...
domingo ,28 abril 2024
Home / Noticias / Prefeitura de São Paulo festeja o Bicentenário da Independência

Prefeitura de São Paulo festeja o Bicentenário da Independência

Repro­du­ção: © Rove­na Rosa/Agência Bra­sil

Museu do Ipiranga será reaberto hoje para escolas e trabalhadores


Publi­ca­do em 07/09/2022 — 07:37 Por Flá­via Albu­quer­que — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — São Pau­lo

Ouça a maté­ria:

Para come­mo­rar o Bicen­te­ná­rio da Inde­pen­dên­cia do Bra­sil, a pre­fei­tu­ra de São Pau­lo orga­ni­zou mais de 50 ati­vi­da­des, espa­lha­das por mais de 200 pon­tos da capi­tal pau­lis­ta, como par­te do Pro­je­to Vozes da Inde­pen­dên­cia.

O des­ta­que da pro­gra­ma­ção é a remon­ta­gem his­tó­ri­ca do gri­to de Dom Pedro, hoje (7), no Par­que da Inde­pen­dên­cia. A ence­na­ção será a céu aber­to e inclui um per­cur­so his­tó­ri­co, soci­al e cul­tu­ral, abor­dan­do o sen­ti­men­to de inde­pen­dên­cia por vári­as óti­cas e vivên­ci­as. O obje­ti­vo do espe­tá­cu­lo é valo­ri­zar a cul­tu­ra naci­o­nal e sua impor­tân­cia na cons­tru­ção soci­al, cul­tu­ral e econô­mi­ca do país.

O des­fi­le cívi­co-mili­tar será rea­li­za­do em toda a pis­ta cen­tral da Ave­ni­da Dom Pedro I, no bair­ro do Ipi­ran­ga, das 8h às 12h30, como for­ma de inte­grar as ações do bicen­te­ná­rio. A exi­bi­ção será rea­li­za­da em par­ce­ria com o Exér­ci­to Bra­si­lei­ro, Mari­nha do Bra­sil e For­ça Aérea Bra­si­lei­ra. Have­rá ain­da par­ti­ci­pa­ção espe­ci­al de mili­ta­res como dos Para­que­dis­tas Come­tas, da Esqua­dri­lha da Fuma­ça, da For­ça Aérea Bra­si­lei­ra, e da Cava­la­ria do Exér­ci­to com o uni­for­me ofi­ci­al dos Dra­gões da Inde­pen­dên­cia.

Ati­vi­da­des artís­ti­cas de músi­ca, tea­tro, cine­ma, artes visu­ais, lite­ra­tu­ra, dan­ça, inter­ven­ções artís­ti­cas e deba­tes tam­bém com­põem a cele­bra­ção da data.

Veja aqui a pro­gra­ma­ção.

Museu da Cidade de São Paulo - Casa Do Grito no Parque da Independência, Ipiranga.
Repro­du­ção: Museu da Cida­de de São Pau­lo — Casa Do Gri­to no Par­que da Inde­pen­dên­cia, Ipi­ran­ga. — Rove­na Rosa/Agência Bra­sil

Visitações

- Visi­ta à Crip­ta Impe­ri­al e expo­si­ção Repre­sen­ta­ções da Nação: o Monu­men­to à inde­pen­dên­cia e a Crip­ta Impe­ri­al: de 7 de setem­bro de 2022 a 4 de agos­to de 2024, de ter­ça a domin­go, das 9h. Entra­da fran­ca.

- Casa do Gri­to: Expo­si­ção da Inde­pen­dên­cia ao Gri­to: His­tó­ria de uma casa a pau a pique. Expo­si­ção per­ma­nen­te de ter­ça a domin­go, das 9h às 17h. Visi­tas edu­ca­ti­vas agen­da­das dis­po­ní­veis a par­tir do dia 13 de setem­bro, pelo e‑mail  [email protected]. Entra­da fran­ca.

