...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Operação da PF investiga fraude em aquisição de testes para covid-19

Operação da PF investiga fraude em aquisição de testes para covid-19

São Paulo/SP- A Polícia Federal deflagrou hoje (29/10) as fases 11 e 12 da Operação Descarte, denominadas SILÍCIO e MACCHIATO, com o cumprimento de 29 mandados de busca e apreensão, nas cidades de São Paulo/SP, Santana de Parnaíba/SP, Vargem Grande Paulista/SP, Jaguariúna/SP, Belo Horizonte/MG, Nova Lima/MG, Machado/MG, Rio de Janeiro/RJ e Porto Alegre/RS.
© Divulgação/Polícia Fed­er­al (Repro­dução)

Polícia Federal e CGU tentam desarticular grupo no Maranhão

Pub­li­ca­do em 02/03/2021 — 12:21 Por Karine Melo — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

A Polí­cia Fed­er­al e a Con­tro­lado­ria-Ger­al da União (CGU) defla­graram hoje (2) a Oper­ação Estoque Zero. É para desar­tic­u­lar grupo crim­i­noso espe­cial­iza­do em fraudes lic­i­tatórias e irreg­u­lar­i­dades con­trat­u­ais. A inves­ti­gação tem como alvo um proces­so da Sec­re­taria Munic­i­pal de Saúde e Sanea­men­to da cidade de Pin­heiro, no Maran­hão, instruí­do para a aquisição de seis mil testes rápi­dos para o diag­nós­ti­co da covid-19, no val­or de R$ 960 mil. 

“Os ele­men­tos col­hi­dos pela equipe poli­cial rev­e­laram que fun­cionários da Sec­re­taria de Saúde e Sanea­men­to de Pin­heiro, em con­luio com empresários de Teresina (PI), sim­u­la­ram a com­pra e ven­da de testes rápi­dos, por meio da con­tratação de empre­sa de facha­da que não forneceu o obje­to pactu­a­do”, expli­cou a Polí­cia Fed­er­al (PF), em nota.

No total, a PF cumpriu cin­co man­da­dos de bus­ca e apreen­são, além de qua­tro de con­strição pat­ri­mo­ni­al [modo pelo qual o tit­u­lar da coisa perde a fac­ul­dade de dis­por livre­mente dela] e um de sus­pen­são do exer­cí­cio de função públi­ca. Ao todo, 30 poli­ci­ais fed­erais cumpri­ram as deter­mi­nações judi­ci­ais expe­di­das pela 1ª Vara Fed­er­al de São Luís (MA).

Se con­fir­madas as sus­peitas, os inves­ti­ga­dos poderão respon­der por fraude à lic­i­tação, pec­u­la­to, lavagem de cap­i­tais e asso­ci­ação crim­i­nosa.

 

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d