...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Covid-19: quase 69 milhões estão com a dose de reforço atrasada

Covid-19: quase 69 milhões estão com a dose de reforço atrasada

Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

Dados mostram que 30 milhões não receberam segunda dose de reforço


Pub­li­ca­do em 04/01/2023 — 08:51 Por Paula Labois­sière – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Cer­ca de 69 mil­hões de brasileiros ain­da não rece­ber­am a dose de reforço da vaci­na con­tra a covid-19. A Rede Nacional de Dados em Saúde mostra ain­da que mais de 30 mil­hões de pes­soas não rece­ber­am a segun­da dose do reforço, enquan­to 19 mil­hões de pes­soas não bus­caram sequer a segun­da dose do esque­ma vaci­nal primário.

Esta sem­ana, a recém-empos­sa­da min­is­tra da Saúde, Nísia Trindade, lem­brou que a pan­demia não acabou e reforçou a importân­cia de se com­ple­tar o esque­ma vaci­nal con­tra a doença.

“A pan­demia mostrou a nos­sa vul­ner­a­bil­i­dade. O rei está nu. Pre­cisamos afir­mar, sem nen­hu­ma ter­giver­sação, e super­ar essa condição”, disse, ao destacar que o país responde por 11% das mortes por covid-19 no mun­do, ape­sar de rep­re­sen­tar 2,7% da pop­u­lação glob­al.

Segun­do a pas­ta, estu­dos cien­tí­fi­cos rev­e­lam que a pro­teção vaci­nal desen­volvi­da con­tra a covid-19 é mais alta nos primeiros meses, mas pode apre­sen­tar redução. Com a dose de reforço, a pro­teção con­tra o vírus vol­ta a ficar ele­va­da. Por isso, a pro­teção adi­cional é con­sid­er­a­da indis­pen­sáv­el.

“Neste cenário, o Min­istério da Saúde ressalta que é fun­da­men­tal bus­car uma unidade de saúde mais próx­i­ma para atu­alizar a cader­ne­ta de vaci­nação con­tra a covid-19 e out­ras doenças.”

Cobertura vacinal

Até o momen­to, 163 mil­hões de pes­soas tomaram a segun­da dose ou a dose úni­ca da vaci­na con­tra a covid-19, o que rep­re­sen­ta 79% da pop­u­lação. Quan­to à primeira dose de reforço, 102,5 mil­hões foram apli­cadas. Já a segun­da dose de reforço — ou dose adi­cional — soma 45,2 mil­hões de apli­cações.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d