- Blo­co dos Inde­pen­den­tes: inter­ven­ção artís­ti­ca com­pos­ta por uma tru­pe, em uma per­for­man­ce que evo­ca­rá his­tó­ri­as de per­so­na­gens impor­tan­tes da his­tó­ria do Bra­sil, de for­ma lúdi­ca e didá­ti­ca. Sepé Tia­ra­ju, Dan­da­ra dos Pal­ma­res, Ani­ta Gari­bal­di, Ani­ta Mal­fat­ti e Luiz Gama che­gam ao públi­co por meio de um peque­no blo­co de brin­can­tes per­nal­tas com bone­cos ale­gó­ri­cos. O gru­po, acom­pa­nha­do de músi­cos e ins­tru­men­tis­tas, can­ta e con­ta his­tó­ri­as des­ses per­so­na­gens e suas rela­ções com a his­tó­ria do Bra­sil. O pro­je­to con­ta­rá com uma músi­ca e com­po­si­ção espe­ci­al de Raquel Tobi­as e bone­cos e figu­ri­nos do artis­ta cea­ren­se Abma­el Hen­ri­que. Par­que da Inde­pen­dên­cia, hoje às 15h e 16h30.

- A expo­si­ção Vozes Insur­gen­tes apre­sen­ta um recor­te his­tó­ri­co de heróis e heroí­nas naci­o­nais, per­so­na­gens que evo­cam o sen­ti­men­to ema­na­do pelas lutas ao lon­go da cons­tru­ção soci­al, econô­mi­ca e cul­tu­ral do Bra­sil: Via­du­to do Chá, Par­que do Car­mo, Par­que da Pre­vi­dên­cia, Par­que do Ibi­ra­pu­e­ra e Par­que da Vila Gui­lher­me. Até 25 de setem­bro.

- A mos­tra Vozes do Ipi­ran­ga traz uma expe­ri­ên­cia cêni­ca imer­si­va em áudio 3D onde o públi­co se tor­na per­so­na­gem cen­tral da obra, dis­po­ni­bi­li­za­da de for­ma per­ma­nen­te e gra­tui­ta no Par­que da Inde­pen­dên­cia. Enquan­to visi­ta a his­tó­ria ofi­ci­al por meio de cenas e áudio tra­zen­do dados, per­so­na­gens e fatos mar­can­tes do conhe­ci­do pro­ces­so de rup­tu­ra com Por­tu­gal, a expe­ri­ên­cia cêni­ca sono­ra é gui­a­da por vozes invi­sí­veis e esque­ci­das, que tam­bém fize­ram par­te do pro­ces­so de inde­pen­dên­cia do país no sécu­lo 19: negros, mulhe­res, o povo comum, o car­tei­ro Pau­lo Emi­lio Bre­ga­ro e até mes­mo um dos pri­mei­ros tra­ba­lha­do­res pre­sen­tes no iní­cio da cons­tru­ção do Museu do Ipi­ran­ga. Todos os per­so­na­gens têm suas exis­tên­ci­as e memó­ri­as ins­pi­ra­das pelo pró­prio cora­ção, numa alu­são poé­ti­ca ao cora­ção de D. Pedro I, sepa­ra­do de seu cor­po a par­tir de um pedi­do regis­tra­do em tes­ta­men­to. Aber­tu­ra no dia 7 de setem­bro.

- Pro­je­to de Monu­men­ta: reú­ne as maque­tes dos monu­men­tos artís­ti­cos implan­ta­dos em São Pau­lo no sécu­lo pas­sa­do, em decor­rên­cia das ati­vi­da­des da Sema­na de Arte de 1922, do 4º Cen­te­ná­rio da Cida­de e do ses­qui­cen­te­ná­rio da Inde­pen­dên­cia. Uti­li­zan­do recur­sos de rea­li­da­de aumen­ta­da, ao dire­ci­o­nar o celu­lar para as maque­tes reu­ni­das na Casa do Gri­to e dis­tri­buí­das no Par­que da Inde­pen­dên­cia, o públi­co pode­rá viven­ci­ar uma expe­ri­ên­cia game­fi­ca­da, visu­a­li­zan­do as obras em 360º. Par­que da Inde­pen­dên­cia, a par­tir de setem­bro.

- No Solar da Mar­que­sa de San­tos, a atriz Beth Araú­jo apre­sen­ta o Sarau no Solar, com músi­cas do sécu­lo 19 exe­cu­ta­das ao vivo, decla­ma­ção de poe­mas, lei­tu­ra de tex­tos e car­tas amo­ro­sas escri­tas pelo impe­ra­dor D. Pedro I ao tem­po em que esti­ve­ram jun­tos. O pro­je­to con­ta­rá com inter­ven­ções espe­ci­ais da atriz inter­pre­tan­do Domi­ti­la, inte­ra­gin­do com o públi­co nos arre­do­res do Solar da Mar­que­sa. Museu da Cida­de, dia 10 de setem­bro, 11h.

