...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Tapete de Corpus Christi é montado na Esplanada dos Ministérios

Tapete de Corpus Christi é montado na Esplanada dos Ministérios

Repro­dução: © José Cruz/ Agên­cia Brasil

Celebração deve reunir cerca de 70 mil fiéis


Pub­li­ca­do em 08/06/2023 — 15:53 Por Daniel­la Almei­da — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

A fes­ta de Cor­pus Christi na Esplana­da dos Min­istérios, orga­ni­za­da pela Arquid­io­cese de Brasília, foi ini­ci­a­da às 6h, des­ta quin­ta-feira (8), com a con­fecção do tapete col­ori­do com temáti­ca reli­giosa que cel­e­bra a data. Pelo 45º ano, o tapete enfei­ta o gra­ma­do para a pas­sagem dos mem­bros da Igre­ja Católi­ca e fiéis, em pro­cis­são com a imagem do San­tís­si­mo Sacra­men­to, após a real­iza­ção da mis­sa cam­pal.  

A Arquid­io­cese de Brasília esti­ma que a mis­sa deve reunir cer­ca de 70 mil pes­soas na cel­e­bração que crê na pre­sença espir­i­tu­al de Jesus Cristo.

No dia de Cor­pus Christi, os cristãos comem­o­ram o Mis­tério da Eucaris­tia, que é o sacra­men­to do cor­po e sangue de Jesus Cristo, rep­re­sen­ta­dos pelo pão e vin­ho con­sagra­dos. A data recor­da a últi­ma ceia de Jesus com os 12 após­to­los.

Tapete colorido

Os quadros do tapete de Cor­pus Christi são con­fec­ciona­dos no chão pelos fiéis, sobre­tu­do, por gru­pos de jovens. Em 2023, cer­ca de 600 vol­un­tários par­tic­i­param da mon­tagem.

Neste ano, o tapete tem 130 met­ros de exten­são e é com­pos­to por 25 ima­gens, com cer­ca de 20 m² cada. As ima­gens foram preenchi­das com ser­ragem, pal­has de arroz, café, sal e tin­tas de cin­co cores bási­cas, que vão sendo mis­tu­radas pelos vol­un­tários até atin­gir os tons dese­ja­dos.

O coor­de­nador do Tapete Cor­pus Christi na Esplana­da, Aloí­sio Par­reiras Rodrigues, que par­tic­i­pa das cel­e­brações há 20 anos, expli­ca a logís­ti­ca de preparação do mosaico a céu aber­to. “Três meses antes, começamos a tra­bal­har com as juven­tudes das paróquias do Dis­tri­to Fed­er­al. Depois, recebe­mos as sug­estões de desen­hos, sele­cionamos 25 deles e seguimos com a orga­ni­za­ção para con­seguir o mate­r­i­al para faz­er os tapetes. Final­mente, no dia de Cor­pus Christi, nos reuni­mos para mon­tá-los e cel­e­brar, o que chamamos de fes­ta da unidade”.

A odon­tol­o­gista Mar­i­ana Fer­reira, de 23 anos, é uma das vol­un­tárias na Esplana­da dos Min­istérios. “Des­de o ano pas­sa­do, eu par­ticipo. Eu gos­to porque é espe­cial para mim. Con­tribui muito para min­ha espir­i­tu­al­i­dade”.

Durante toda a man­hã, os jovens que se revezaram na con­fecção dos tapetes tam­bém fiz­er­am rodas para orar e can­tar. O uni­ver­sitário Pedro Far­nese Dias, de 19 anos, com seu vio­lão, era um dos ani­madores do públi­co. “Esta­mos aqui para servir a comu­nidade que se deslo­ca para cá e para poder faz­er um even­to bem boni­to para cel­e­brar a Eucaris­tia”.

O públi­co começou a chegar des­de as primeiras horas da man­hã à Esplana­da. Como a cien­tista políti­ca Andres­sa Brav­im, que lev­ou os fil­hos Luc­ca, de 3 anos, e Antonela, de 5 anos, acom­pan­ha­da do mari­do. “Hoje é o dia de a gente cel­e­brar pub­li­ca­mente a nos­sa fé. Viemos comem­o­rar a fé católi­ca e Eucaris­tia”, disse.

A pen­sion­ista Maria Etelv­ina Távo­ra Cor­reia Sil­va, de 89 anos, par­tic­i­pa das cel­e­brações de Cor­pus Christi des­de os tem­pos do ex-pres­i­dente Jusceli­no Kubitschek (1931–1976), quan­do uma pro­cis­são fazia o tra­je­to entre duas igre­jas de Brasília. Em 2023, mes­mo com difi­cul­dade de loco­moção, ela fez questão de acom­pan­har a movi­men­tação reli­giosa, em uma cadeira de rodas. “O mun­do está pre­cisan­do de val­ores como o amor. Deve­mos esque­cer da traição, da ganân­cia e não prej­u­dicar as pes­soas”.

Programação

Na parte da tarde des­ta quin­ta-feira, diver­sos padres aten­derão con­fis­sões de fiéis, em uma ten­da mon­ta­da atrás do pal­co mon­ta­do na Esplana­da, na altura da Cat­e­dral Met­ro­pol­i­tana Nos­sa Sen­ho­ra Apare­ci­da.

Às 16h, começam os can­tos da cel­e­bração para ani­mar os fiéis que chegarão à Esplana­da.

Às 16h45, todo o clero — sob a lid­er­ança do arce­bis­po de Brasília, cardeal Paulo Cezar Cos­ta – sai em pro­cis­são a par­tir da Cat­e­dral, em direção ao pal­co, onde será cel­e­bra­da a San­ta Mis­sa, a par­tir de 17h.

A Arquid­io­cese de Brasília pre­vê que serão dadas três bênçãos: aos doentes, aos gov­er­nantes e às famílias.

Após a mis­sa cel­e­bra­da por Dom Paulo Cezar, uma pro­cis­são com a o San­tís­si­mo Sacra­men­to pas­sará pelo tapete col­ori­do e per­cor­rerá o quadrilátero da Esplana­da dos Min­istérios, den­tro do papamóv­el, o veícu­lo espe­cial que foi usa­do pelo papa João Paulo II, em visi­ta a Brasília, em 1980.

O páro­co da Cat­e­dral de Brasília, Agenor Vieira de Brito, que par­tic­i­pará das cel­e­brações de Cor­pus Christi, ressalta a importân­cia do respeito às man­i­fes­tações de fé. “Aque­las pes­soas que não pro­fes­sam a fé católi­ca, devem ter um olhar ecumêni­co. Então, mes­mo quan­do não é pro­fes­sa­do aque­le mes­mo cre­do, deve haver respeito. Porque cada um tem sua escol­ha, cada um com a sua pos­si­bil­i­dade, mas sem esque­cer que o prin­ci­pal de tudo é o amor, inde­pen­den­te­mente do cam­in­ho que está sendo tril­ha­do”.

Edição: Car­oli­na Pimentel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d