...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias do Mundo / Brasil assume presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU

Brasil assume presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU

Repro­dução: © ONU News/Divulgação

Este é o 11º mandato eletivo do Brasil durante o biênio 2022–2023


Pub­li­ca­do em 01/07/2022 — 18:05 Por Agên­cia Brasil — Brasília

Ouça a matéria:

O Brasil assum­iu hoje (1º) a presidên­cia rota­ti­va do Con­sel­ho de Segu­rança das Nações Unidas (CSNU). O país ficará no coman­do do prin­ci­pal órgão mul­ti­lat­er­al respon­sáv­el pela paz e segu­rança inter­na­cionais por todo o mês de jul­ho. Este é o 11º manda­to ele­ti­vo do Brasil durante o biênio 2022–2023.

Durante a presidên­cia do Brasil, o Con­sel­ho de Segu­rança vai exam­i­nar a situ­ação de segu­rança na Ucrâ­nia, Síria, África Oci­den­tal e região do Sahel, Colôm­bia, Líbano, Sudão, Ori­ente Médio, Haiti, Iêmen, Chipre, Líbia e Ásia Cen­tral. Tam­bém estão pre­vis­tas res­oluções sobre as mis­sões da ONU no Haiti, Iêmen, Chipre e Líbia, e sobre regimes de sanções em vig­or para Líbia e Repúbli­ca Cen­tro-Africana.

Entre as ações a serem exe­cu­tadas pelo Brasil em jul­ho estão dois debates. O primeiro, no dia 12, sobre a importân­cia da comu­ni­cação estratég­i­ca em oper­ações de manutenção da paz e o segun­do, no dia 19, sobre cri­anças e con­fli­tos arma­dos. Esse últi­mo debate será pre­si­di­do pelo Secretário-Ger­al das Relações Exte­ri­ores, Embaix­ador Fer­nan­do Simas Mag­a­l­hães.

“Durante o manda­to do Brasil no CSNU e, em espe­cial durante a presidên­cia em jul­ho, o Brasil bus­cará ampli­ar espaços de nego­ci­ação e diál­o­go, pro­mover agen­da con­stru­ti­va e inve­stir em ini­cia­ti­vas que con­tribuam de maneira conc­re­ta para a manutenção da paz e segu­rança inter­na­cionais, em con­sonân­cia com os pre­ceitos con­sti­tu­cionais rel­e­vantes”, afir­mou o Min­istério das Relações Exte­ri­ores, em nota.

Edição: Lílian Beral­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Reunião da OEA sobre Venezuela expõe divisão política no continente

Países alinhados aos EUA defenderam ataque a Caracas Rafael Car­doso — Repórter da Agên­cia Brasil …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d