...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Mais de 69 milhões não tomaram 1ª dose de reforço contra covid-19

Mais de 69 milhões não tomaram 1ª dose de reforço contra covid-19

Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

Reforço aumenta em mais de cinco vezes a proteção para casos graves


Pub­li­ca­do em 11/11/2022 — 17:51 Por Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Mais de 69 mil­hões de brasileiros ain­da não voltaram aos pos­tos para rece­ber a primeira dose de reforço da vaci­na con­tra covid-19, segun­do dados do Pro­gra­ma Nacional de Imu­niza­ções (PNI). De acor­do com Min­istério da Saúde, 32,8 mil­hões de pes­soas pode­ri­am ter rece­bido a segun­da dose de reforço con­tra a doença, mas ain­da não se vaci­naram. Os imu­nizantes estão disponíveis em mais de 38 mil pos­tos de vaci­nação em todo o país. 

Segun­do a pas­ta, estu­dos mostram que a estraté­gia de reforçar o cal­endário vaci­nal con­tra o novo coro­n­avírus aumen­ta em mais de cin­co vezes a pro­teção con­tra casos graves e óbitos pela covid-19.

Doses de reforço

A primeira dose de reforço é recomen­da­da para pes­soas com mais de 12 anos de idade e deve ser apli­ca­da qua­tro meses depois da segun­da dose ou dose úni­ca. No momen­to, a segun­da dose de reforço é recomen­da­da para a pop­u­lação aci­ma de 40 anos de idade e tra­bal­hadores da saúde, inde­pen­den­te­mente da idade.

Imunizantes

As vaci­nas recomen­dadas para as dos­es de reforço são dos fab­ri­cantes Pfiz­er, AstraZeneca ou Janssen, que podem ser uti­lizadas para pes­soas com 18 anos de idade ou mais. Para os ado­les­centes entre 12 e 17 anos, pref­er­en­cial­mente deve ser uti­liza­da a vaci­na Pfiz­er. Caso não este­ja disponív­el, pode ser uti­liza­da a vaci­na Coro­n­aVac na dose de reforço.

Para quem começou o esque­ma vaci­nal com a dose úni­ca da Janssen, a recomen­dação é difer­ente das demais, com três reforços para pes­soas com idade igual ou maior que 40 anos e dois reforços para pes­soas de 18 a 39 anos.

O primeiro reforço é apli­ca­do dois meses após o iní­cio do ciclo; e os out­ros devem obe­de­cer ao inter­va­lo de qua­tro meses. A ori­en­tação é que tam­bém sejam uti­lizadas as vaci­nas AstraZeneca, Pfiz­er ou a própria Janssen para as dos­es de reforço.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d