- No The­a­tro Muni­ci­pal de São Pau­lo: Exi­bi­ção do Vídeo Con­tra­me­mó­ria, diri­gi­do pela dupla Luis Vil­la­ver­de e Moi­ra Soa­res. A peça come­mo­ra o cen­te­ná­rio da Sema­na de Arte Moder­na de 1922 e divul­ga a mos­tra homô­ni­ma, com obras expos­tas no The­a­tro Muni­ci­pal.

- No Cen­tro Cul­tu­ral Vila Ito­ro­ró, dia 10 de setem­bro, a par­tir das 18h: pro­je­ção mape­a­da Vila Ito­ro­ró 100 anos. Às 19h, have­rá show Meni­e­re de Era­mir Neto e Con­vi­da­dos e, às 20h, Espe­tá­cu­lo Mari­o­fa­gia. Para ver a pro­gra­ma­ção com­ple­ta bas­ta aces­sar o site.

Hall de entrada do Museu do Ipiranga, na Vila Monumento.
Repro­du­ção: Hall de entra­da do Museu do Ipi­ran­ga, na Vila Monu­men­to. — Rove­na Rosa/Agência Bra­sil

Museu do Ipiranga

Fecha­do des­de 2013 para res­tau­ro, o Museu Pau­lis­ta, mais conhe­ci­do como Museu do Ipi­ran­ga, vai rea­brir ao públi­co no ama­nhã (8) como par­te das cele­bra­ções dos 200 anos da Inde­pen­dên­cia do Bra­sil. Para cele­brar a rea­ber­tu­ra, a Secre­ta­ria de Cul­tu­ra e Eco­no­mia Cri­a­ti­va de São Pau­lo e a pre­fei­tu­ra pau­lis­ta­na vão apre­sen­tar uma pro­gra­ma­ção espe­ci­al, de hoje até 11 de setem­bro.

As atra­ções inclu­em músi­ca, dan­ça, tea­tro e cir­co e terão trans­mis­são pela pla­ta­for­ma de stre­a­ming e vídeo por deman­da #Cul­tu­ra­em­ca­sa. Com 11 novas expo­si­ções, o Museu do Ipi­ran­ga vai abrir hoje (7) ape­nas para esco­las e para os tra­ba­lha­do­res que aju­da­ram nas obras do res­tau­ro e seus fami­li­a­res. Já o públi­co pode­rá visi­tá-lo a par­tir de ama­nhã.

Hoje have­rá uma pro­gra­ma­ção espe­ci­al que terá iní­cio com o tra­di­ci­o­nal des­fi­le de 7 de Setem­bro que, nes­te ano, será rea­li­za­do na Ave­ni­da D. Pedro I. O even­to tem iní­cio às 8h45 e con­ta­rá com um des­fi­le aéreo. O Par­que da Inde­pen­dên­cia rea­bre ao públi­co a par­tir das 12h.

À noi­te, have­rá uma apre­sen­ta­ção de um espe­tá­cu­lo de dro­nes às 18h. Tam­bém nes­se horá­rio terá iní­cio uma pro­je­ção mape­a­da na facha­da do novo Museu do Ipi­ran­ga. A par­tir das 19h, diver­sos shows no local cele­bram o Bicen­te­ná­rio da Inde­pen­dên­cia, com apre­sen­ta­ções de João Car­los Mar­tins, Juli­et­te, Vanes­sa da Mata, Fafá de Belém e Cri­o­lo, entre outros.

Quadro “Independência ou Morte!”, do pintor Pedro Américo, no Museu do Ipiranga, em Vila Monumento.
Repro­du­ção: Qua­dro “Inde­pen­dên­cia ou Mor­te!”, do pin­tor Pedro Amé­ri­co, no Museu do Ipi­ran­ga, em Vila Monu­men­to. — Rove­na Rosa/Agência Bra­sil

Edi­ção: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasília (DF) 23/04/2024 – Indígena de várias etnias que participam do Acampamento Terra Livre 2024 marcham na Esplanada dos Ministérios com o eslogam #EmergênciaIndígena: Nossos Direitos não se negociam. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Milhares de indígenas marcham em Brasília

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil Eles cobram respeito aos direitos dos povos originários Publi­ca­do em …