...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Pedro Guimarães oficializa demissão como presidente da Caixa

Pedro Guimarães oficializa demissão como presidente da Caixa

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Daniella Marques Consentino é a substituta


Pub­li­ca­do em 29/06/2022 — 18:27 Por Agên­cia Brasil — Brasília
Atu­al­iza­do em 29/06/2022 — 18:50

Ouça a matéria:

O pres­i­dente da Caixa Econômi­ca Fed­er­al, Pedro Guimarães, ofi­cial­i­zou há pouco o pedi­do de demis­são do car­go. Em car­ta envi­a­da ao pres­i­dente Jair Bol­sonaro, Guimarães reba­teu as denún­cias de assé­dio sex­u­al feitas por fun­cionárias da insti­tu­ição e ale­gou inocên­cia.

Cer­ca de meia hora após a pub­li­cação da car­ta, o Diário Ofi­cial da União pub­li­cou a exon­er­ação a pedi­do de Pedro Guimarães e a nomeação de Daniel­la Mar­ques Con­senti­no como a nova pres­i­dente da Caixa. Secretária espe­cial de Pro­du­tivi­dade e Com­pet­i­tivi­dade do Min­istério da Econo­mia, Con­senti­no está no gov­er­no des­de janeiro de 2019 e foi asses­so­ra espe­cial do min­istro Paulo Guedes até o iní­cio do ano.

Secretária Especial de Produtividade e Competitividade, Daniella Marques Consentino, é a entrevistada no programa A Voz do Brasil
Repro­dução: Daniel­la Mar­ques Con­senti­no é a nova pres­i­dente da Caixa — Val­ter Campanato/Agência Brasil

“Na atu­ação como pres­i­dente da Caixa, sem­pre me empen­hei no com­bate a toda for­ma de assé­dio, repelin­do toda e qual­quer for­ma de vio­lên­cia, em quais­quer de suas pos­síveis con­fig­u­rações. As acusações noti­ci­adas não são ver­dadeiras! Repi­to: as acusações não são ver­dadeiras e não refletem a min­ha pos­tu­ra profis­sion­al e nem pes­soal. Ten­ho a ple­na certeza de que estas acusações não se sus­ten­tarão ao pas­sar por uma avali­ação téc­ni­ca e isen­ta”, escreveu Guimarães, que tam­bém pos­tou a car­ta na rede social Insta­gram.

No coman­do da insti­tu­ição des­de janeiro de 2019, Guimarães pediu demis­são após um site noti­cioso pub­licar, ontem (28) à noite, acusações de fun­cionárias de car­reira da Caixa que o acusavam de assé­dio sex­u­al. O caso está sendo inves­ti­ga­do pelo Min­istério Públi­co Fed­er­al.

Hoje pela man­hã, Pedro Guimarães chegou a com­pare­cer a um even­to com fun­cionários da Caixa, onde se defend­eu das acusações e disse que sua gestão saneou as con­tas da insti­tu­ição finan­ceira.

Na car­ta, Guimarães desta­cou que a Caixa rece­beu cer­ti­fi­cações como lugares de respeito às mul­heres. Ele citou a cer­ti­fi­cação do ban­co na 6ª edição do Pro­gra­ma Pró-Equidade de Gênero e Raça, do Min­istério da Mul­her, da Família e dos Dire­itos Humanos. O pres­i­dente demis­sionário tam­bém citou o selo de Mel­hor Empre­sa para Tra­bal­har em 2021 — Great Place To Work®, rece­bido pela insti­tu­ição em 2021 por uma con­sul­to­ria inter­na­cional espe­cial­iza­da em mon­i­torar ambi­entes de tra­bal­ho.

Daniel­la Con­senti­no tam­bém par­ticipou de cer­imô­nia de lança­men­to do Plano Safra. Guimarães não com­pare­ceu.

*Matéria atu­al­iza­da às 18h50 para inserção do nome de Daniela Con­senti­no como nova pres­i­dente da Caixa

Edição: Clau­dia Fel­czak

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d