...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Ciclone subtropical Yakecan começa a se afastar do litoral brasileiro

Ciclone subtropical Yakecan começa a se afastar do litoral brasileiro

Repro­dução: © Cris­tiano Estrela / Sec­om

Massa de ar polar prossegue e pode atingir Acre e Rondônia


Pub­li­ca­do em 18/05/2022 — 18:43 Por Agên­cia Brasil — Brasília

O ciclone sub­trop­i­cal Yake­can começou a se afas­tar do litoral brasileiro e foi descar­ta­da a pos­si­bil­i­dade de um furacão atin­gir o país.

No entan­to, está man­ti­do o aler­ta para rajadas de ven­to nas regiões Sul e Sud­este e para o frio inten­so e geadas em grande parte do Brasil nos próx­i­mos dias. As infor­mações foram divul­gadas nes­ta quar­ta-feira (18) pelo Min­istério do Desen­volvi­men­to Region­al (MDR), por meio da Defe­sa Civ­il Nacional.

Segun­do o Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet), o ciclone já pas­sou pelo litoral do Rio Grande do Sul, provo­can­do ven­tos de 96 quilômet­ros por hora (km/h) no municí­pio de São José dos Ausentes, e, neste momen­to, segue em direção aos esta­dos de San­ta Cata­ri­na, Paraná e São Paulo, com menos inten­si­dade do que o pre­vis­to e se afa­s­tan­do da cos­ta.

Ain­da assim, a recomen­dação para que a pop­u­lação adote medi­das de auto­pro­teção se man­tém. Os ven­tos fortes podem atin­gir até o municí­pio de Cabo Frio, no Rio de Janeiro.

Queda de energia

O Cen­tro Nacional de Geren­ci­a­men­to de Riscos e Desas­tres (Cenad) do MDR infor­mou que não hou­ve reg­istro de danos humanos durante a pas­sagem do ciclone pelo Rio Grande do Sul.

Foram reg­istradas ocor­rên­cias de quedas de árvores e estru­turas que foram atingi­das, como postes de ilu­mi­nação, deixan­do mais de 200 mil residên­cias sem ener­gia no litoral e na Ser­ra Gaúcha.

Em San­ta Cata­ri­na, o ciclone provo­cou rajadas de ven­to inten­sas e segue com força nes­ta quar­ta-feira.

A Defesa Civil de Santa Catarina segue acompanhando a formação e o deslocamento da tempestade subtropical Yakecan entre a costa do RS e SC.
Repro­dução: A Defe­sa Civ­il de San­ta Cata­ri­na segue acom­pan­han­do a for­mação e o deslo­ca­men­to da tem­pes­tade sub­trop­i­cal Yake­can entre a cos­ta do RS e SC. — Fabri­cio Escan­di­uzzi / DCSC

Situação atípica

Em para­le­lo ao ciclone, uma mas­sa de ar frio segue provo­can­do baixas tem­per­at­uras e sen­sações tér­mi­cas críti­cas nas regiões Sul, Sud­este, Cen­tro-Oeste e Norte. O aler­ta tam­bém inclui a pos­si­bil­i­dade de geadas nos próx­i­mos dias.

Segun­do o Cenad, “situ­ação é atípi­ca para esta época do ano”, com expec­ta­ti­va de avanço da inten­sa mas­sa de ar polar inclu­sive para os esta­dos do Acre e de Rondô­nia. Há pre­visão de que­da das tem­per­at­uras mín­i­mas pela man­hã e durante a madru­ga­da, em espe­cial, nos próx­i­mos dois dias.

Nes­ta quin­ta-feira (19), a pre­visão é de gea­da mod­er­a­da na Ser­ra da Man­tiqueira (SP e MG) e fra­ca no sul de Goiás, de São Paulo e do Mato Grosso, assim como no cen­tro-sul de Minas Gerais, no Triân­gu­lo Mineiro e em diver­sas áreas do Mato Grosso do Sul.

Na sex­ta-feira (20), o sul do Paraná deve reg­is­trar gea­da mod­er­a­da. Já para o planal­to norte de San­ta Cata­ri­na e do Paraná, sul e leste do Mato Grosso do Sul, cen­tro-oeste de São Paulo e sul do Mato Grosso, de Goiás e de Minas Gerais, a pre­visão é de gea­da fra­ca.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d