...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Ministério da Saúde lança plano de combate à poliomielite

Ministério da Saúde lança plano de combate à poliomielite

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Prioridade é fortalecer vacinação e vigilância epidemiológica


Pub­li­ca­do em 01/11/2022 — 19:41 Por Gabriel Brum — Repórter da Rádio Nacional — Brasília

Ouça a matéria:

O Min­istério da Saúde lançou nes­ta terça-feira (1º) um novo plano com o obje­ti­vo para vai orga­ni­zar o tra­bal­ho da União, dos esta­dos e dos municí­pios no com­bate à poliomielite. Entre as ações pri­or­itárias está o for­t­alec­i­men­to da vig­ilân­cia epi­demi­ológ­i­ca e da vaci­nação.

O Brasil está livre da poliomielite há 32 anos, mas a forte que­da da cober­tu­ra vaci­nal des­de 2015 pre­ocu­pa. No ano pas­sa­do, o índice ficou abaixo de 70%, quan­do a recomen­dação é de 95%.

O min­istro da Saúde, Marce­lo Queiroga, lem­brou de um caso sus­peito reg­istra­do no Pará e pediu que a pop­u­lação se vacine.

A rep­re­sen­tante da Orga­ni­za­ção Pan-Amer­i­cana da Saúde (Opas) no Brasil, Socor­ro Gross, reafir­mou que o risco de retorno da poliomielite é real nas Améri­c­as.

O Plano Nacional de Respos­ta a Even­to de Detecção de Poliovírus e Sur­to de Poliomielite pre­tende esta­b­ele­cer uma respos­ta coor­de­na­da, dire­trizes e crono­gra­mas para o fluxo de noti­fi­cação, inves­ti­gação e avali­ação dos casos.

Nos dias 17 e 18 deste mês, o plano deve ser dis­cu­ti­do com os esta­dos. A capac­i­tação de profis­sion­ais está mar­ca­da para o primeiro semes­tre de 2023.

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d