já realizaram atendi­men­to em 44 local­i­dades do municí­pio. As regiões com o maior número de ocor­rên­cias foram: Alto da Ser­ra; Castelânea; Chá­cara Flo­ra; Cen­tro; Qui­tand­in­ha; Cax­am­bu; São Sebastião, Val­paraí­so; Vila Mil­i­tar; Flo­res­ta; Sal­dan­ha Mar­in­ho; Mosela; Coro­nel Veiga; Morin; Inde­pendên­cia; Estra­da da Saudade; Cor­rêas; Retiro; Siméria; Bin­gen; Duarte da Sil­veira; Meio da Ser­ra; Batail­lard; Nogueira; Quar­teirão Brasileiro; Quar­teirão Ingel­hein; Cas­cat­in­ha; Itaipa­va; Quis­samã; Ita­ma­rati e Carango­la.

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d