...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Governo anuncia fim da emergência sanitária por covid-19 no país

Governo anuncia fim da emergência sanitária por covid-19 no país

Repro­dução: © TV Brasil

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez pronunciamento neste domingo


Publicado em 17/04/2022 — 22:00 Por Agência Brasil — Brasília

O min­istro da Saúde, Marce­lo Queiroga, anun­ciou em pro­nun­ci­a­men­to de rádio e TV, na noite deste domin­go (17), o fim da emergên­cia de saúde públi­ca em decor­rên­cia da pan­demia. Segun­do o min­istro, o anún­cio foi pos­sív­el por causa da mel­ho­ra do cenário epi­demi­ológi­co, da ampla cober­tu­ra vaci­nal e da capaci­dade de assistên­cia do Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS).

Ain­da segun­do o min­istro, nos próx­i­mos dias será edi­ta­do um ato nor­ma­ti­vo sobre a decisão. Queiroga afir­mou que a medi­da não sig­nifi­ca o fim da covid-19. “Con­tin­uare­mos con­viven­do com o vírus. O Min­istério da Saúde per­manece vig­i­lante e prepara­do para ado­tar todas as ações necessárias para garan­tir a saúde dos brasileiros, em total respeito à Con­sti­tu­ição Fed­er­al.”

Vacinação

No pro­nun­ci­a­men­to, o min­istro falou que o país real­i­zou a maior cam­pan­ha de vaci­nação de sua história, com a dis­tribuição de mais de 476 mil­hões de dos­es de vaci­na. Foi ressalta­do que mais de 73% dos brasileiros já com­ple­taram o esque­ma vaci­nal con­tra a covid-19 e 71 mil­hões rece­ber­am a dose de reforço.

O min­istro tam­bém desta­cou os inves­ti­men­tos feitos na área nos últi­mos dois anos. “O gov­er­no fed­er­al, por meio do Min­istério da Saúde, for­t­ale­ceu o SUS, com a expan­são da capaci­dade de vig­ilân­cia, ampli­ação na atenção primária e espe­cial­iza­da à saúde. Foram mais de R$ 100 bil­hões des­ti­na­dos exclu­si­va­mente para o com­bate à pan­demia, além dos mais de R$ 492 bil­hões para o finan­cia­men­to reg­u­lar da saúde des­de 2020”, disse Queiroga.

Emergência sanitária

O Brasil iden­ti­fi­cou a primeira con­t­a­m­i­nação pelo novo coro­n­avírus no final de fevereiro de 2020, enquan­to a Europa já reg­is­tra­va cen­te­nas de casos de covid-19. No dia 3 de fevereiro de 2020 o min­istério declar­ou a covid-19 como uma emergên­cia de saúde públi­ca de importân­cia nacional..

A declar­ação de trans­mis­são comu­nitária no país veio em março, mês em que tam­bém foi reg­istra­da a primeira morte pela doença no país. Segun­do últi­mo bal­anço, divul­ga­do pelo Min­istério da Saúde neste domin­go, o Brasil reg­istrou, des­de o iní­cio da pan­demia, 5.337.459 casos de covid-19 e 661.960 mortes. Há 29.227.051 pes­soas que se recu­per­aram da doença, o que rep­re­sen­ta 96,6% dos infec­ta­dos. Há ain­da 363.607 casos em acom­pan­hamen­to.

Edição: Bruna Saniele

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d