...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Público terá quatro dias para ver coração de D. Pedro I no Itamaraty

Público terá quatro dias para ver coração de D. Pedro I no Itamaraty

Repro­dução: @Agência Brasil / EBC

Órgão vem de Portugal para o Bicentenário da Independência


Pub­li­ca­do em 21/08/2022 — 10:20 Por Léo Rodrigues — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Ouça a matéria:

Nos próx­i­mos dois finais de sem­ana, o coração de Dom Pedro I poderá ser vis­to pelo públi­co em exposição no Ita­ma­raty, em Brasília. O órgão, que chega de Por­tu­gal na segun­da-feira, para as comem­o­rações do bicen­tenário da inde­pendên­cia do Brasil, será rece­bido com hon­ras mil­itares.

autor­iza­ção para o transla­do foi con­ce­di­da em jun­ho pelo pres­i­dente da Câmara Munic­i­pal do Por­to, Rui Mor­eira. Ele aten­deu a solic­i­tação do gov­er­no brasileiro após a con­cordân­cia da Irman­dade da Lapa, enti­dade reli­giosa que guar­da o órgão. Após a real­iza­ção de uma perí­cia, o Insti­tu­to de Med­i­c­i­na Legal do Por­to tam­bém deu pare­cer favoráv­el. O transla­do será real­iza­do pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Segun­do infor­mou o Ita­ma­raty, a relíquia estará expos­ta a par­tir de quin­ta-feira (25), mas durante a sem­ana o aces­so será exclu­si­vo para vis­i­tas esco­lares pre­vi­a­mente agen­dadas. O públi­co em ger­al dev­erá aguardar os sába­dos e os domin­gos, em horário ain­da não definido. A exposição será encer­ra­da no 7 de setem­bro, quan­do acon­tece a cel­e­bração do aniver­sário da inde­pendên­cia. No dia seguinte, o órgão faz sua viagem de vol­ta.

D.Pedro

Dom Pedro I nasceu em Por­tu­gal, mas se mudou para o Brasil em 1808. Ele deixou a ter­ra natal aos nove anos com a família real por­tugue­sa, em fuga dev­i­do aos avanços do exérci­to francês coman­da­do por Napoleão Bona­parte. Quan­do seu pai, Dom João, retor­na à Por­tu­gal em 1821, Dom Pedro é nomea­do príncipe regente do Brasil. Um ano depois, proclam­ou a inde­pendên­cia do país, tor­nan­do-se o primeiro imper­ador.

Em Por­tu­gal, ele é con­heci­do como Dom Pedro IV, ten­do reina­do entre março e maio de 1826. Tam­bém é lem­bra­do por se colo­car ao lado dos lib­erais na dis­pu­ta con­tra os defen­sores da vol­ta do regime abso­lutista. Seu coração é guarda­do e con­ser­va­do pela Irman­dade da Lapa, des­de sua morte por tuber­cu­lose, há 187 anos. Ele encon­tra-se em um vaso de vidro embe­bido em for­mol.

Além de aten­der à solic­i­tação brasileira, a Irman­dade da Lapa tam­bém deu aval para que a relíquia fos­se exibi­da pela primeira vez ao públi­co por­tuguês. Ela está expos­ta neste fim de sem­ana no salão nobre da sede da enti­dade reli­giosa. Após voltar do Brasil, os por­tugue­ses terão nova opor­tu­nidade para ver de per­to o órgão nos dias 10 e 11 de setem­bro.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d