...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Ministério da Saúde intensifica vacinação contra a poliomielite

Ministério da Saúde intensifica vacinação contra a poliomielite

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Doença causa paralisia infantil


Pub­li­ca­do em 24/09/2022 — 11:15 Por Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Ouça a matéria:

O Min­istério da Saúde pro­moveu neste sába­do (24), em Brasília, vaci­nação con­tra a poliomielite e mul­ti­vaci­nação, no Par­que da Cidade. A ativi­dade con­tou com a pre­sença do min­istro Marce­lo Queiroga. Com menos da metade do públi­co-alvo vaci­na­do, o gov­er­no fed­er­al pror­ro­gou a cam­pan­ha de vaci­nação até 30 de setem­bro.  

A estraté­gia tem como meta mobi­lizar pais e respon­sáveis para a imu­niza­ção de cri­anças de menores de cin­co anos con­tra o vírus que causa a par­al­isia infan­til e a atu­al­iza­ção da cader­ne­ta de vaci­nação de cri­anças e ado­les­centes menores de 15 anos.

“Nós temos um grande desafio, não per­mi­tir que a poliomielite seja rein­tro­duzi­da no Brasil”, disse o min­istro da Saúde. Ele pediu enga­ja­men­to da pop­u­lação na imu­niza­ção das cri­anças.

“Nós temos 15 mil­hões de cri­anças para vaci­nar e pre­cisamos que vocês nos aju­dem para que pos­samos traz­er os pais e avós para vaci­nar pelo menos 95% dessas cri­anças”, expli­cou. O últi­mo caso de poliomielite reg­istra­do foi em 1989, na cidade de Sousa, na Paraí­ba. O min­istro lem­brou que Pro­gra­ma Nacional de Imu­niza­ções disponi­bi­liza mais de 22 vaci­nas para a pop­u­lação brasileira con­tra diver­sas doenças.

De acor­do com o Min­istério da Saúde, o públi­co-alvo reúne 14,3 mil­hões de cri­anças menores de cin­co anos de idade, sendo que cri­anças menores de um ano dev­erão ser imu­nizadas con­forme a situ­ação vaci­nal para o esque­ma primário.

Gotinha

As cri­anças de um a qua­tro anos dev­erão tomar uma dose da Vaci­na Oral Poliomielite (VOP), con­heci­da pop­u­lar­mente como got­in­ha, des­de que já ten­ham rece­bido as três dos­es de Vaci­na Ina­ti­va­da Poliomielite (VIP) do esque­ma bási­co. Até ago­ra, cer­ca de seis mil­hões de dos­es foram apli­cadas no Brasil.

Des­de 2016, a cober­tu­ra vaci­nal con­tra a poliomielite está abaixo de 95%, o índice recomen­da­do pela Orga­ni­za­ção Mundi­al da Saúde (OMS). No ano pas­sa­do, menos de 70% das cri­anças foram vaci­nadas, segun­do infor­mações do Data­SUS.

Além da mobi­liza­ção con­tra a poliomielite, o ato em Brasília tem serviço de afer­ição de pressão, teste de dia­betes e práti­cas inte­gra­ti­vas, além de serviços de atendi­men­to e encam­in­hamen­to médi­co, todos gra­tu­itos.

O even­to mar­ca tam­bém os 32 anos de implan­tação do Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS), con­ce­bido pela Con­sti­tu­ição de 1988.

Pandemia e monkeypox

Em seu dis­cur­so, o min­istro da Saúde comen­tou a situ­ação atu­al da pan­demia de covid-19 no Brasil, com­para­n­do com o perío­do mais grave da crise, em 2021, quan­do o país reg­is­tra­va média móv­el diária de mortes supe­ri­or a três mil pes­soas.

“A união de todos fez com que con­seguísse­mos super­ar essa emergên­cia de saúde públi­ca. Hoje, a média móv­el de óbitos é infe­ri­or a 70 casos por dia. Ou seja, vive­mos em um cenário epi­demi­ológi­co mais con­tro­la­do”, enfa­ti­zou.

Sobre a varío­la dos maca­cos (mon­key­pox), o min­istro disse que o SUS con­seguiu estru­tu­rar uma rede com mais de 15 lab­o­ratórios aptos a faz­er o diag­nós­ti­co, além da aquisição de medica­men­tos. “Em breve, chegarão as vaci­nas, tudo isso é fru­to do SUS”, afir­mou.

Ele tam­bém men­cio­nou a ampli­ação do sis­tema de vig­ilân­cia em saúde, des­de o iní­cio da pan­demia. “Nos­sa estru­tu­ra de vig­ilân­cia em saúde trip­li­cou. Os Cievs [Cen­tro de Infor­mações Estratég­i­cas em Saúde] eram 55 e hoje são 164, muitos dos quais em região de fron­teira”, final­i­zou.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d