...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Programa vai formar empreendedores que apoiem a Floresta Amazônica

Programa vai formar empreendedores que apoiem a Floresta Amazônica

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Inscrições serão abertas no próximo dia 13


Pub­li­ca­do em 07/02/2023 — 07:23 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

Serão aber­tas, no próx­i­mo dia 13, as inscrições para o primeiro pro­gra­ma de 2023 da Jor­na­da Amazô­nia, o Gênese, des­ti­na­do a jovens tal­en­tos, com o obje­ti­vo de des­pertá-los para o empreende­doris­mo. A Jor­na­da Amazô­nia é uma platafor­ma de ino­vação que visa a pro­mover negó­cios que apoiem a manutenção da flo­res­ta em pé. O Pro­gra­ma Gênese pre­tende incen­ti­var tam­bém a pesquisa ori­en­ta­da para pro­du­tos e proces­sos de impacto para a flo­res­ta.

As inscrições são gra­tu­itas e podem ser feitas no site genese.jornadaamazonia.org.br até o dia 12 de março. A ini­cia­ti­va é coor­de­na­da e exe­cu­ta­da pela Fun­dação Cer­ti e con­ta com a copar­tic­i­pação e inves­ti­men­tos do Brade­sco, Fun­do Vale, Itaú-Uni­ban­co e San­tander, den­tro do Plano Amazô­nia, uma aliança entre os três ban­cos, e do Pro­gra­ma de Bioe­cono­mia do Fun­do Vale.

A ger­ente do Cen­tro de Econo­mia Verde da Fun­dação Cer­ti, Jan­ice Rodrigues Maciel, infor­mou que podem par­tic­i­par jovens tal­en­tos res­i­dentes nos nove esta­dos da Amazô­nia Legal, maiores de 18 anos, estu­dantes do ensi­no médio, ensi­no téc­ni­co, grad­uan­dos e pós-grad­uan­dos de insti­tu­ições de ensi­no supe­ri­or da região. Segun­do Jan­ice, a meta é alcançar 2 mil inscritos. “O obje­ti­vo é des­per­tar os jovens tal­en­tos e estim­u­lar o empreende­doris­mo e a pesquisa ori­en­ta­da para a ger­ação de novas empre­sas que causem impacto pos­i­ti­vo na flo­res­ta. Porque o nos­so propósi­to é, jus­ta­mente, aju­dar a for­t­ale­cer a cul­tura empreende­do­ra da região da Amazô­nia”.

Comunidade de formação

Uma vez inscritos, os jovens começam a faz­er parte de uma comu­nidade de for­mação, volta­da a for­t­ale­cer a cul­tura de empreende­doris­mo de ino­vação de impacto, infor­mou Mar­cos Da-Ré, dire­tor de Econo­mia Verde da Fun­dação Cer­ti. Nes­sa for­mação, com duração esti­ma­da de qua­tro sem­anas e iní­cio pre­vis­to para o dia 20 de março, os jovens vão se ambi­en­tan­do com con­teú­dos sobre empreende­doris­mo, bioe­cono­mia, ino­vação, com­ple­tou Jan­ice. A ideia é incen­ti­var ideias que tragam novas soluções e que con­sid­erem opor­tu­nidades locais, deman­das de mer­ca­do, além da sus­tentabil­i­dade socioe­conômi­ca e ambi­en­tal da flo­res­ta amazôni­ca.

Ao final da for­mação, os jovens empreende­dores mais enga­ja­dos e que mais par­tic­i­parem podem con­cor­rer a uma viagem para con­hecer o Ecos­sis­tema de Empreende­doris­mo e Ino­vação de Flo­ri­anópo­lis, no fim do ano. Esse ecos­sis­tema é um grande polo de star­tups (empre­sas emer­gentes) no país. Alguns dos ele­men­tos do polo estão sendo adap­ta­dos e lev­a­dos para a Amazô­nia, a fim de aju­dar a for­t­ale­cer o ecos­sis­tema de ino­vação e empreende­doris­mo na região, como for­ma de val­orizar a flo­res­ta em pé, afir­mou Jan­ice. Ela disse que a viagem, para os jovens inscritos, é fonte de inspi­ração, na medi­da em que poderão con­hecer casos de suces­so.

A ger­ente acres­cen­tou que a cada sem­ana de for­mação, será trata­do um tema novo, como biotec­nolo­gia, ecos­sis­tema de ino­vação, negó­cios de impacto, por exem­p­lo. “Ao lon­go dessas sem­anas, vamos preparan­do os jovens para a curiosi­dade de empreen­der. A gente sim­u­la uma jor­na­da empreende­do­ra, a cri­ação de uma start­up des­de o nasci­men­to até uma fase de escala. É bem dinâmi­co, inter­es­sante e inter­a­ti­vo”. Uma série de con­teú­dos inter­a­tivos como videoaulas, pod­casts (pro­gra­ma de rádio com con­teú­do sob deman­da), quizzes (jogos de ques­tionários), webi­na­rs (video­con­fer­ên­cia) ao vivo, envol­ven­do recur­sos como a real­i­dade vir­tu­al, são disponi­bi­liza­dos para os jovens.

Os tra­bal­hos se encer­ram em abril. Os par­tic­i­pantes recebem cer­ti­fi­ca­do com o total de horas para val­i­dação de ativi­dade com­ple­men­tar. “No final, surgem ideias de negó­cios e, aí, a gente lin­ka com o próx­i­mo pro­gra­ma, que tam­bém faz parte da Jor­na­da Amazô­nia, que é o Sinapse da Bioe­cono­mia”.

Sinapse

Esse pro­gra­ma aju­da os empreende­dores a tirar a ideia do papel e trans­for­má-la em negó­cio de fato. Tra­ta-se de um pro­gra­ma de mais lon­ga duração, com pra­zo esti­ma­do de um ano, no qual os empreende­dores recebem recur­sos não reem­bol­sáveis para cri­ar o seu negó­cio. “O Gênese aju­da a estim­u­lar a cul­tura empreende­do­ra e o nasci­men­to de ideias para, em uma próx­i­ma eta­pa, começar a pen­sar em abrir o seu próprio negó­cio”, expli­cou Jan­ice. As inscrições para o Sinapse da Bioe­cono­mia serão aber­tas em mea­d­os do ano. Ou seja, quem tiv­er uma boa ideia durante o pro­gra­ma Gênese, que inte­gra a Jor­na­da Amazô­nia, poderá se inscr­ev­er no meio do ano para a Sinapse da Bioe­cono­mia.

No ano pas­sa­do, foi real­iza­da uma edição do pro­gra­ma no Pará, envol­ven­do 97 difer­entes municí­pios do esta­do, des­de a cap­i­tal até peque­nas comu­nidades como a Aldeia Gav­ião Parkatêjê, Comu­nidade Quilom­bo­la de França e Quilom­bo Tiningu. Ao todo, 516 jovens aces­saram a Comu­nidade de For­mação e 273 se capac­i­taram nas ações pro­postas. O ciclo resul­tou em 105 novas ideias de soluções empreende­do­ras voltadas para a bioe­cono­mia na região da Amazô­nia Legal.

Plataforma

Até 2025, a platafor­ma Jor­na­da Amazô­nia pre­tende con­tribuir para a mobi­liza­ção de mais de 20 mil tal­en­tos empreende­dores no país e pro­mover a cri­ação de 200 star­tups de impacto na região, capac­i­tan­do e finan­cian­do essas empre­sas com soluções mais promis­so­ras.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d