...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / PF cumpre 4 mandados de prisão em operação sobre atos golpistas

PF cumpre 4 mandados de prisão em operação sobre atos golpistas

Repro­dução: © José Cruz/Agência Brasil

Entre os presos está ex-chefe de Operações da PM Jorge Eduardo Naime


Pub­li­ca­do em 07/02/2023 — 10:23 Por Pedro Peduzzi* — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

A Polí­cia Fed­er­al (PF) defla­grou hoje (7) mais uma eta­pa da Oper­ação Lesa Pátria, que tem como obje­ti­vo, iden­ti­ficar “pes­soas que par­tic­i­param, finan­cia­ram, omi­ti­ram-se ou fomen­taram” os fatos ocor­ri­dos em 8 de janeiro, em Brasília, quan­do as sedes dos Três Poderes foram inva­di­das e destruí­das por golpis­tas insat­is­feitos com o resul­ta­do das eleições pres­i­den­ci­ais.

Nes­ta quin­ta fase, estão sendo cumpri­dos, no Dis­tri­to Fed­er­al, três man­da­dos de prisão tem­porária, um man­da­do de prisão pre­ven­ti­va e seis man­da­dos de bus­ca e apreen­são, expe­di­dos pelo Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF).

Até ontem, dia 6, a PF cumpriu 16 man­da­dos de prisão pre­ven­ti­va; e 31 man­da­dos de bus­ca e apreen­são. Entre os pre­sos está o coro­nel da Polí­cia Mil­i­tar do DF Jorge Eduar­do Naime Bar­reto, que foi chefe do Depar­ta­men­to Opera­cional do órgão.

Durante os atos golpis­tas, o Palá­cio do Planal­to, o Con­gres­so Nacional e o STF foram inva­di­dos por “indi­ví­du­os que pro­mover­am vio­lên­cia e dano gen­er­al­iza­do con­tra os imóveis, móveis e obje­tos daque­las insti­tu­ições”, con­forme infor­mou a PF.

“Os fatos inves­ti­ga­dos con­stituem, em tese, os crimes de abolição vio­len­ta do Esta­do Democráti­co de Dire­ito, golpe de Esta­do, dano qual­i­fi­ca­do, asso­ci­ação crim­i­nosa, inci­tação ao crime, destru­ição e dete­ri­o­ração ou inuti­liza­ção de bem espe­cial­mente pro­te­gi­do”, diz PF.

Denúncias

A PF abriu um canal de denún­cias para iden­ti­ficar pes­soas que par­tic­i­param, finan­cia­ram ou fomen­taram  atos golpis­tas. As denún­cias podem ser envi­adas para o e‑mail [email protected].

O Min­istério da Justiça con­tabi­liza mais de 107 mil e‑mails com denún­cias sobre os atos anti­democráti­cos do dia 8 de janeiro. De acor­do com a Sec­re­taria de Aces­so à Justiça do min­istério, das mais de 107 mil men­sagens foram anal­isadas 102.407 envi­adas por 27.457 denun­ciantes.

Nos e‑mails, há nomes de sus­peitos de par­tic­i­par, orga­ni­zar e finan­ciar os ataques. Autori­dades, como dep­uta­dos, gov­er­nadores, prefeitos e vereadores, que teri­am con­vo­ca­do os atos foram men­cionadas em mais de 7 mil men­sagens.

*Colaborou Gabriel Brum, da Radioagên­cia

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d